• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

6 coisas inacreditáveis sobre a aviação nos anos 1950

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM História      15/07/15 às 19h03

Os anos 1950 são considerados a era de ouro da aviação, já que foi quando as primeiras empresas aéreas ganharam o mercado e também quando andar de avião era algo bem diferente de hoje em dia.

Naquela época, os aviões eram extremamente luxuosos e trabalhar em uma aeronave era considerado algo que te dava muito status, assim como viajar em uma delas.

As diferenças começam pelo preço, é claro. Com todo o luxo que os aviões ofereciam, os preços cobrado pelas passagens eram bem maiores do que hoje. Veja essa e outras diferenças entre viajar de avião hoje e em 1950:

1. Os passageiros podiam quebrar o pescoço com a turbulência

a1

Se você tem medo de voar hoje, é pouco provável que entraria em um aeronave nos anos 1950. Isso porque os primeiros aviões comerciais, além de barulhentos, também eram muito mais instáveis.

Por causa disso, as turbulências eram tão fortes que poderiam quebrar o pescoço de alguém. Além disso, o cinto de segurança e o interior do avião não ajudavam quando o assunto era segurança.

Para você ter uma ideia, a primeira classe era separada da classe econômica por divisórias de vidro que poderiam quebrar facilmente em momentos de turbulência.

2. A classe econômica era como a executiva

a2

Os passageiros que voavam na classe econômica tinham espaço e conforto de sobra, assim como as pessoas que voam na parte da frente do avião hoje em dia.

3. Voar era bem mais caro

a3

Passagens de ida e volta para distâncias curtas, como de um estado a outro dos Estados Unidos, chegavam a custar mais de mil dólares, reajustando para valores atuais.

Voar era tão luxuoso na época que os passageiros ganhavam cartões postais assim que embarcavam para poder contar para todo mundo como era a incrível experiência de voar.

4. Havia serviço a bordo gourmet para todo mundo

a4

Ao contrário do que acontece hoje, o serviço gourmet não era exclusivo da primeira classe. Todos os passageiros tinham direito a refeições completas com vários pratos como lagosta, além de Whisky à vontade. Não era difícil ver passageiros desembarcando completamente bêbados.

5. Era permitido fumar dentro do avião

a5

Outra diferença grande em relação aos voos daquela época e agora é que os passageiros podiam fumar o quanto quisessem. Mas apenas depois da decolagem e antes da aterrissagem, porque as pessoas tinham medo de que a faísca do cigarro entrasse em combustão com os fluídos de combustível.

6. As aeromoças eram uma atração

a6

A maioria das comissárias de bordo é mulher hoje em dia graças a uma herança deixada pela época de ouro da aviação. As companhia aéreas usavam as mulheres como verdadeiras atrações. Elas precisavam usar roupas ousadas para a época, salto alto e havia até mesmo um limite de peso.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+