Curiosidades

6 atividades que te ajudarão a se recuperar de uma vida de pandemia

0

Não existe nenhuma dúvida que 2020 foi um ano difícil para todo mundo. Por mais que nós ainda estejamos vivendo a pandemia do coronavírus, as vacinas contra esse vírus começaram a chegar e a serem distribuídas. Isso dá a todos uma esperança, mais que necessária, de uma possível volta à normalidade ainda nesse ano.

Entretanto, vivendo praticamente um ano dentro de casa e com várias restrições e medidas de segurança os hábitos de todos mudaram. E tanto tempo com ansiedade, tristeza e solidão pode ser um espiral que não seja tão fácil de sair.

Até porque, o estresse crônico muda o cérebro. E, às vezes, quando as pessoas estão deprimidas elas não têm o interesse de fazer coisas que realmente poderiam fazer com que elas se sentissem melhor.

Por isso, para que a vida seja aproveitada em 2021, é preciso que hábitos destrutivos sejam deixados para trás. E os níveis de energia precisam ser recuperados. Isso, em alguns casos, quer dizer forçar a fazer coisas que farão a pessoa se sentir melhor de maneira gradual. Mostramos algumas formas de mudar o cérebro para melhor.

1 – Ser gentil e prestativo

Bondade, altruísmo e empatia podem afetar o cérebro. De acordo com um estudo, fazer uma doação ativa o sistema de recompensa do cérebro de uma forma parecida como quando se recebe dinheiro.

Por isso, o voluntariado pode dar sentido à vida de alguém. E promover felicidade, saúde e bem-estar. Tanto que, os mais velhos que são voluntários de forma regular apresentam uma maior satisfação com a vida.

2 – Exercício

O exercício é uma coisa bastante associada à saúde física e mental. Além de melhorar a saúde cardiovascular e diminuir a depressão. Na infância, o exercício está relacionado a um melhor desempenho escolar. E também promove uma cognição melhor.

Já nos mais velhos, o exercício mantém o desempenho cognitivo e dá uma resiliência contra doenças neurodegenerativas. Além de tudo isso, de acordo com estudos, pessoas com níveis de aptidão física mais elevados têm um maior volume do cérebro. Isso está relacionado a um desempenho cognitivo melhor em adultos mais velhos.

Do mesmo modo, em pessoas que se exercitam e vivem mais.

3 – Comer bem

A alimentação influencia substancialmente o desenvolvimento e a saúde da estrutura e função do cérebro. É uma boa nutrição que dá ao cérebro os blocos de construção adequados, para que ele crie e mantenha conexões.

Segundo estudos anteriores, a falta de nutrientes a longo prazo pode levar a danos estruturais e funcionais ao cérebro. Já uma dieta de qualidade se associa a um maior volume cerebral.

4 – Se manter socialmente conectado

A solidão e o isolamento social é uma coisa presente em todas as idades. E foi agravado ainda mais por conta da pandemia. E evidências científicas mostram que o isolamento social é prejudicial à saúde física, cognitiva e mental.

Segundo um estudo, havia efeitos negativos do isolamento por conta da pandemia na cognição emocional. E esse efeito foi menor naquelas pessoas que se mantiveram conectados com outros durante esse período.

A interação social está ligada a sentimentos positivos e aumento da ativação no sistema de recompensa do cérebro. Por isso, é importante estar com contato com família e amigos.

5 – Aprender coisas novas

Novas experiências, como o aprendizado de uma coisa nova, pode mudar tanto a função cerebral como a estrutura cerebral subjacente. E uma grande revisão feita na literatura científica sugeriu que atividades de lazer que sejam mentalmente estimulantes,aumentam a reserva cerebral.

Isso pode incluir a resiliência e proteger o declínio cognitivo nos mais velhos.

6 – Dormir corretamente

O sono é um componente essencial para a vida humana. No entanto,várias pessoas não entendem a relação entre uma boa saúde do cérebro e uma boa noite de sono. É durante o sono que o cérebro se reorganiza e se recarrega. Além de tirar subprodutos  de resíduos tóxicos.

Além do mais, o sono tem uma forte influência no sistema imunológico. Quando uma pessoa tem a quantidade e qualidade ideal de sono, ela irá ter mais energia, um bem-estar melhor e será capaz de desenvolver sua criatividade e pensamento.

Mangá de Attack on Titan já tem data para acabar

Matéria anterior

Nova teoria indica quem é o verdadeiro vilão de The Batman

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos