Curiosidades

Três pessoas morrem após raio cair perto da Casa Branca

0

Ser atingido por um raio pode ser uma coisa bem difícil de acontecer, mas isso não quer dizer que é impossível. A chance de uma pessoa ser atingida por um raio é de uma em um milhão. Mas, se ela estiver numa área descampada, essa chance é de uma em mil.  Esse foi o caso de três pessoas que morreram depois de serem atingidas por um raio que caiu em um parque ao lado da Casa Branca.

O caso aconteceu na última quarta-feira e as vítimas foram um casal de idosos e um homem de 29 anos. O momento em que o raio atinge uma árvore perto da grade onde fica a residência presidencial foi capturado por uma câmera da agência de notícias Reuters.

Raio

Depois do raio cair, quatro pessoas foram levadas para o hospital em estado crítico. Quando um raio atinge alguém, a sua corrente elétrica pode causar queimaduras, além de outros danos. A maioria das mortes causadas por raios é por causa de paradas cardíacas e respiratórias. Já quem é atingido e consegue sobreviver pode sofrer de problemas psicológicos e físicos por um longo período.

Além da agência de notícias, uma câmera meteorológica do canal Fox 5 também capturou o momento em que o raio cai.

De acordo com Vito Maggiolo, porta-voz dos bombeiros, os integrantes do Serviço Secreto e da Polícia de Parques norte-americana testemunharam o relâmpago. “Queremos agradecê-los por responderem imediatamente para ajudar os quatro feridos”, disse ele.

O raio caiu na Lafayette Square, um parque público ao lado da Casa Branca que, geralmente, fica lotado de visitantes principalmente no verão.

Para-raio

raio

UFRB

O raio é um dos fenômenos mais impressionantes que o homem pode apreciar na natureza. Ele pode cair em qualquer lugar e, dependendo de vários fatores, até no mesmo lugar por várias vezes. Mas o que acontece quando um raio atinge um para-raio? Como ele funciona? Para que serve exatamente?

Um para-raio é composto por  uma haste de metal ligada à terra por um fio condutor de cobre. Em sua extremidade superior existe uma coroa de quatro pontas que é coberta para suportar o forte calor gerado pela descarga elétrica. Essas hastes colocadas nos mais diversos tipos de edifícios criam um caminho para a passagem do raio ou descarga elétrica. E pontas do objeto servem para atrai-los e desviarem as descargas até o solo, fazendo com que eles se dissipem no solo.

Como raios são um fenômeno natural impossível de ser evitado, o para-raios foi uma invenção criada para buscar um meio de desviá-los de qualquer possível alvo. Mas um problema dessas descargas elétricas são a questão da vulnerabilidade aos possíveis danos causados por elas. Quando o fio está ligado à terra, o para-raios faz com que a descarga seja conduzida até o solo. Em termos gerais, ele é uma espécie de haste com pontas colocada em um lugar alto e ligado à terra.

O segredo do princípio de funcionamento é baseado no poder das pontas do condutor metálico. As cargas elétricas se encontram na ponta do objeto, gerando um campo elétrico mais forte que no restante da haste. Por conta da sua função, esse objeto é usado para proteger construções, casas, edifícios contra as descargas elétricas atmosféricas, evitando a queima de equipamentos domésticos, como computadores, aparelhos eletrodomésticos e televisores.

Esse objeto é importante porque, como mostram estudos, sua incidência tem crescido nas áreas urbanas. Isso estaria ligado ao aumento da poluição e da temperatura nesses locais.

Fonte: G1, UFRB

Imagens: Twitter, UFRB

Restaurante atende pedido inusitado de criança que queria ‘churrasco do Thomas e seus amigos’

Artigo anterior

O que motiva os linchamentos virtuais?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido