Ciência e TecnologiaCuriosidades

7 alimentos que mais causam alergia

0

A alergia é um problema que afeta uma grande parcela da população. Diversos agentes estão relacionados com esses processos, tais como medicamentos, fungos, pólen, animais e alimentos. Sim, os alimentos podem causar alergia nas pessoas. Agora imagine se você fosse alérgico a sua comida preferida!? Seria triste, né!?

A alergia alimentar surge quando o nosso sistema imunológico tem uma reação adversa após a ingestão de um determinado alimento. Isso faz com que haja a liberação de histamina e outras substâncias na corrente sanguínea. Nosso corpo, é claro, responde com sintomas desagradáveis.

Mas quais são os alimentos que mais causam alergia nas pessoas? Isso é o que nós vamos mostrar para vocês nessa matéria.

1 – Leite

O leite de vaca é um dos alimentos que mais causa alergia nas pessoas. Ao contrário da intolerância à lactose, a alergia envolve uma resposta maior do sistema imunológico. Os sintomas podem vir mais rápido (em poucas horas) ou demorar um pouco (de três horas a três dias). Os sintomas tardios são um problema pelo fato de dificultar o diagnóstico.

2 – Amendoim

Pessoas alérgicas a amendoim têm os mesmos sintomas no corpo quando ingerem nozes ou castanhas, por exemplo. O alimento causa uma coceira e formigamento na pele, mas também pode causar dificuldade para respirar, inchaço em membros do corpo, tontura e palpitação.

3 – Frutos do mar

Você é simplesmente apaixonado por frutos do mar? Infelizmente, algumas pessoas amam esse tipo de alimento, mas são alérgicas. Caranguejo, lagosta e camarão podem trazer um grande risco de vida para quem é alérgico. Na China, por exemplo, ocorrências alérgicas pela ingestão de camarão são as mais comuns.

4 – Frutas cítricas

Pode até parecer loucura, mas isso é uma realidade. Algumas pessoas sentem irritações e coceira na pele depois de consumir, por exemplo, suco de limão. As frutas mais ácidas fazem bem para a saúde, mas pode causar manifestações alérgicas no corpo como qualquer outro alimento. Os sintomas causados por essa intolerância envolve diarreias, vômitos, cólicas, tosse, urticária, coceira e problemas respiratórios.

5 – Ovos

O ovo é um ótimo alimento, mas pode trazer sérios riscos para quem é alérgico. A albumina, proteína do ovo, é usada em alimentos como marshmallows, comidas congeladas e outras misturas para alimentos. Geralmente, esse tipo de alergia se desenvolve em crianças e traz sintomas como náuseas, vômitos, vermelhidão na pele e dificuldades para respirar. Ah, a clara também está entre os principais alimentos que causam alergia.

6 – Trigo

A alergia pode ser causada pelas proteínas presentes no trigo. Os sintomas podem ser asma, náuseas, vômitos e inflamações na pele. A farinha de trigo está presente em vários alimentos comuns na mesa do brasileiro, como pães, massas e biscoitos. Lembrando que nem sempre é o glúten que causa a alergia, mas ele pode causar alergia nas crianças portadoras de doença celíaca.

7 – Soja

Geralmente acontece na infância e dificilmente passa dos 10 anos de idade. Nesse caso, o sistema imunológico confunde a proteína da soja com uma substância que causa coceira, inchaço na garganta e irritações. Leguminosas como ervilha e feijões também estão na lista dos alimentos que mais podem causar alergias.

E você, tem alergia a algum alimento desses? Comente!

Entenda como um homem colocou fogo em casa tentando matar uma aranha

Matéria anterior

Duas garotas americanas tentaram matar e beber sangue de colega

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.