Qual a origem dos termos "sapatão" e "viado"?

POR Ultra Curioso    EM Curiosidades      28/08/15 às 12h46

O Brasil é um país totalmente plural: somos uma linda mistura de índios, negros, brancos, orientais, toda sorte de etnias e culturas. Não temos uma "cara" definida, e é isso que nos torna tão especiais, exclusivos e receptivos em relação aos outros países.

Entretanto, mesmo com toda essa pluralidade, é vergonhoso saber que muitos brasileiros ainda possuem um preconceito repugnante e retrógrado incrustado neles, um certo repudio àquele que é diferente de si. É o caso, por exemplo, da homofobia, um julgamento contra o homossexual baseado na ignorância, ódio e intolerância.

O indivíduo que assume sua homossexualidade no Brasil decide, indiretamente, tomar para si uma pesada cruz. Ele sabe que será ofendido, atacado e até agredido por aqueles que se dizem "cidadãos de bem", porém, apesar de tudo isso, o homossexual ainda encontra na sua perseverança uma criatividade e humor para lidar com o preconceito do dia a dia. Tomamos como exemplo termos pejorativos relacionados a eles, como "viado" e "sapatão", que muitos homossexuais se tratam dessa maneira de forma bem humorada e divertida.

Todo termo depende do tom e da maneira como é usado, e os citados acima não são diferente. Mas olhando por outra ótica, como eles surgiram? Qual a origem dos termos "sapatão" e "viado"?

O adjetivo/substantivo ganhou popularidade com o famoso e querido apresentador Chacrinha, com a música "Maria Sapatão". Porém, esse apelido nasceu na década de 1970 pela observação de que algumas lésbicas, descartando os delicados calçados femininos, optavam por sapatos masculinos. Como era muito difícil um sapato masculino de número baixo, acabavam ficando com sapatos proporcionalmente muito grandes. Daí então eram as chamadas "sapatões".

chacrinha2

Já o famoso "viado" é literalmente originado do animal, o veado. Na época de acasalamento, os machos do veado produzem esperma em excesso, mas não são todos que conseguem acasalar. Daí eles precisam se livrar do sêmen acumulado nos testículos e (como não têm preconceitos como nós humanos) montam uns nos outros, formando verdadeiros "trenzinhos".

veado

Mesmo após o coito, muitos machos acabam criando laços afetivos e convivendo como um casal. Somando isso aos trejeitos delicados e graciosos do animal, o apelido foi vinculado à imagem do homem que é homossexual, sendo considerado pejorativamente como "viado".

É interessante saber a origem de termos tão populares, mas o que não se pode esquecer é: o importante é ser feliz, e respeitar quem decidiu ser! :)

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+