10 coisas simples que podem fazer de você um psicopata

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      11/01/17 às 13h36

Algumas das características de um psicopata são falta de empatia, impulsividade e dificuldade de se conectar emocionalmente. O psicopata, não raro, é charmoso, se mostra educado, bom de papo e, de repente, apresenta alguma conduta anti-social. Ele não precisa matar. Basta ser um chefe excessivamente rigoroso, um marido que não sente piedade da esposa adoentada ou do empregado que torce e faz de tudo para ver o "amigo" na rua. De acordo com o Código Internacional de Doenças (CID), instrumento adotado pelas Nações Unidas (ONU), a personalidade de um psicopata se enquadra na classificação de distúrbio de comportamento anti-social.

Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos uma listinha com 10 coisas simples que podem fazer de você um psicopata.

Além disso, não é a primeira vez que abordamos o assunto. Caso tenha interesse em fazer um teste para saber se você é um psicopata, tente esse: Será que você é um psicopata? [Quiz]. Outras matérias que possam te interessar são: 8 maiores psicopatas da Mitologia Grega; 19 sinais de que você pode estar namorando um psicopata; 10 profissões que os psicopatas mais se interessam.

10 - Tem o costume de mentir sistematicamente.

01

Mentir é algo normal do ser humano. Mas, os psicopatas utilizam a mentira como "ferramenta de trabalho". É um "ator da realidade", porque além de fingir ele consegue sentir o que está fingindo. Isso faz com que seja sempre convincente.

9 - É uma pessoa altamente sexualizada.

02

Os psicopatas são pessoas muito sedutoras, atraentes e convincentes. Conseguem manipular uma pessoa utilizando sua sexualidade exacerbada. Sem qualquer remorso, claro.

8 - Sabe como manipular qualquer conversa.

WHITE COLLAR -- Pictured: Matthew Bomer as Neal Caffrey -- USA Network Photo: Nigel Parry

Além de sempre tentarem manipular uma conversa, os psicopatas possuem um padrão de fala. Claro, esse padrão só pode ser reconhecido por especialistas. Mas, um estudo da Universidade de Cornell (EUA) analisou a fala de 52 assassinos, dos quais, 14 eram psicopatas. Ao tentarem parecer normais, todos usavam as interjeições "hum" e "uh", de uma maneira excessiva, mais do que qualquer pessoa normal.

7 - Revela sem pudores fatos íntimos que outras pessoas lhe contaram.

04

Por não terem o que chamamos de "consciência moral", os psicopatas não se importam em falar sobre qualquer coisa, principalmente no que se diz sobre a vida dos outros. O importante é que consigam alcançar seus objetivos, por isso utilizam os métodos que acharem necessários.

6 - Quer ser sempre o centro das atenções.

05

Não são pessoas empáticas - muito pelo contrário - isso faz com que não consigam sentir nada pelo outro. São pessoas que não conseguem se colocar no lugar de outras pessoas. Mas isso não acontece apenas quando querem. É como se tivessem um "interruptor" para quando querem sentir e quando não querem.

5 - Não consegue respeitar as regras de convívio social.

06

Por ser uma pessoa egoísta e egocêntrica, se importa apenas com o próprio bem estar e sofrimento, na maioria das vezes não consegue respeitar as regras de convívio social. A não ser que ache extremamente necessário fazê-lo.

4 - Se precisar, é extremamente educado.

07

Educados, sociáveis... apesar de muitos não conseguirem seguir as regras sociais, alguns conseguem mascarar sua verdadeira personalidade. Sempre pensando em (seu) bem maior.

3 - São pessoas más nos jogos.

08

Nem sempre, mas se você estiver brincando em algum jogo online, por exemplo, e encontrar com um jogador que é extremamente violento (sendo o vilão) e/ou que faz bullying, essa pessoa tem, pelo menos, 4 características em comum com os psicopatas: sadismo, narcisismo, maquiavelismo e psicopatia em si.

2 - Não são bons com cheiros.

09

Essa característica acontece por causa do baixo nível dos córtices orbitais. Além disso, os psicopatas não são bons em fazer planos a longo prazo. Da mesma forma não possuem um bom olfato, tendo muita dificuldade para descrever cheiros.

1 - Preferem bebidas e comidas amargas.

10

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Innsbruck (Áustria), os psicopatas preferem bebidas e comidas amargas. Partindo do princípio que comer e beber são hábitos associados às necessidades fundamentais do ser humano e estão relacionados com complexos psicológicos como a moral e o emocional, o Estudo testou diversos alimentos como bolo de chocolate, bacon, vinagre, entre outros. De acordo com os resultados, aqueles que optam por gim com tônica e cerveja podem ser psicopatas.

Então pessoal, será que vocês são psicopatas? Conhecem alguém que possa ser? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: juliamarreto

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+