• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Secadores de mão podem ser mais sujos do que você pensa

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      17/09/18 às 14h53

Você que frequenta banheiros de shoppings ou com grande fluxo de pessoas, já deve ter percebido os secadores de mãos. As empresas instalam os aparelhos para economizar em papéis toalhas. No entanto, algumas pessoas estão deixando de usar o aparelho por um motivo: ele pode ser mais nojento do que imaginamos. Em 2014, alguns pesquisadores da Universidade de Leedes, no Reino Unido, publicaram que esses secadores são totalmente anti-higiênicos.  Esses aparelhos expelem bactérias das pessoas que não lavam as mãos como devem, espalhando então diversos germes no ar. Um experimento laboratorial na época foi capaz de mostrar que os secadores introduzem 27 vezes mais bactérias no ar do que as toalhas de papel.

Os micróbios nos secadores ficam circulando nos aparelhos por cerca de 15 minutos. "O problema começa porque algumas pessoas não lavam as mãos direito", disse Mark Wilcox, professor de Leeds. "O secador cria um aerossol que contamina o próprio secador, as pias, o piso e outras superfícies do banheiro, dependendo do design do secador e de onde está situado. No entanto, toalhas de papel absorvem a água e os micróbios deixados nas mãos e, se forem descartados adequadamente, apresentam menos potencial para contaminação cruzada".

Um estudo recente revelou mais coisas em banheiros de hospitais. Eles removeram por um tempo os secadores e colocaram papéis toalhas. O resultado mostrou que a quantidade total de bactérias no ar e nas superfícies era maior quando estava com secador. Em alguns banheiros, o secador tinha 100 vezes mais germes o que o porta papel toalha. Cientistas buscam desencorajar as pessoas a usar, principalmente em hospitais, pois podem estar mais expostas.

E aí, o que você achou dessa informação? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+