Notícias

Shakira perde recurso em processo de fraude fiscal

0

A Justiça da Espanha rejeitou o recurso interposto pela cantora colombiana Shakira para que a ação por suposta fraude fiscal de 14,5 milhões de euros (74,25 milhões de reais) seja arquivada. Portanto, a cantora está mais perto de um julgamento.

Shakira alegou no recurso que, durante os exercícios fiscais reclamados, ela morava nas Bahamas e não na Espanha. No entanto, o Tribunal Provincial de Barcelona considerou que “com os dados disponíveis sobre seu trabalho cabe considerar que a recorrente era residente habitual na Espanha”, segundo o despacho publicado na última quinta-feira (26).

Dessa forma, a promotoria acusa a cantora de seus delitos de fraude fiscal pela falta de pagamentos no valor de 14,5 milhões de euros em impostos de renda sobre seu patrimônio nos anos de 2012, 2013 e 2014.

No entanto, a versão de Shakira dos fatos é de que ela vivia na Espanha desde 2011, quando seu relacionamento com o jogador do FC Barcelona, Gerard Piqué, foi noticiado. Porém, ela manteve residência fiscal nas Bahamas até 2015.

A nova decisão ratifica determinação judicial emitida em julho de 2021. O tribunal ainda não definiu a data do julgamento. Assim, a equipe jurídica da artista disse em comunicado que continuará defendendo seu caso com argumentos jurídicos sólidos.

Nos dias atuais, a cantora colombiana, de 45 anos, vive na região de Barcelona com seu companheiro e os dois filhos, Milan e Sasha, nascidos em 2013 e 2015.

Shakira

Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasceu em Barranquilla, no dia 2 de fevereiro de 1977, e é conhecida como a Rainha da Música Latina. Sendo uma compositora, cantora, dançarina e multi-instrumentalista colombiana, ela também atua como produtora, atriz e modelo. Além disso, Shakira é filantropa e embaixadora da Boa Vontade da UNICEF colombiana.

Ela é filha de William Mebarak, um bem sucedido comerciante de joias, e Nidia Ripoll Torrado. Seus avós paternos emigraram do Líbano para Nova York, onde seu pai nasceu. Depois, ele emigrou para a Colômbia, aos 5 anos.

Sendo assim, seu nome, Shakira, é árabe e se traduz para “grata”. Por parte de sua mãe, ela tem ascendência espanhola (catalã e castelhana) e italiana. Criada na religião católica, ela frequentou escolas católicas.

Sua família é grande, tendo oito meio-irmãos mais velhos do casamento anterior de seu pai. Dessa forma, seu talento artístico começou a aparecer nos seus primeiros anos, quando ela escreveu seu primeiro poema chamado “La Rosa de Cristal” aos quatro anos de idade.

Artista mirim

Reprodução

Então, aos sete anos de idade, Shakira ganhou uma máquina de escrever após pedir ao seu pai e continuou escrevendo seus poemas, que eventualmente evoluíram para músicas. Aos quatro anos de idade, seu pai a levou para um restaurante local do Oriente Médio, onde Shakira ouviu o doumbek, um tambor tradicional usado na música árabe e visto na dança do ventre. Com isso, ela começou a dançar na mesa.

Essa experiência fez a pequena Shakira perceber que queria ser artista. Dessa forma, seu primeiro álbum, Magia, foi lançado em 1990, quando ela tinha apenas 13 anos de idade. Depois disso, a jovem já começou a fazer programas de televisão.

As canções no álbum são uma coletânea de textos escritos por ela desde os 8 anos, sendo uma mistura de pop-rock, romance e disco, com acompanhamento eletrônico.

O vídeo para a música Magia se tornou o primeiro vídeo pop nacional na Colômbia. Com a aclamação, a Sony Music pediu que Shakira voltasse ao estúdio para lançar uma continuação. Portanto, depois de conquistar sucesso na Colômbia, Shakira lançou seu quarto álbum de estúdio, intitulado ¿Dónde Están Los Ladrones?, produzido inteiramente por ela e Emilio Estefan Jr.

Carreira internacional

Dessa maneira, o álbum foi um sucesso, alcançando o número 131 na Billboard 200 dos Estados Unidos e ocupando o primeiro lugar na parada de álbuns latino dos Estados Unidos por 11 semanas.

Assim, em 2001, a cantora trabalhou em conseguir maior espaço no mercado estadunidense, cantando músicas em inglês, como Whenever, Whenever. Logo, seu sucesso se solidificou com seu sexto e sétimo álbum, Fijación oral, vol. 1 e Oral Fixation, Vol. 2 (2005), o último gerando uma das músicas mais vendidas do século 21, Hips Don’t Lie.

Prêmios

Shakira recebeu diversos prêmios, incluindo 5 MTV Video Music Awards, 3 Grammy Awards, 13 Latin Grammy Awards, 7 Billboard Music Awards, 33 Billboard Latin Music Awards e uma nomeação ao Globo de Ouro. Além disso, ela ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e vendeu mais de 80 milhões de discos e singles ao redor do globo.

Fonte: R7

Mulher convidou cachorro desconhecido para o café da manhã todos os dias em sua casa

Matéria anterior

Cachorro invade pódio para comemorar com tutor e tirar fotos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos