Criar logotipos dá trabalho. O designer tem que levar em conta, entre outras coisas, as características da empresa, a mensagem que ela quer passar e o gosto do público. Por causa desta complexidade, muito desastre gráfico acaba acontecendo. Mas o desafio também faz surgir trabalhos muito bacanas. Nesta lista, você vai conhecer o significado de 10 marcas famosas que trazem significados nem sempre aparentes.
1. FedEx
Já reparou na seta escondida entre a letra “E” e “X” do logo da FedEx Express? Ela simboliza a rapidez dos serviços de entrega da empresa. O famoso logo foi desenhado por Lindon Leader, em 1994. O designer precisou fazer mais de 200 criações diferentes para chegar a este resultado final. Tanto esforço valeu a pena: o logo ganhou mais de 40 prêmios de design.
2. Sony VAIO
De primeira, este logo parece apenas utilizar uma tipografia moderna. Mas, na verdade, existe um significado por trás do desenho: as duas primeiras letras representam um sinal analógico e as duas últimas são os números 1 e 0, em referência ao sistema binário. Uma maneira legal de representar uma linha de notebooks voltada para a integração de áudio e vídeo, não?
3.Toblerone
A cidade de Berna (Suíça), conhecida por suas altas montanhas, é chamada também de “A Cidade dos Ursos”. A companhia de chocolate Toblerone, que fica na cidade, resolveu homenagear Berna usando esses elementos no próprio logo da empresa. É possível encontrar a silhueta de um urso na ilustração da montanha. Olhe bem!
4. Audi
Tradução para latim do nome do fundador August Horch. O nome “Horch” pertencia já a uma outra empresa do mesmo proprietário (que também fabricava automóveis).
Os quatro anéis do logotipo representam a fusão posterior de Audi com outras 3 companhias (a DKW, a Horch e a Wanderer).
5. Starbucks
Batizado em homenagem à personagem “Starbuck” da novela de Herman Melville “Moby-Dick”.
6. Nissan
É Abreviatura do nome original da empresa: “Nippon Sangyo”, que pode ser traduzido como “Indústrias Japonesas”.
7. Nokia
A empresa começou no ramo da indústria do papel, tendo mais tarde produzido botas de borracha e armários de madeira. Só muito mais tarde mudou a sua atividade para o ramo das telecomunicações e eletrônica. Nokia é simplesmente o nome da cidade finlandesa onde a empresa estava sediada.
8. Amazon
A seta amarela do logo da Amazon não é apenas um sorriso. Ela também sugere que você pode comprar tudo, de “A” a “Z”, no site de vendas da empresa.
9. Carrefour
O logo do Carrefour é um dos mais famosos. Muita gente conhece a ‘surpresa’ escondida nele – a primeira letra da marca (“C”) no espaço em branco. Mas nem todo mundo sabe a origem deste design. Em francês, o nome da empresa significa “cruzamento”. A ideia do logo é justamente simbolizar essa palavra por meio de duas setas opostas.
10. Unilever
Uma das principais características da Unilever é a sua diversidade de produtos. Por isso, o logo preenche a letra “U” com símbolos que representam todos esses produtos e o que eles representam para os consumidores.