Curiosidades

Saiba como uma maçã por dia pode fazer a diferença

0

Nos dias atuais, a busca por um estilo de vida mais saudável e hábitos alimentares positivos é o que a maioria das pessoas está querendo hoje em dia. Em suma, aumentar a expectativa de vida e se preocupar com o ‘como’ viverá os anos seguintes é quase regra atualmente.

Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar sim na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia-a-dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes. Mas sim fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco de cada alimento para que tenhamos uma vida saudável.

E nesses tempos onde todo mundo procura a saúde, ou pelo menos tenta, as pesquisas por quais alimentos fazem bem à saúde são recorrentes. As frutas estão sempre figurando entre as recomendações para uma alimentação saudável.

Maçã

Maca1 754x394, Fatos Desconhecidos

Isso porque, elas são ricas e vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Como por exemplo, a maçã. Essa furta faz a diferença no organismo e pode proteger a pessoa de algumas doenças quando ela é consumida em quantidade certa. Tudo isso, porque a maçã traz vários benefícios para a saúde.

De acordo com o que estudos americanos mostram, a maçã diminui a incidência de diabete tipo 2 por ela ter antioxidante. Por exemplo, se as mulheres comerem uma maçã verde em jejum, isso diminui em até 30% a chance de elas terem diabetes.

Segundo Valéria Goulart, nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a maçã tem polifenóis que protegem o coração e previne doenças cardiovasculares. Além disso, a fruta também tem uma fibra chamada pectina. Essa fibra diminui a absorção de gorduras que são ingeridas no dia-a-dia, consequentemente ajudando também a combater o colesterol ruim.

Benefícios

Maca2 626x417, Fatos Desconhecidos

“A maçã é capaz de tirar a dor de estômago, auxilia no combate a gastrite pelo fato de funcionar como um gel. Essa fruta aumenta a produção de acetilcolina, neurotransmissor responsável por auxiliar a memória, e com isso diminui a chance do indivíduo desencadear o Alzheimer ou derrame cerebral”, disse Valéria.

“Os polifenóis agem também como anti-inflamatórios e reduzem a chance da pessoa ter câncer, principalmente na parte digestiva. Uma outra função é combater os radicais livres, aqueles que retardam o envelhecimento, favorecem a produção de colágeno, ajuda na saúde bucal, ácido málico que aumenta a produção da saliva, diminuindo a proliferação de bactérias, que formam a placa bacteriana”, continuou.

Um estudo feito pelo Instituto Nacional dos Estados Unidos mostrou que comer uma maçã por dia faz bem à saúde e previne várias doenças. O estudo foi feito com mais de oito mil pessoas. E durante um ano, aproximadamente 10%  delas comiam uma maçã diariamente.

Incluir na dieta

Maca3 1254x836, Fatos Desconhecidos

Se viu que essas pessoas não precisaram tomar muitos medicamentos, não ficavam doentes e a maçã ainda dava mais energia e disposição para elas. Isso porque, embora a fruta tenha poucas calorias, ela tem carboidratos e fibras.

Uma recomendação importante feita por Valéria é que o melhor horário para se consumir a maçã é no café da manhã por causa da pectina presente na casca da fruta. Ela faz com que a digestão fique mais lenta e também diminui a absorção de açúcar no organismo. Dessa maneira, o intestino vai funcionar de uma forma saudável.

“Por se tratar de uma fruta rica em fibras e água, causa a sensação de saciedade e diminui o apetite. Ela tem a pectina na casca que diminui a absorção de açúcar, e isso é excelente para quem quer emagrecer. Além disso,  quem come uma maçã 15 minutos antes das refeições ingere 200 calorias a menos”, pontuou Valéria.

7 coisas que você não deve nunca pesquisar no Google

Matéria anterior

Youtuber ganhou aposta de 10 mil dólares por ”quebrar” leis da física

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos