• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

É possível ter overdose de cafeína?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      20/09/18 às 15h40

Energéticos, refrigerantes e cafés são usados para ajudar as pessoas a começarem o dia, estudarem para uma prova importante, terminar um trabalho para o dia seguinte ou se manterem atentos em alguma coisa. Os estimulantes ainda podem ter muitas outras utilidades.

Muitas pessoas consideram o café o fiel companheiro e afirmam que seu dia não começa sem ele. É bom lembrar que às vezes você pode estar fazendo seu café de maneira errada e nem sabia. Os amantes de café acham que sempre está pouco a quantidade que ingerem em seus cotidianos e o que muitos não sabem é que essa bebida, tão amada, em quantidades exageradas, pode causar vários danos à saúde e até mesmo matar.

Casos de overdose de café não são tão raros em alguns lugares do mundo. O Japão teve o caso da morte de um jovem  de 20 anos que trabalhava em um posto de gasolina de madrugada. Em países como os EUA já se têm registradas pelo menos dez mortes por excesso de cafeína.

Um dos casos que chamou atenção foi o do rapaz de 18 anos de Ohio, Logan Stiner. Pela análise feita pelos médicos, no corpo do jovem tinham 70 miligramas de cafeína por mililitro de sangue. Segundo as autoridades de saúde, 50 miligramas por mililitro de sangue já podem causar a morte de alguém.

Recomendável

Autoridade Europeia de Segurança Alimentícia (EFSA) diz que a quantidade de cafeína para que seu dia renda e também suas atividades físicas e intelectuais é entre 75 e 300 miligramas, ou seja, três xícaras de café por dia. E algumas a mais podem até aumentar sua expectativa de vida.

A EFSA recomenda também que a quantidade que adolescentes devem consumir deve ser de 100 miligramas por dia. Se as pessoas insistirem em ultrapassar essa quantidade pode ser que efeitos colaterais comecem a aparecer tais como irritação, insônia e complicações cardíacas.

Segundo a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), aquelas pessoas que ficam intoxicadas pela cafeína podem ter sintomas como vômito, diarreia, letargia. Este último faz com que as pessoas diminuam suas atividades intelectuais e fiquem com uma sensação de desorientação.

Overdose

Ela pode sim causar uma overdose e nos casos mais extremos levar à morte. Contudo a FDA explica que esses casos são menos recorrentes. Mesmo assim, o cuidado no consumo de comida ou bebida que tenha cafeína é essencial e uma atenção maior deve ser colocada.

O que mais merece cautela é o consumo de cafeína em pó. Esse produto pode ser comprado por qualquer pessoa e é usado por estudantes, atletas, pessoas que malham com o objetivo de diminuir a fadiga física, melhorar a capacidade de concentração e reduzir a sensação de cansaço.

Mas o alerta para esse produto é o mais alto possível porque eles são feitos 100% de cafeína e ingeri-los é como se você tomasse aproximadamente 28 xícaras de café. Por ser um estimulante muito poderoso, pequenas doses já podem causar uma overdose acidental.

Próxima Matéria
Via   BBC  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+