Curiosidades

10 plantas que afastam o mosquito da dengue

0

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo. A doença febril aguda é causada por um vírus e seu principal vetor de transmissão é o famoso mosquito Aedes aegypti. A doença tem quatro tipos porque o transmissor dela tem quatro sorotipos diferentes. São eles: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Em nosso país, já foram encontrados todos esses tipos de dengue.

Por conta disso, a doença sempre foi uma preocupação no Brasil e as autoridades estão sempre monitorando o avanço da dengue. Infelizmente, esse avanço não foi pouco esse ano.

Justamente por isso que a prevenção contra a doença tem que ser intensificada. O que muitos podem não saber é que existem formas naturais e que são eficazes no combate ao mosquito. Vários recursos são vistos na natureza para essa proteção, principalmente as plantas.

Saiba 10 exemplos que são conhecidos por conta da sua propriedade repelente contra os mosquitos.

Plantas contra a dengue

1 – Orégano

Olhar digital

Essa erva aromática é bem popular na culinária mediterrânea, mas também funciona como repelente de mosquitos. Isso porque o aroma forte e picante dele é desagradável para os insetos.

Além de afastar os mosquitos, essa planta tem um cultivo e manutenção fácil. Por conta disso, ele é uma opção ideal para quem quer se proteger contra a dengue de uma forma prática.

2 – Cravo-de-defunto

Olhar digital

Essa planta também é chamada de tagetes e tem sua eficiência contra a dengue. As flores têm compostos que agem como repelentes naturais de insetos, o que ajuda a ficar livre de pragas.

Se o cravo-de-defunto foi plantado ao redor da entrada, isso pode diminuir a presença de mosquitos, até mesmo o transmissor da dengue.

3 – Citronela

Olhar digital

Essa é provavelmente a planta repelente mais conhecida e usada. Tanto é que o óleo dela é bem usado em velas e sprays repelentes. Isso acontece porque o cheiro da citronela disfarça os cheiros que atraem os mosquitos, e isso faz com que a localização das suas presas seja mais difícil.

4 – Funcho

Olhar digital

O aroma distinto e sabor delicado do funcho é mais outro exemplo de planta que funciona como repelente para o mosquito da dengue. Até porque, as folhas e sementes dele têm compostos que os insetos acham desagradáveis.

E além de ser um ótimo repelente, o funcho é uma erva culinária versátil que coloca mais sabor em vários tipos de pratos.

5 – Lavanda

Olhar digital

Mesmo sendo mais conhecida por seu aroma e propriedades relaxantes, a lavanda também funciona como repelente contra a dengue. Isso porque embora seu aroma seja agradável para nós, os mosquitos não gostam.

6 – Alecrim

Olhar digital

O alecrim tem propriedades repelentes que nem todos conhecem. O aroma forte dele não é agradável para os mosquitos e por isso eles se afastam naturalmente de onde a planta está. Ele pode ser plantado nos locais onde a pessoa fica mais tempo ao ar livre.

7 – Manjericão

Olhar digital

Pode chocar muitas pessoas que o manjericão seja uma das melhores plantas contra a dengue. Assim como em outros casos, o aroma forte e fresco dessa planta não é agradável para os mosquitos e por isso eles são repelidos por ele.

8 – Melissa

Olhar digital

Mais conhecida como erva-cidreira, essa planta tem propriedades calmantes e um aroma cítrico bem refrescante. No entanto, são suas folhas que têm propriedades repelentes para os mosquitos. Por conta disso, ter essa planta em volta da casa pode fazer com que os mosquitos fiquem longe.

9 – Louro

Olhar digital

Além de ter seu uso na culinária, o louro também tem propriedades repelentes de insetos. Os mosquitos acham o aroma forte e picante dele bem desagradável e não se aproximam. E ele também é uma planta que tem um cultivo fácil.

10 – Sálvia

Olhar digital

O que a faz ser um ótimo repelente é o seu aroma forte e terroso que é desagradável para os insetos.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

Como diferenciar os sintomas de dengue e de Covid, doenças em crescimento no Brasil

Artigo anterior

Telhados verdes economizam energia e diminuem temperaturas das cidades

Próximo artigo