Curiosidades

Saiba como funciona o mercado de venda de TCC e trabalhos acadêmicos

0

A educação é algo fundamental e indispensável na vida das pessoas, e muitas pessoas sonham em fazer faculdade e ter um diploma. Mas, como muitos já devem ter ouvido, entrar em uma faculdade pode ser mais fácil do que sair. Um dos motivos pode ser o temido TCC.

Uma simples busca na internet pelo termo “TCC” e é possível encontrar bem mais do que dicas para conseguir entregar um bom trabalho de conclusão de curso. Aliás, os primeiros resultados são anúncios de sites que vendem monografias prontas por um valor, na maioria das vezes, alto.

Para entender um pouco mais sobre como essa negociação funciona, pessoas que compram e as que fazem esses trabalhos foram ouvidas. Entre os especialistas existe o consenso de que pagar por um TCC e mentir sobre a autoria dele é uma prática irregular que pode gerar punições administrativas e disciplinares. Mesmo assim, a prática acontece.

Venda

G1

Um exemplo disso é a “Compre TCC”, que enviou por WhatsApp, uma tabela de preços para o trabalho de conclusão de curso de enfermagem. O preço pode ser de mil reais por 50 páginas se o aluno não se importar com a formação universitária de quem fará o trabalho. No entanto, se o comprador quiser o pacote premium, com o trabalho escrito por um doutor e com apresentação de Power Point, o  valor sobe para três mil reais.

G1

Já no site “Studybay”, a venda funciona como um leilão. Nele, o estudante cadastra sua encomenda e espera os lances. Uma repórter do G1 registrou que precisava entregar um TCC de engenharia civil.

Depois de quatro minutos, 10 colaboradores ergueram suas mãos virtualmente. Um deles ofereceu o trabalho por 2.287 reais, com um prazo de entrega em menos de 60 dias. “Já fiz mais de 1.180 trabalhos aqui na plataforma, inclusive teses de doutorado”, disse ele no chat do site.

Além desse, uma advogada se ofereceu para fazer o TCC mesmo sem ter formação no curso. “Se não tiver contas e for só teórico, dá certo”, afirmou ela.

E se caso o aluno se sinta inseguro e queira uma referência de alguém que já tenha encomendado um TCC com a pessoa que está oferecendo ele irá receber uma mensagem em russo que diz: “ao tentar trocar informações de contato, as contas de usuário podem ser bloqueadas”.

Qualidade

Regras para TCC

Um dos riscos ao se comprar um TCC é a qualidade, que pode não ser das melhores. Como foi o que aconteceu com Mariana, nome fictício. Ela contratou a TCC Maker para fazer seu trabalho de conclusão de curso de direito. “Foi por causa da minha rotina, que é muito corrida”, disse ela.

Entretanto, ao invés de ganhar tempo, ela teve foi várias dores de cabeça. Isso porque a empresa não respeitou o prazo de entrega estabelecido por ela e a entregou uma monografia de baixa qualidade.

“Era um trabalho péssimo, que não cumpria as exigências da faculdade, não estava dentro das normas solicitadas e não tinha credibilidade, porque as conclusões finais partiam de uma premissa pessoal. Foram diversas falhas. Parecia um trabalho de 5ª série”, contou.

Por conta disso, ela entrou em contato com a empresa para que eles fizessem as correções em seu trabalho. Nesse momento, Mariana ouviu que teria que pagar uma taxa extra.

“Agora, estou fazendo o trabalho por conta própria”, disse ela.

Renda

Meu bloco

A venda de TCCs não é feita apenas por sites. Existem também profissionais independentes que escrevem todo o trabalho para um estudante. Por exemplo, Joana, nome fictício, que chama de “business” o que sua filha define como crime. Geralmente, ela recebe uma encomenda por mês e cobra entre 400 e 500 reais por cada TCC.

“Como sou professora da rede pública, sei que ninguém vai pagar mais do que isso. Ainda assim, ajuda no fim do mês. E prefiro trabalhar por minha conta, porque essas empresas são como cooperativas: vendem os trabalhos a preços altos, mas quem faz está sujeito a uma remuneração baixa e a muita cobrança”, disse ela.

“Em geral, pergunto se a pessoa tem algum autor predileto que queira que eu cite no trabalho. Mas normalmente a resposta é: ‘pode escolher aí’. É gente que não tem tempo para pensar na pesquisa mesmo, porque trabalha o dia inteiro”, explicou ela.

É crime?

R7

Claro que comprar um TCC e mentir sobre sua autoria é uma fraude. “É uma prática ilícita”, pontuou Gustavo Monaco, presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP.

Além disso, existem também prejuízos pedagógicos nessa prática. “Quando o estudante paga para fazerem o trabalho dele, está perdendo a oportunidade de se aprofundar em um assunto e de refletir sobre uma temática importante para a sua formação”, disse Luciane Barbosa, docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Agora, se é crime ou não, isso vai depender da interpretação do juiz. Existe a possibilidade de a prática ser vista como estelionato, já que com o TCC falso o aluno tem a vantagem de conseguir o diploma. Ou ela pode ser interpretada como plágio, no caso de se quem vendeu o trabalho copiar trechos de outros autores, sem citá-los de forma correta.

Fonte: G1

Imagens: G1, Regras para TCC, Meu bloco, R7

Cirurgião salva milhares de pessoas após dano cerebral mudar a sua personalidade

Matéria anterior

Empreendedoras da Bahia criam capacete de ciclismo para cabelo afro

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos