Atualmente, a Universidade de Oxford é uma das maiores universidades do mundo. Dessa forma, isso pode ser medido pelo ranking mundial das universidades, do qual liderou nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020. Assim, por ser tão popular e renomada em todo o mundo, a universidade também conta com muitas curiosidades interessantes. Por isso, separamos 7 coisas que você não sabia sobre a Universidade de Oxford.

Esqueça os clichês de universidades que você aprendeu nos filmes. Para muitas pessoas, inclusive que moram próxima à universidade, o que acontece dentro dela é um mistério. Portanto, muitas histórias e lendas circulam as tradições e lendas da Universidade de Oxford e esta matéria pode ajudar a quebrar um pouco desses mitos.

1 - Ela possuía seu próprio horário local

Antigamente, cada cidade da Grã-Bretanha tinha seu próprio horário local. Assim, a partir de 1840, os relógios começaram a ser padronizados com a hora de Londres e, somente em 1880, isso se tornou regra. Contudo, por Oxford ser extremamente tradicional, ela decidiu quebrar um pouco as regras. Desse modo, Oxford ficou cinco minutos atrasada em relação à hora de Londres. Ainda que isso tenha ficado no passado, é comum que os compromissos sejam marcados com cinco minutos passados da mudança de hora. Mas, de toda forma, hoje, isso acontece por mera tradição.

2 - Maior empregador do condado de Oxfordshire

Publicidade
continue a leitura

Oxford é composta por mais de 30 faculdades. De fato, há muito trabalho a ser feito, mas cada faculdade cuida da sua parte, isso inclui alojamentos, alunos, disciplinas e dinheiro. Dito isso, ao todo, mais de 30.000 empregos são gerados, o que faz da universidade, a maior empregadora do condado de Oxfordshire. Para se ter uma ideia, isso representa mais de 2 bilhões de libras por ano na economia local.

3 - Alunos punidos com bebidas alcoólicas

Antigamente e até os dias atuais, a universidade realiza jantares formais. Mas, as regras para esse tipo de jantar já foram muito mais rígidas do que são atualmente. Você não podia falar de religião ou política, entre outras inúmeras regras. Caso isso acontecesse, você poderia pagar uma multa e até, tomar toda a sua bebida de uma vez. Em alguns casos, você deveria beber a sua bebida no próprio sapato.

4 - O futebol foi inventado em Oxford

Publicidade
continue a leitura

Ainda o esporte em si não tenha sido criado na universidade, o nome futebol surgiu de uma gíria usadas por jogadores de Oxford. Assim, ao contrário do que muitos pensam a palavra não é americana e sim, inglesa.

5 - Ela contava com a própria força policial até 2003

Criados em 1829, os Bulldogs eram a força policial mais antiga do Reino Unido. Com isso, para além de policiais, eles podiam atuar como responsáveis legais de alunos. No entanto, em 2003, essa peculiaridade da universidade foi derrubada. Agora, eles são conhecidos como Oficiais de Fiscalização e não podem mais prender pessoas como faziam antes.

Publicidade
continue a leitura

6 - Não é a universidade mais antiga do mundo

Afirmar que a Universidade de Oxford é a mais antiga do mundo é um equívoco. Mas, ela também não está longe disso. Isso porque, a universidade é a segunda mais antiga do mundo, perdendo apenas para a Universidade de Bolonha, na Itália.

7 - Ela possui com o primeiro museu público do mundo

Sendo construído em 1683, o Museu Ashmolean, de Oxford, é a inspiração para o museu moderno como o conhecemos. Assim, tendo como base a coleção de Elias Ashmole, um grande pensador iluminista, o museu iniciou a coleção com artefatos, livros e outros objetos importantes. Dessa forma, esse foi o primeiro museu público do mundo.

Publicado em: 29/09/20 11h16