Morre ator que interpretava Chaves, aos 85 anos

POR A redação    EM Curiosidades      28/11/14 às 20h57

Morreu aos 85 anos Roberto Gomez Bolaños, criador dos seriados Chaves e Chapolin, disse nesta sexta-feira (28) a rede de TV Televisa. A emissora mexicana foi a responsável pela produção dos programas do humorista.
Em fevereiro deste ano, quando Roberto Bolaños completou 85 anos, um parente confirmou à agência de notícias Efe que a saúde dele é "frágil" e que ele permanecia quase o tempo todo na cama, com acompanhamento 24 horas por dia. "Mas é um homem forte, que não perde o senso de humor", disse o parente, que preferiu não se identificar.
Roberto Bolaños tirou seu apelido do dramaturgo William Shakespeare, cujo diminutivo em Espanhol era "Chespirito". Há alguns anos, ele se mudou para Cancún, no México, junto com a mulher Florinda Meza, a Dona Florinda da série.
"Roberto, você não vai, permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem fez feliz. Adeus Chaves para sempre", disse no Twitter o ator Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga.

1

Para matar a saudade

Todo mundo que gosta de Chaves e que passou a infância vendo seus reprises na TV, está cansado de conhecer as histórias do menino e sua turma da vila. Isso porque a série, que foi produzida nos anos 70, não contou com gravações mais recentes. Mas, claro, isso não faz o programa menos divertido.

Entretanto, na época ainda estava sendo produzida, alguns capítulos foram refilmados com piadas e finais diferentes, especialmente porque a atriz que fazia a Chiquinha havia saído de licença maternidade. Quando ela voltou, Bolaños (autor e ator que fazia o Chaves) refilmou tudo que foi feito em sua ausência e o programa passou a ter episódios com roteiros parecidos, mas imagens diferentes.

Os capítulos perdidos, assim, surgiram em 1992, quando o SBT - que sempre teve os direitos da transmissão da série no Brasil - decidiu manter só uma versão dos capítulos semelhantes. Mas os fãs logo perceberam o sumiço de alguns capítulos e montaram uma lista com as histórias que o SBT não veicula mais.

Dentre os quase 50 episódios que foram excluídos das transmissões, há dois episódios que quase ninguém viu. Segundo o SBT, eles contam com problemas técnicos. O pior de tudo é que a Televisa, empresa mexicana responsável pelas distribuição do seriado, não têm esses vídeos!

Veja:

Gente sim, animal não


No capítulo, Dona Florinda devolve o cachorro que Quico ganhou do professor Girafales, porque na vila não são permitidos crianças pequenas e animais de estimação. Quico acha que a Bruxa do 71 transformou seu bichinho em regador. Essa versão deixou a grade do SBT em 1992, dando lugar a uma mais antiga.

Como agarrar um touro a unha


Nesse episódio - que saiu da grade e deu lugar a uma versão mais recente - mostra um dia em que as crianças brincavam de toureiros com uma toalha de mesa do seu Madruga e ganham um touro de brinquedo do senhor Barriga.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+