Mundo Afora

18 fatos fascinantes sobre a Finlândia

0

Finlândia, ou oficialmente República da Finlândia, é um país nórdico no norte da Europa. O país faz fronteira com Suécia, Rússia, e Noruega. Falando de um país incrível, a Finlândia pode te surpreender de várias formas. Por exemplo, sabia que lá, uma caixa de papelão é uma das principais razões pelas quais o país tem uma das taxas de mortalidade infantil mais baixas do mundo?

Sim, os finlandeses vivem bem e causam inveja em muitas pessoas por aí. A gente resolveu fazer essa lista para provar para vocês o quanto esse país é incrível. Então, confiram agora a nossa matéria com os 18 fatos fascinantes sobre a Finlândia:

Fatos sobre a Finlândia

1 – Sabia que as multas por excesso de velocidade na Finlândia são calculadas sobre uma porcentagem da renda da pessoa? As consequências são cidadãos milionários pagando multas de mais de 100 mil dólares.

2 – Existem cerca de dois milhões de saunas na Finlândia. Esse número é o suficiente para toda a população finlandesa tomar sauna ao mesmo tempo.

3 – No ano de 2005, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, ofendeu a gastronomia finlandesa. Ele disse que os finlandeses só comiam “renas defumadas”. Bom, três anos depois a Finlândia ganhou um concurso internacional de pizza, vencendo até a Itália. O nome da pizza? “Pizza Berlusconi”, que era feita de rena defumada.

4 – A Finlândia também é chamada de “terra do sol da meia-noite”. Isso porque entre junho e julho, o Sol não se põe nas regiões no extremo norte.

5 – O país conseguiu conquistar o primeiro lugar no ranking de liberdade de imprensa mundial do Reporters Without Borders incríveis 12 vezes. Os títulos começaram a vir a partir de 2002.

6 – Uma das competições mais estranhas: carregamento de esposas. Todos os anos a Finlândia é anfitriã do Campeonato Mundial de Carregamento de Esposas. Os homens carregam suas esposas e precisam passar por vários obstáculos. O marido mais rápido ganha um prêmio: o peso da sua mulher equivalente em litros de cerveja.

7 – A Finlândia é um dos dois únicos países do mundo que conquistaram uma medalha em todos os jogos olímpicos desde 1908. O outro país é a Suécia.

8 – E que tal um país que aumenta a cada ano? A superfície da Finlândia cresce cerca de 7 quilômetros quadrados todos os anos. Isso acontece porque a área está se recuperando do peso das geleiras glaciais e se elevando em relação ao mar.

9 – Você já viu 4 dinossauros formarem uma banda de heavy metal? Pois algumas coisas realmente só acontecem na Finlândia. Hevisaurus é o nome de uma banda que, por incrível que pareça, faz muito sucesso entre as crianças.

10 – Nenhum país é perfeito, mas alguns chegam perto disso. A criminalidade na Finlândia é quase zero e, só para vocês terem noção, lá existe uma prisão que a única coisa que mantém as pessoas presas é uma pequena cerca amarela.

11 – As leis da Finlândia exigem que a população ande com os faróis dos carros acesos em qualquer situação, seja dia ou noite, verão ou inverno.

12 – Existe um resort onde você pode dormir em um iglu de vidro para ver a Aurora Boreal.

13 – Existe um clube de golfe na fronteira da Suécia e Finlândia. Metades dos buracos estão em um país e metade no outro.

14 – Os finlandeses reciclam 9 de cada 10 garrafas plásticas. Além disso, 100% das garrafas de vidro são devolvidas para a reciclagem.  Que exemplo!

15 – Quando alguém se torna PhD na Finlândia, essa pessoa recebe uma cartola e uma espada.

16 – No ano de 2010, a Finlândia se tornou o primeiro país do mundo a tornar o acesso à internet um direito legal.

17 – O passaporte finlandês, assim como o britânico e sueco, permite a entrada em mais países sem a necessidade de um visto do que quaisquer outros do mundo.

18 – Na Finlândia existe mais bandas de heavy metal per capita do que qualquer outro país do mundo. Enquanto a Suécia e a Noruega têm apenas 27 bandas de heavy metal por 100.000 habitantes, a Finlândia possui 54 bandas por 100.000 habitantes.

E aí, tinha conhecimento de todos esses fatos sobre a Finlândia? Comente!

Esse fotógrafo cria imagens de arrepiar

Matéria anterior

Veja quem interpretou a versão jovem de diversos personagens do cinema e da TV

Próxima matéria

Mais em Mundo Afora

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.