• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Trailer de Shazam! faz referência à Capitã Marvel

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      06/03/19 às 16h26

Algo importante a se ressaltar em relação a Shazam é o fato de ele ser uma criança no corpo de um adulto com super poderes. Ou seja, não espere maturidade em suas ações quando ele descobrir a palavra mágica. Dito isso, vale reforçar que o filme foi inspirado na fase dos Novos 52, na qual Billy Batson está mais zoado do que nunca. Até o momento, tudo indica que o longa terá essa mesma energia divertida, como visto no último trailer.

Prova disso não está apenas nas confusões que Billy apronta antes de dominar seus poderes e enfrentar o verdadeiro mal da história, mas também no aceno que o vídeo faz à heroína que carrega seu antigo nome. Confuso? Explicamos. No segundo trailer de Shazam!, o vídeo coloca um leve easter egg à Capitã Marvel e mostra todo seu ar brincalhão. A cena em questão é quando Billy (Zachary Levi) está saindo da loja de conveniências ao lado de Freddy (Jack Dylan Grazer). O amigo propõe alguns codinomes ridículos a Billy, entre os quais está "Captain Sparklefists", algo como Capitão Dedos de Faísca. É aí que mora a pequena referência.

E Capitã Marvel com isso?

Assim como Shazam! tem fortes inspirações na fase dos Novos 52 da DC Comics, o filme da Capitã Marvel tem base na era escrita por Kelly Sue DeConnick. Com a morte de Mar-Vell, Carol Danvers assume o título de Capitã, porém, com certa relutância. Para ajudá-la a enfrentar essa situação, ela se consulta com a Dra. Helen Cobb, amiga e mentora da personagem. Em uma das conversas, Carol revive o acidente que lhe concedeu poderes.

Em Capitã Marvel #6, a Dr. Cobb menciona um caso. "A sucata que eles desenterraram no Peru era daquela máquina. Então ela explodiu, mas você queria ser poderosa o bastante para impedir isso e pronto! Você é a Princesa Sparklefists, voando sem avião?". A expressão "Sparklefists" pode ser colocada como Punhos de Faísca, uma referência aos raios fotônicos da heroína. O easter egg é mínimo, contudo pode ser interpretado como um aceno de um personagem a outro. Um sinal de respeito em meio à tanta briga entre os fãs dos personagens.

Um nome em comum

Shazam nem sempre pertenceu à DC Comics. Ele foi criado por C. C. Beck e Bill Parker para a Fawcett Comics, em 1940. A ideia surgiu graças ao sucesso de Superman. Todas as editoras desejavam ter sua versão do kryptoniano. Por um tempo, no caso do Capitão Marvel, a popularidade chegou a ser superior à do Homem de Aço. A DC não gostou nada da competição e, alegando plágio, levou o caso à justiça. A disputa correu por um tempo, até que as histórias de super-heróis perderam a fama. A Fawcett estava falida e acabou vendendo os direitos do personagem para a DC Comics. O herói voltou às páginas na década de 1970. Porém, na época, a Marvel Comics foi mais esperta e registrou o nome Capitão Marvel.

A DC tentou divulgar seu novo herói como Shazam, mas isso não impediu os leitores de se referirem a ele como Capitão Marvel. Afinal, foi o nome que lhe rendeu tanto sucesso. O costume durou por anos e, vez ou outra, confundia novos leitores. Foi apenas em Os Novos 52, o reboot de 2011, que a DC oficialmente alterou o nome do herói. Assim, o antigo Capitão Marvel passou a ser conhecido apenas como Shazam.

Próxima Matéria
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+