Curiosidades

Saiba como consultar as notas do Enem 2019

0

Sim, pessoal, o grande dia chegou. Os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 foram divulgados hoje. Com isso, os candidatos que realizaram a prova no ano passado já podem verificar o desempenho individual na página do participante e no aplicativo do Enem 2019. Veja aqui a sua nota.

Em 2019, mais de 4 milhões de pessoas participaram do Enem, um dos principais meios de acesso ao ensino superior, aqui no Brasil. Verificar o desempenho obtido não é nada complicado. Para tal, os inscritos precisam ter em mãos o CPF e a senha cadastrada na página do participante. Ah, mas eu esqueci minha senha! Sem problema. Não tem erro. A senha pode ser recuperada pelo sistema.

Desempenho

A média obtida no Enem é a chave para concorrer a vagas em universidades, sejam públicas e particulares, ou até mesmo no exterior. Além de verificar o desempenho, os participantes do processo deve também ter uma ideia sobre como realizar o cálculo. A média simples de um candidato pode ser calculada, somando o desempenho em cada uma das áreas (incluindo a nota de redação) e dividindo esse valor por cinco.

Somente poderão ter acesso às notas os participantes que fizeram o Enem 2019 e que já concluíram o ensino médio. Aqueles que realizaram o processo como “treineiros” não. O resultado, nesse caso, está disponível a partir de março.

Ao acessar o boletim de desempenho, os participantes têm acesso à nota da redação e à pontuação obtida em todas áreas de conhecimento. Como se sabe, as áreas avaliadas pelo exame são, ao todo, quatro: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Além disso, é importante lembrar também que a nota da redação varia de zero a 1.000.

Por meio do sistema, também é possível ter acesso ao chamado espelho da redação. O espelho da redação será disponibilizado em março. Nele, o candidatos pode ver o texto digitalizado, além dos critérios que foram utilizados na correção.

Como recuperar a senha

Aqueles que esqueceram a senha de acesso ao sistema, atenção. Como dissemos logo acima, é possível recuperá-la. Caso o candidato queira, é possível também criar uma nova. Para recuperar a senha, o candidato deve acessar a página do participante e, em seguida, clicar na opção “esqueci minha senha”. A senha, então, será encaminhada ao e-mail, que foi fornecido no ato da inscrição.

Nossa! Mas não tenho mais acesso ao e-mail? O que fazer? Sem problema. Há uma solução para isso também. Quem não tem mais acesso ao correio eletrônico, que foi registrado poderá inserir um novo. Porém, é preciso informar qual foi o e-mail usado antes. Além disso, é preciso fornecer alguns dados pessoais.

Após passar essa etapa, o novo e-mail será registrado e a senha será enviada para este endereço.

Como usar a nota do Enem

A nota do Enem pode ser utilizada pelo Prouni (Programa Universidade Para Todos) e pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A mesma também pode ser utilizada no o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), financiamento oferecido pelo governo federal. Todos os programas já estão com os cronogramas definidos e, claro, são administrados pelo MEC (Ministério da Educação).

Vale ressaltar aqui que o Sisu oferece vagas em universidades públicas. As inscrições começam no dia 21 de janeiro. As inscrições para o Prouni começam a partir do dia 28 de janeiro. O Prouni é o programa que oferta bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições de ensino superior particulares. Já Fies, que oferece empréstimos aos estudantes de cursos de graduação de instituições privadas cadastrados no MEC, abrirá as inscrições em 5 de fevereiro.

8 coisas que você precisa saber sobre a Lupina de Novos Mutantes

Matéria anterior

Quando você vai tomar juízo? [Quiz]

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.