• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Qual foi o primeiro vídeo enviado no Youtube?

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      25/04/19 às 14h45

À primeira vista, nada sobre "Eu no zoológico" parece particularmente especial. É apenas um jovem simpático descrevendo a fisionomia de dois elefantes. Contudo, a sequência de 18 segundos, protagonizada por Jawed Karim, em 23 de abril de 2005, resultou em história contemporânea: é "apenas" o primeiro vídeo enviado no Youtube! Pode não ser a coisa mais engraçada, artística ou remotamente interessante de todos os tempos, mas já é um artefato histórico. Não acredita? Vamos te explicar o motivo.

O site de compartilhamento de vídeos foi fundado em 14 de fevereiro de 2005 por três ex-funcionários da PayPal - Steve Chen, Chad Hurley e... Jawed Karim. Foi adquirido no ano seguinte pelo Google por 1,65 bilhão de dólares. Desde então, tornou-se o terceiro site mais popular da Internet.

E hoje? Ao menos 300 horas de vídeo são enviadas para o YouTube a cada minuto. Todos os dias, mais de 30 milhões de pessoas acessam a plataforma com o intuito de se informar, solucionar dúvidas e se divertir um pouco.

Os responsáveis pelo site já percorreram um longo caminho desde o primeiro vídeo enviado no Youtube, que mostrava apenas um desenvolvedor de 25 anos de idade saindo no zoológico.

O poder dos canais de vídeos

A plataforma revolucionou a forma como a mídia é visualizada, criada, transmitida e compartilhada. A criação de vídeos do YouTube deu origem a uma nova indústria onde os principais criadores de conteúdo são agora considerados celebridades. Estes ganham grandes somas de dinheiro por meio de publicidade paralela ao upload dos vídeos.

Por mais de 50 anos, os pesquisadores ficaram fascinados com o poder das celebridades. Se questionavam como elas são criadas, como o público se apega e como influenciam o comportamento de outras pessoas.

No entanto, os mesmos pesquisadores não esperavam pela febre dos Youtubers, que tomaria conta da Internet. Afinal, quem esperaria por uma coisa dessas?

Mais do que amigos: youtubers

E o por que deste fenômeno? Bem, de acordo com Abbi Whitaker, da Agência Abbi, o público do YouTube tende a ver as estrelas na plataforma social como criadores, não apenas como artistas.

"A comediante Jenna Marbles, por exemplo, atrai cerca de meio milhão de visualizações do YouTube por dia. Os influencers carregam um sabor de autenticidade que não é comum de se ver em uma sitcom, criada por oito pessoas em uma sala de roteiristas", afirma.

A segunda questão que explica o poder detrás dos canais de vídeos, ainda segundo Abbi, é a interação direta que acontece entre criadores de conteúdo e seus fãs.

O resultado é um relacionamento que o público vê como amizade afetuosa. "Cerca de 40% dos espectadores, de fato, dizem que os criadores do YouTube os entendem melhor do que seus próprios amigos".

Cápsula do tempo em incríveis 18 segundos

O Youtube também funciona como uma biblioteca digital e uma cápsula do tempo, porque os vídeos permanecem visíveis desde que o usuário não os tenha ocultado nem retirado. E é justamente por esta razão que podemos visualizar o mais primordial de todos eles.

O primeiro vídeo enviado no Youtube comemora 14 anos em 2019. "Eu no zoológico", filmado em San Diego, é uma sequência de 18 segundos feita por Jawed Karim, um dos fundadores da plataforma. O conteúdo foi postado logo após o domínio do site ter sido oficialmente declarado pela empresa.

"Eu no Zoológico", como vídeo inaugural, pode ser enquadrado na categoria "perfeitamente imperfeito". Não tem equipes de filmagem extravagantes. Não tem edição. Não tem produção de cabelo e maquiagem. É apenas um cara falando sobre elefantes.

Pessoas de todo o mundo, com interesses e paixões diferentes, usam o YouTube para desenvolver carreiras, encontrar-se em uma determinada "tribo" e criar conteúdo que gera engajamento. E tudo começou com um simples vídeo.

A partir de 23 de abril de 2019, "Eu no Zoológico" acumulou mais de 66 milhões de visualizações e aproximadamente 2 milhões de comentários. Um fato curioso é que ele foi o primeiro e único conteúdo audiovisual postado pelo Karim, que atualmente investe em start ups com conteúdos inovadores.

Já sabia da existência do primeiro vídeo enviado no Youtube? Conhece outro que é tão importante quanto? Compartilhe-o conosco, pois nós somos extremamente curiosos assim como você!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   huffpost     biteable     metropoles     network world  
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+