Curiosidades

Saiba como uma maçã por dia pode fazer a diferença

0

Nos dias atuais, a busca por um estilo de vida mais saudável e hábitos alimentares positivos é o que a maioria das pessoas está querendo hoje em dia. Em suma, aumentar a expectativa de vida e se preocupar com o ‘como’ viverá os anos seguintes é quase regra atualmente.

Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar sim na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia-a-dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes. Mas sim fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco de cada alimento para que tenhamos uma vida saudável.

E nesses tempos onde todo mundo procura a saúde, ou pelo menos tenta, as pesquisas por quais alimentos fazem bem à saúde são recorrentes. As frutas estão sempre figurando entre as recomendações para uma alimentação saudável.

Maçã

Isso porque, elas são ricas e vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Como por exemplo, a maçã. Essa furta faz a diferença no organismo e pode proteger a pessoa de algumas doenças quando ela é consumida em quantidade certa. Tudo isso, porque a maçã traz vários benefícios para a saúde.

De acordo com o que estudos americanos mostram, a maçã diminui a incidência de diabete tipo 2 por ela ter antioxidante. Por exemplo, se as mulheres comerem uma maçã verde em jejum, isso diminui em até 30% a chance de elas terem diabetes.

Segundo Valéria Goulart, nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a maçã tem polifenóis que protegem o coração e previne doenças cardiovasculares. Além disso, a fruta também tem uma fibra chamada pectina. Essa fibra diminui a absorção de gorduras que são ingeridas no dia-a-dia, consequentemente ajudando também a combater o colesterol ruim.

Benefícios

“A maçã é capaz de tirar a dor de estômago, auxilia no combate a gastrite pelo fato de funcionar como um gel. Essa fruta aumenta a produção de acetilcolina, neurotransmissor responsável por auxiliar a memória, e com isso diminui a chance do indivíduo desencadear o Alzheimer ou derrame cerebral”, disse Valéria.

“Os polifenóis agem também como anti-inflamatórios e reduzem a chance da pessoa ter câncer, principalmente na parte digestiva. Uma outra função é combater os radicais livres, aqueles que retardam o envelhecimento, favorecem a produção de colágeno, ajuda na saúde bucal, ácido málico que aumenta a produção da saliva, diminuindo a proliferação de bactérias, que formam a placa bacteriana”, continuou.

Um estudo feito pelo Instituto Nacional dos Estados Unidos mostrou que comer uma maçã por dia faz bem à saúde e previne várias doenças. O estudo foi feito com mais de oito mil pessoas. E durante um ano, aproximadamente 10%  delas comiam uma maçã diariamente.

Incluir na dieta

Se viu que essas pessoas não precisaram tomar muitos medicamentos, não ficavam doentes e a maçã ainda dava mais energia e disposição para elas. Isso porque, embora a fruta tenha poucas calorias, ela tem carboidratos e fibras.

Uma recomendação importante feita por Valéria é que o melhor horário para se consumir a maçã é no café da manhã por causa da pectina presente na casca da fruta. Ela faz com que a digestão fique mais lenta e também diminui a absorção de açúcar no organismo. Dessa maneira, o intestino vai funcionar de uma forma saudável.

“Por se tratar de uma fruta rica em fibras e água, causa a sensação de saciedade e diminui o apetite. Ela tem a pectina na casca que diminui a absorção de açúcar, e isso é excelente para quem quer emagrecer. Além disso,  quem come uma maçã 15 minutos antes das refeições ingere 200 calorias a menos”, pontuou Valéria.

7 coisas que você não deve nunca pesquisar no Google

Artigo anterior

Youtuber ganhou aposta de 10 mil dólares por ”quebrar” leis da física

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido