Na penúltima terça-feira de outubro de 2018, dia 23, o presidente chinês Xi Jinping inaugurou oficialmente a maior ponte marítima do mundo. Após nove anos de construção - e algumas controvérsias - veio a luz a ponte que liga Hong Kong, Macau e a cidade continental de Zhuhai. A cerimônia de inauguração, na costa sul da província de Guangdong, contou com a participação de altos funcionários e 700 convidados. A ponte possui 55 quilômetros de largura e 400 mil toneladas, sendo desenhada para suportar terremotos de magnitude 8 e furacões fortes e tendo um período de vida útil estimado em 120 anos.

A construção da ponte começou em 2009 e devia ter sido encerrada em 2016. Os atrasos foram uma consequência de corrupção, cortes no orçamento, tempestades e acidentes mortais. O tráfego da ponte já foi aberto e pretende reduzir o tempo de viagem de Hong Kong para Zhuhai de 3 horas para 30 minutos. Segundo cálculos preliminares, até 2030, pela ponte passarão diariamente mais de 29 mil veículos e mais de 120 mil passageiros. A estrutura de 20 bilhões de dólares é 20 vezes maior que a ponte Golden Gate, porém irá transportar apenas ônibus, vagões de carga e carros particulares com permissão. Pedestres e ciclistas serão proibidos.

Listamos 11 fotos da maior ponte do mundo para que você possa se deliciar e morrer de vontade de andar sobre ela.

#1

#2

#3

Publicidade
continue a leitura

#4

#5

#6

#7

Publicidade
continue a leitura

#8

A imagem traz uma das estações localizadas ao longo da ponte.

#9

Publicidade
continue a leitura

A gráfico acima, da BBC, mostra o tamanho da ponte no mapa e os lugares por onde ela passa.

#10

A foto acima mostra a ponte ainda em construção. Ao longo dos 9 anos de construção, 18 funcionários morreram no processo.

#11

Para permitir a passagem dos navios, uma seção de 6,7 km no meio mergulha em um túnel submarino que passa entre duas ilhas artificiais. Acima está uma dessas duas ilhas.

E aí, o que você achou dessa ponte? Duvida que ela é a maior do mundo? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que vai juntar sua mesada para visitar essa ponte, aquele abraço.

Publicado em: 26/10/18 18h56