Ciência e TecnologiaCuriosidades

7 coisas que você não sabia sobre o homem que viveu durante um ano no espaço

0
Official portrait of Expedition 45/46 long duration astronaut Scott Kelly in EMU. Photo Date: August 11, 2014. Location: Building 8, Room 183 - Photo Studio. Photographer: Robert Markowitz

Desde 1996, Scotty Kelly e Mark Kelly começaram trabalhar como astronautas da NASA. E desde então, têm sido essências para vários estudos no espaço. Mark chegou a ficar 54 dias no espaço, mas logo depois, decidiu se aposentar das viagens espaciais para cuidar de sua mulher que havia sofrido uma tentativa de assassinato.

Mesmo assim, Mark continuou trabalhando na NASA e se tornou crucial para o projeto “Estudo dos Gêmeos”. O objetivo era analisar quais efeitos o espaço tinha sobre o corpo humano. Por isso, seu irmão Scotty Kelly passou 342 dias no espaço realizando exames e medições de todo o tipo que, por sua vez, eram todos comparados aos de seu irmão, para saber quais as influências do espaço em nosso corpo.

Confira agora alguns dos efeitos que o espaço teve em Scotty.

1 – Alguns centímetros a mais

Scotty era adulto e completamente desenvolvido. Mesmo assim, enquanto estava no espaço, cresceu cerca de 3,8 centímetros. Isso acontece porque quando se está no espaço, não existe força da gravidade para nos puxar para baixo. Isso permite que nossos discos espinhais se expandam. No entanto, ao voltar para a Terra, a altura volta ao normal instantaneamente, já que a gravidade volta a atuar.

2 – Dores no corpo

Scotty relatou que quando entrou na atmosfera começou a sentir inúmeras dores e sua pele parecia estar queimando. A explicação para isso é que após passar um ano no espaço, seu corpo não estava mais habituado a ser puxado para baixo (de novo a gravidade). Já a queimação se deve aos produtos químicos liberados em nossa atmosfera, com os quais o astronauta não estava mais habituado.

3 – Afetou seus hábitos alimentares

Depois de 342 dias no espaço comendo comidas liofilizadas, ou seja desidratadas, ao chegar na Terra, a única coisa que Scotty pediu para comer foi uma banana e ele só conseguiu comer a metade dela.

4 – Poluição da Terra

Scotty conseguiu ver ao longo do ano a ação da poluição na Terra. Além disso, ele conseguiu notar as mudanças climáticas bruscas que ocorreram em algumas regiões.

5 – Não foram apenas 342 dias

Scotty já era astronauta e já havia realizado outras diversas viagens antes dessa. No total, ele passou cerca 522 dias fora da Terra em repetidas viagens que realizou para o espaço.

6 – Dificuldade de Circulação e inchaço

Novamente a gravidade influenciado no corpo humano. Além de nos puxar para baixo, a gravidade também ajuda na circulação do sangue. A falta dela, deixou o rosto de Scotty inchado, já que o sangue não descia para suas pernas com tanta facilidade.

7 – Estudos

Durante todo o tempo que esteve no espaço, Scotty realizou uma rotina puxada, que envolvia exercícios e uma alimentação balanceada (na medida do possível com as comidas desidratadas). Sempre se media e pesava, para que todas as ações que o espaço tivesse sobre seu corpo pudessem ser analisadas e comparadas com o seu irmão, Mark.

7 melhores teorias sobre os vilões dos filmes da Marvel

Matéria anterior

NASA oficializa plano de mandar humanos para Marte em 3 partes

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar