• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Você provavelmente fez café errado durante toda sua vida

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      30/08/18 às 14h45

Como você costuma fazer café na sua casa? Cada pessoa faz seu café de uma maneira, uns colocam muito açúcar, outros nem adoçam o café e ainda tem aqueles que gostam de café forte, outros de café muito fraco. O lance é que não existe uma receita exata da quantidade de café ou de açúcar a ser usada, porém, uma coisa que todo mundo faz igual é deixar a água ferver.

E se te dissermos que deixar a água ferver não é a maneira certa de fazer o café, você acreditaria? Não somos nós que estamos fazendo essa afirmação do nada, na verdade, essas são as palavras de pessoas que estudaram o café. A Fatos Desconhecidos fala mais sobre essa história para vocês nessa matéria.

Você fez café errado a vida inteira

Alguns cientistas estão estudando a maneira correta de fazer um café. A pesquisa, publicada na revista Food Research International, envolveu sete degustadores excepcionais do Centro de Análise Sensorial e de Comportamento do Consumidor da Universidade Estadual do Kansas.

Eles passaram um bom tempo bebendo e revisando os sabores dos cafés. No total, foram analisados 36 diferentes atributos de sabor em várias amostras de café feito com diferentes tipos de grãos e em diferentes temperaturas.

O fato é que a temperatura da água pode ser muito boa ou muito ruim. Dependendo do tipo de grão, fazer café com a água fervendo não é uma boa escolha. Lembrando que o ponto de ebulição da água é 100°C, certo? Então, como regra geral, sempre adote os 70°C se o seu grão favorito for o arábica. Mas se o seu grão favorito for o robusta, você pode tentar deixar a temperatura da água um pouco mais baixa.

Aparentemente, fazer um café com água entre 60°C ou 50°C produz um sabor mais intenso. Além disso, existem outros componentes para que seu café tenha um sabor melhor. Isso vai desde como o café foi moído, a frescura do grão e a proporção entre café e água.

Christopher Hendon, professor assistente de materiais computacionais e química na Universidade de Oregon não esteve envolvido na pesquisa. Mas ele diz que a temperatura com que você faz seu café influencia diretamente no seu sabor. Para ele, quanto mais alta a temperatura, mais saborosos os compostos do café você extrai. Mas muito alto, você acaba extraindo sabores indesejáveis.

Mas e você, já tinha parado para pensar nisso? Às vezes os nossos velhos costumes precisa ser repensados. Não esqueça de deixar sua opinião aqui embaixo!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+