Curiosidades

Por que os introvertidos podem ser bons chefes?

0

Apesar de muitas pessoas acreditarem que toda pessoa que é mais calada e quieta seja uma pessoa com personalidade introvertida, isso não é bem verdade. Mesmo aqueles que interagem com muitas pessoas e não perdem uma festa podem ser igualmente introvertidos. Na verdade, muito frequentemente, as pessoas não têm conhecimento de que são introvertidas, muitas vezes confundindo seu jeito de ser com timidez, por exemplo.

Por mais que os introvertidos tenham seus pontos negativos, existe também vários benefícios. De acordo com Jacqueline Baxter, professora adjunta de Políticas Públicas e Gestão na Open University, no Reino Unido, é preciso repensar algumas características que fazem um bom líder e achar que eles têm que, necessariamente, ser pessoas extrovertidas.

“Olhe para os líderes ao seu redor. Você vê indivíduos calmos, racionais, que ouvem e fazem julgamentos ponderados? Ou algo muito diferente?”, pontuou ela.

O que a professora argumenta é simples. Aquelas pessoas barulhentas e confiantes, com soluções rápidas e agilidade mental invejável, não são sempre os chefes ideais.

“Eu diria que as crises do nosso tempo precisam de uma abordagem mais ponderada. Uma abordagem mais silenciosa. Os extrovertidos são representados de forma exagerada em posições de liderança sênior. Um estudo mostrou que 98% dos executivos de alto escalão obtiveram pontuação ‘muito alta’ ou ‘acima da média’ na escala de extroversão. Mas as pessoas em geral não estão satisfeitas com seus líderes“, disse ela.

Observações

Oxigênio acelera

Segundo um levantamento do instituto de pesquisa Gallup de 2017 a respeito do ambiente de trabalho americano também confirmou o que Baxter pontuou. Ele revelou que somente 13% dos funcionários concordavam que a liderança da sua empresa estava se comunicando de uma maneira eficaz com o restante.

Além disso, os funcionários que se sentiam entusiasmados a respeito do seu futuro eram somente 15%. Outro ponto foi que somente um em cada cinco funcionários disse que a liderança da sua empresa tinha uma direção clara.

Será que pode existir uma ligação entre essas coisas? De acordo com Baxter, isso não é uma coincidência. “Acho que precisamos reexaminar a maneira como nossa sociedade vê a liderança eficiente”, ressaltou.

Com sua própria experiência, Baxter disse que a maior parte dos cursos de liderança costumam focar em atividades extrovertidas de equipe, como por exemplo, networking e apresentações.

“Isso faz com que os introvertidos talvez acreditem erroneamente que simplesmente não têm as qualidades de um ‘bom líder'”, afirmou.

Líderes introvertidos

Alto nível

Nesse ponto, a professora citou alguns introvertidos que são ótimos líderes, como por exemplo, Rosa Parks, Mahatma Gandhi e Bill Gates. Além disso, ela também insistiu que os introvertidos têm várias contribuições a oferecer, porque “são mais propensos a ouvir e processar as ideias de sua equipe e considerar essas sugestões profundamente antes de agir de acordo com elas”.

Ela também ressalta que os introvertidos estão longe de serem pessoas lentas. De acordo com ela, eles são na realidade “mais atenciosos e mais propensos a dar crédito aos membros da equipe por suas ideias e desempenho”.

“Liderança é algo complexo, mas em um mundo de frases de efeito, estratégias pé na porta e pensamento preto no branco, talvez recuar e ouvir pode ser empoderador para os líderes e seus seguidores”, concluiu Baxter.

Vantagens

Minds nteworking

Como a própria Baxter diz, os introvertidos podem ter muitas vantagens que as pessoas não veem. Como a professora disse, eles são ótimos ouvintes e pensam antes de falar e dar sua opinião sobre alguma coisa.

Além de escolherem sabiamente suas palavras e serem bons ouvintes, os introvertidos também são, comumente, bons observadores. Muitos pensam que eles estão ali sentados em silêncio, no entanto, eles estão absorvendo as informações que estão sendo apresentadas e pensando criticamente.

Por isso que os introvertidos são mais propensos a perceberem a linguagem corporal e expressões faciais das pessoas, o que os tornam bons no que tange à comunicação interpessoal.

Fonte: BBC

Imagens: Oxigênio aceleradora, Alto nível, Minds networking

Hacker afirma ter roubado registros de 1 bilhão de chineses

Artigo anterior

Estudos apontam que cães evoluíram de duas populações de lobos

Próximo artigo