Curiosidades

Você sabia o nazismo deixou Hitler bilionário? Veja o tamanho da sua fortuna

0

Você já viu aqui na Fatos Desconhecidos os documentos divulgados pelo FBI que apontam que Hitler não se matou quando perdeu a guerra, mas foi viver na Argentina, onde morreu de velhice.

Para que isso fosse possível, ele precisaria de uma mega operação e, claro, muito dinheiro. Acontece que isso não era problema para o ditador.

marco

Investigações recentes indicam que Hitler possuía uma fortuna equivalente a 3,5 bilhões de euros em valores atuais. Apenas o salário mensal do Führer era de 1.500 marcos alemães, cerca de 4.725 euros hoje.

Além disso, ele tinha diversas outras fontes de renda. Horas antes do seu suposto suicídio, o ditador fez um testamento apontando os herdeiros de seu patrimônio, mas sem declarar quanto dinheiro tinha.

Na Europa arrasada pela guerra, provavelmente Hitler era o homem mais rico do continente. Hoje, no entanto, ele ficaria na posição 325º lugar na lista das pessoas mais ricas do mundo.

Origem do dinheiro

discurso

Você deve estar se perguntando de onde veio tanto dinheiro. Além do salário que já citamos anteriormente, Hitler exigia cachês para os seus discursos.

Além disso, ele também cobrava o Partido Nazista pelos direitos autorais, quando suas fotos eram usadas. O seu fotógrafo exclusivo, Heinrich Hoffmann, tinha uma agência para gerenciar as imagens do ditador.

Outra estratégia que o líder nazista possuía para “complementar” a sua renda era a venda do seu livro “Minha Luta”. Quando ele tomou o poder em 1933, resolveu dar o livro de presente a todos os recém-casados.

Dessa maneira, o governo tinha que comprar a obra para distribuí-la aos casais. Estima-se que Hitler tenha ganhado aproximadamente 1 milhão de marcos com esses livros, o que equivale a mais de 10 milhões de exemplares.

O ditador também recebia muitas doações. Vários de seus admiradores deixaram em testamento todos os bens ao homem. Já outras pessoas doavam dinheiro ainda em vida, por compactuarem com as ideias dele.

Foi o caso da nora do compositor Richard Wagner, Winifred Wagner. Mesmo os empresários que não admiravam Hitler acabaram tendo que doar dinheiro a ele.

 

Quer saber mais curiosidades sobre a vida de Hitler? Então acesse também alguns fatos sobre Hitler que vão te surpreender e conheça os legados que o nazismo deixou e você sequer imaginava.

10 teorias alucinantes sobre o universo e a realidade

Matéria anterior

Vazou: Batman vs Superman trailer completo foi liberado na internet

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos