• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Robert Downey Jr. pretende usar robôs para limpar a Terra, entenda

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      06/06/19 às 14h26

Robert Downey Jr., nos últimos 11 anos, ficou muito conhecido por interpretar Tony Stark. O também chamado de Homem de Ferro. Recentemente, ele participou de uma conferência de tecnologia chamada re:MARS, organizada pela Amazon.com, em Las Vegas, sobre o aprendizado de máquinas, nanotecnologia, automação e robôs para limpar o meio ambiente.

O ator, que era o principal orador da conferência, dividiu o lugar com especialistas em inteligência artificial, astronautas e outros grandes nomes da ciência. Robert deu uma palestra que, de alguma forma, juntou o universo da Marvel, a evolução dos trajes do homem de Ferro, sua conturbada dependência química, o uso de inteligência artificial, entre alguns outros tópicos.

Os planos de Robert

Muitas pessoas chegaram a acreditar que Robert estava na conferência apenas para entretê-los. No entanto, no final de sua palestra, o ator surpreendeu a todos anunciando o lançamento de uma nova iniciativa chamada Footprint Coalition. Ele planeja usar a robótica, inteligência artificial, entre outras novas tecnologias para limpar a Terra. Além de tentar reverter a pegada de carbono em uma década.

"Rápido aviso, eu não finjo entender as complexidades que enfrentamos como espécie, só porque eu retratei um gênio em minha vida profissional - minha conquista escolar atingiu um acabamento correcional", disse Robert, em alusão a seu passado conturbado. Seu histórico o levou a ser preso por posse de drogas e enfrentar a reabilitação por ordenamento judicial. O ator também contou aos presentes como ele nunca passou do ensino médio.

"Por outro lado, eu interpretei um personagem interessante e icônico por 11 anos, Tony Stark", disse ele. O ator ainda acrescentou que o que ele gostava sobre Stark era que ele foi de um "explorador de guerra sem alma para um homem que estava disposto a se sacrificar pelo bem da comunidade".

Robert Downey Jr. também precisou passar por uma série de mudanças em sua vida. Ele se transformou de um jovem problemático em um ator confiante  e membro de uma equipe incrível de atores, que deram vida aos personagens dos filmes dos "Vingadores". "Curiosamente, quando você quer mudar, o universo coloca as pessoas em sua vida que facilitam isso", disse ele.

Conexões

Ele também comentou como a sua fama lhe dá acesso a todos os tipos de pessoas que podemos imaginar.

"Recentemente, eu estive em uma mesa com pessoas super inteligentes, impressionantes e experientes, cerca de seis meses atrás, e a seguinte declaração foi feita: 'Entre robótica e tecnologia, provavelmente poderíamos limpar o planeta significativamente, se não inteiramente, dentro de uma década'", disse ele, fazendo a sala explodir em aplausos.

"Sendo essencialmente uma criança de 54 anos, eu disse: 'Vamos fazer isso! Vamos nos comprometer com o processo, vamos formar uma coalizão'", disse ele. "E isso não inspirou a reação que eu esperava. Foi um silêncio mortal".

De acordo com ele, os intelectuais com quem estava reunido pensavam que a tecnologia seria eficaz, mas não conseguiria superar a burocracia, e que compartilhar a propriedade intelectual e a cooperação intergovernamental seria algo muito complicado de se conseguir. Mas Robert quer tentar de qualquer forma.

"Eu sei que esse pode parecer um sonho bobo. É um bendito cluster logístico", disse ele. "Estou triste em me dedicar a talvez uma pequena parte de fazer o bem nessa declaração, mesmo em um fracasso abjeto, mas essa ainda é a melhor ideia que já tive".

Após o anúncio da sua nova empreitada, ele prometeu que a organização está oficialmente pronta em abril de 2020. A mesma é tão nova que seu site oficial sequer foi criado. Além disso, ele garantiu que está disposto a gastar os próximos 11 anos de sua vida trabalhando nisso.

"Eu tenho que fazer alguma coisa - estou desempregado", brincou o ator fazendo uma referência ao final do último filme dos "Vingadores".

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+