Curiosidades

Vírus que ataca TV box tem o Brasil como foco principal

0

O IPTV, também conhecido como TV box, é uma tecnologia que faz com que conteúdos sejam produzidos no aparelho através da internet. Com ele, a televisão comum consegue acessar os serviços de streaming e outros aplicativos, fazendo com que ela se torne uma smart TV.

Com o passar do tempo, os sistemas operacionais vistos tanto nas TVs box como nas smart TVs estão cada vez melhores. Além disso, hoje em dia as pessoas têm várias alternativas de interfaces que são focadas em dar a melhor experiência de uso possível.

Contudo, um novo vírus chegou nesses aparelhos no formato de aplicativos para streaming. A isca para a contaminação é oferecer jogos de futebol e os lançamentos mais recentes do cinema e da televisão. O chamado Android Pandora tem a América Latina como seu alvo principal, sendo que uma em cada cinco detecções está no Brasil.

Esse software infectado está disponível para as TV box com Android TV. No entanto, de acordo com os pesquisadores em segurança da ESET, o vírus também funciona em TV boxes da Amazon ou Xiaomi. E essa contaminação é feita através de, pelo menos, três aplicativos. São eles: You Cine, Magis TV e Tele Latino.

Todos esses apps funcionam em espanhol, por isso que o Brasil ser o líder de aparelhos infectados chama atenção. Depois do nosso país, os mais atingidos são México (13%) e Peru (11%). Esses apps oferecem filmes, séries, jogos de futebol e transmissões ao vivo de esportes. Tudo isso faz com que eles sejam bastante atrativos e as chances de as pessoas os baixarem aumenta, assim como as de ataques bem sucedidos.

O alerta de segurança fala sobre a possibilidade e mais softwares estarem sendo usados na disseminação do malware. E o modo como eles funcionam é parecido. Quando os apps estão instalados no TV box, eles fazem com que os dispositivos possam ser controlados remotamente. Isso acaba fazendo com que eles sejam usados para ataques de negação de serviço (DDoS) sem que os donos dos aparelhos percebam.

De acordo com Camilo Gutiérrez Amaya, Chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET na América Latina, existem milhares de TVs boxes infectadas na América Latina. Quando isso acontece, os aparelhos são transformados em “zumbis”, tendo as solicitações roteadas para alvos específicos para que sistemas possam ser tirados do ar ou fazerem a plataforma online ficar mais lenta.

Vírus e método conhecidos

Canaltech

Segundo o alerta feito pela ESET, o Android Pandora é uma variação do conhecido vírus botnet Mirai.  Ele é um dos mais usados pelos cibercriminosos para contaminação de TVs boxes que, depois irão ser usados em golpes DDoS. E isso não é uma novidade. Tanto é que foi vista pela primeira vez em setembro de 2023.

Além disso, ele também usa mecanismos de furtividade para esconder seu conteúdo malicioso. Isso evita que alertas de segurança sejam emitidos e aumenta as chances de as pessoas o instalarem.

O vírus vem através de atualizações dos apps. Segundo a ESET, também ocorre entrega de firmwares manipulados para as TV boxes com ajuda dos revendedores. Isso é uma outra forma conhecida de disseminação do vírus.

O alvo principal dos golpes são os dispositivos conectados. Eles causaram um aumento de mais de 58% nos ataques através do Mirai e vírus parecidos no segundo semestre de 2023. E não somente as TV Boxes estão contaminadas, câmeras inteligentes e roteadores são os preferidos dos bandidos.

Proteção da TV Box

MayBer eletrônicos e acessórios

Os riscos podem ser diminuídos se a pessoa fizer uma manutenção certa na sua TV box. O recomendado é que os usuários sempre tenham os sistemas atualizados e evitem usar aparelhos mais antigos que não tiveram correções na segurança, além de usar senhas únicas e seguras nos painéis de controle e configurações para que os criminosos não consigam manipular.

“A busca por expandir o catálogo de filmes e séries leva algumas pessoas a não examinar cuidadosamente quais aplicativos estão baixando ou que página estão visitando”, concluiu Amaya.

Além disso, no momento de instalação do app na Tv box é importante checar se a solução vem de um desenvolvedor conhecido e teve checagem de segurança, e baixar aplicativos apenas de lojas oficiais.

Fonte: Canatech

Imagens: Canatech, MayBer eletrônicos e acessórios

As plantas conversam entre si, mas não do jeito que você pensa

Artigo anterior

Melatonina não cura insônia, mas ajuda a dormir melhor

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido