• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 coisas que você precisa saber para lidar com uma pessoa que sofre de depressão

POR Diogo Quiareli    EM Entretenimento      15/02/17 às 16h05

A depressão é uma das piores doenças que uma pessoa pode sofrer. Intitulada por muitos como "doença do século", ela vem atingindo cada vez mais pessoas e se popularizando cada vez mais. Devido ao estresse constante, a pressão social e a falta de oportunidades (seja pessoal, profissional ou até mesmo amorosa) as pessoas acabam entrando na tristeza extrema e profunda por muito tempo e nós que as cercamos não conseguimos ou não sabemos como lidar com esse problema.

Podemos perceber que uma pessoa está em estado depressivo quando a mesma já está a bastante tempo exalando tristeza e sair com os amigos ou alguma atividade que envolva alegria ou no mínimo contato com outras pessoas estão fora da sua lista de desejos.  Pessoas nesse estado não se sentem capazes de sair do seu quarto e enfrentar o mundo e as atividades que exerciam antes.

Além da vontade mínima, há uma sensação de incapacidade e medo de fracassar em algo. Geralmente não sabem quando exatamente começaram a se sentir assim, a única coisa que tem certeza é que há um desespero imenso tomando conta de si com bastante frequência.

Pensamos um pouquinho a respeito desse sentimento terrível que vem tomando parte da sociedade e resolvemos buscar para vocês que são, assim como nós, Ultra Curiosos. Listamos então 6 coisas que você precisa saber para lidar com uma pessoa que sofre de depressão e isso vai surpreender cada um. Desde já avisamos, não é uma coisa simples e você deve sim aprender a lidar com isso pois é muito sensível e quase tudo pode levar a se aprofundar na solidão de sua mente. Sem mais delongas, confira com a gente essa lista.

1- Depressão não é uma escolha de quem sofre

Por mais difícil que seja de acreditar, ainda existem pessoas que julgam isso como uma escolha e o pior, como "frescura" de quem sofre. É realmente uma insensibilidade sem tamanho.

2- Algumas frases não devem ser ditas

Você tem que tomar cuidado com o que diz, e acredite, afirmar que tudo que a pessoa precisa é sair um pouco de casa não é uma boa. Existem alguns métodos melhores que você pode adotar. Um abraço silencioso pode soar bem melhor do que alguma palavra e ajuda a aliviar um pouco aquela dor e preencher um vazio. Mas se quer falar, arrisque um "O que posso fazer por você?".

3- Elas podem "sumir" as vezes

Pessoas que sofrem de depressão carregam consigo uma sensação de estar incomodando ou ser um fardo para as pessoas, e por esse motivo elas tendem a se afastar as vezes. Se isso acontecer, esteja por perto e mostre que elas podem contar com você para o que der e vier, isso é importante.

4- Dê apoio sempre, independente do momento

O que mais cura é saber que existe uma pessoa com quem elas podem contar a todo momento, mesmo que seja para dividir suas tristezas em busca de um abraço verdadeiro. Seja essa pessoa na vida de alguém importante que passa por isso, além de fazer com que a mesma se sinta bem, vai te trazer uma imensa calma e sensação de dever cumprido.

5- Converse sempre

Mantenha sempre um diálogo com a pessoa, aliás, o silêncio pode torturar mas ao mesmo tempo não se aprofunde no que a faz mal, isso pode ser prejudicial a ambos já que você acaba se envolvendo de forma direta com todos os problemas apresentados.

6- Não exija muito delas

Evite pressionar quem vive sob essas condições. Dizer que vai terminar o relacionamento ou se afastar caso ela não melhore logo pode vir a piorar, e não melhorar o quadro de saúde.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos. E caso você tenha alguém em sua vida que sofre de depressão, nos conte o que fazer nessa situação e não listamos, isso pode ajudar outras pessoas. Lembrem-se sempre que o feedback que vocês nos dão é super importante para a melhoria de nossas matérias, fazendo então que postemos algo que agrade a todos.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+