• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 fatos inacreditáveis sobre os animais utilizados em guerras

POR Leticia Rocha    EM Mundo Animal      20/09/18 às 15h35

As guerras fazem parte da história da humanidade desde os primórdios. Inúmeras táticas foram utilizadas na tentativa de criar exércitos fortes e invencíveis! Não é de se surpreender que os humanos também tenham usado animais para ajudar em suas conquistas.

Há situações em que os animais foram usados como bons companheiros, como também há casos em que participaram ativamente de várias guerras. Sendo até cruciais para a vitória em algumas delas.

Confira agora 10 fatos inacreditáveis de alguns animais que foram utilizados durante guerras!

1 - Gato da Primeira Guerra Mundial

Na Primeira Guerra Mundial era comum levar o animal de estimação para os acampamentos da guerra. Eles faziam companhia e ajudavam a distrair em um momento de tantas tragédias e perdas.

2 - Cão de caça herói

O cão Lucca participou da tropa dos Fuzileiros Navais dos EUA e serviu no Afeganistão e no Iraque. O cão ajudou a salvar a vida de centenas de soldados farejando munições. Ele inclusive se feriu em uma de suas missões, quando farejou uma bomba a beira da estrada, que acabou explodindo, o fez perder a perna.

3 - Alces na cavalaria

Por incrível que pareça, os russos e também os suecos, já tentaram usar alces como cavalaria de guerra. Não, você não leu errado. No entanto, a ideia não foi para frente, já que o animal era super difícil de montar e adoecia fácil. Além de serem extremamente medrosos e fugirem ao menor sinal de perigo.

4 - Leões famintos

Parece assustador e de fato é. Antigamente, os exércitos egípcios levavam leões famintos para a guerra. Em determinado ponto da batalha, eles abriam as gaiolas dos animais e apontavam para o exército inimigo, ordenando o ataque.

5 - Elefantes de guerra

A Pérsia e a Índia usavam os gigantes em suas guerras. Eles inclusive enfrentaram o exército de Alexandre, o Grande que mais tarde também aderiu aos animais em seus exércitos.

6 - Cavalaria

Dessa vez estamos falando de uma cavalaria de fato formada por cavalos. Desde a antiguidade, os cavalos são usados na linha de frente de batalhas. Diferente dos alces, os animais são ágeis, fortes e não recuam em situações de perigo. O animal que é usado desde os primórdios, foi também utilizado na última grande guerra de que se tem notícia.

7 - Urso pardo

O gigante urso pardo sírio, chamado de Wojtek foi usado durante a Segunda Guerra Mundial. Mas não nas linhas de frente da batalha ou no embate real. O animal era utilizado para ajudar no transporte de munições durante a guerra.

8 - Pombo correio

Cher Ami é o nome deste corajoso pássaro. O pombo era responsável por transmitir mensagens durante a Primeira Guerra Mundial e foi condecorado por uma atitude muito resistente que teve. Durante o envio de uma mensagem muito importante, Cher Ami acabou baleado, mas não se abateu e continuou até seu destino final. Graças à ele, 194 soldados foram resgatados.

 9 - Cães de Guerra

O melhor amigo do homem, com certeza, não ficaria de fora dessa lista. Os romanos criaram e treinaram um tipo de cão específico para a guerra, os Molossus. Eles eram treinados para organizar formações de ataque durante as batalhas.

10 - Ratos farejadores

Essa tarefa que geralmente é dos cães, foi realizada por ratos para localizar minas terrestres. Isso porque esses animais têm o faro muito apurado conseguem localizar as minas. Além disso, por serem leves, elas não são acionadas com suas passagens, o que ajudou a salvar muitas vidas.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+