Curiosidades

13 verdades por trás das mentiras mais comuns

0

Quantas vezes já dissemos o quanto é perigoso nadar depois de comer?! Ou que a Muralha da China pode ser vista do espaço? Com certeza você já ouviu várias vezes que faz mal comer manga e tomar leite. Se essas, e tantas outras, falas fizeram parte da sua vida e você acreditava fielmente serem verdade, sentimos muito mas, não são.

Pensando em quão equivocadas podem ser tantas dessas é que a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com 13 verdades por trás das mentiras mais comuns. É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas.

Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina àqueles que se identificarem. Confira:

1 – Crianças que consomem muito açúcar ficam hiperativas.

01

Uma mentirinha “de leve” para fazer com que os pais não influenciem tanto as crianças no consumo de doces. A hiperatividade também ocorre em crianças que possuem dietas livres de açúcar.

2 – Os cachorros não transpiram

02

Esse é um pensamento totalmente equivocado. Na verdade, os cachorros regulam sua temperatura através do arquejo, ou seja, da respiração fora do ritmo normal.

3 – Napoleão era baixo

03

Para os padrões atuais, sim. Muito baixo. Porém, para a época dele, estava acima da média de altura dos homens franceses.

4 – É algo grave acordar sonâmbulos

04

Grave, grave, não é. A questão é que eles podem ficar um tanto quanto confusos, envergonhados, etc., mas é melhor acordá-los do que deixá-los perambulando por aí sem precaução.

5 – As donzelas de ferro eram usadas para tortura

05

Ah, mentira! Muita gente diz por aí que elas eram usadas como meio de tortura na Idade Média. Sim, foram inventadas no século XVIII mas, apenas como atração de circo.

6 – Nadar depois de comer aumenta o risco de cãibras

06

Na verdade, o que causa o aumento no risco de cãibras é o consumo de álcool.

7 – Os peixes dourados tem memória de três segundos

07

Mesmo que fosse de três segundos ainda seriam melhor que de muita gente. Só que não o são. A memória de um peixe dourado dura até três meses. Convenhamos, melhor até do que de ex.

8 – O cinto de castidade era para prevenir o adultério

08

Também, mas o principal motivo era para a própria proteção das mulheres, contra tentativas de violação. Seu uso era muito frequente em mulheres doentes e religiosas, que atendiam feridos nas frentes de batalha. Também era usados para que os pais de família mantivessem suas filhas virgens até o casamento.

9 – O chiclete demora 7 anos para ser digerido pelo organismo

09

Se ele fosse digerido até poderia ser, mas não é. Na verdade ele passa direto e sai nas fezes, inteiro mesmo.

10 – É perigoso dormir rodeado de plantas

10

Não, não é. Apesar de as plantas liberarem substâncias que são tóxicas ao ser humano, o fazem em quantidade tão baixa que não demonstram perigo.

11 – O verdadeiro de Mozart era “Amadeus”

11

Uma mentira que se dissipou pelo mundo, mas por uma “boa causa”. Na verdade, Amadeus significada “amado por Deus”. Seu nome era Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart. Amadeus foi uma forma que um importante admirador o batizou.

12 – Os avestruzes escondem sua cabeça antes do perigo

12

A origem mais provavel sobre esse mito tem a ver com seus ninhos. Os avestruzes machos cavam um buraco de 2 a 3 metros de profundidade, um buraco bem fundo para enfiar a cabeça e guardar os ovos.

13 – Os cabelos e unhas continuam crescendo depois que a pessoa morre

13

Não. O que acontece é que, como a carne começa a decompôr, tanto cabelos quanto unhas se tornam mais notórios.

Então pessoal, será que vocês já sabiam dessas verdades por trás dessas mentiras tão comuns que sempre ouvimos? Conhecem outras que poderiam ser inseridas em nossa lista? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

7 sinais de que sua namorada é um grande amor da sua vida

Artigo anterior

8 coisas que só quem adora franjas poderia entender

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido