• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 descobertas surpreendentes feitas em Pompeia

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      12/08/19 às 18h33

A Pompeia foi uma antiga cidade do império Romano. A cidade foi completamente destruída depois a erupção do vulcão Vesúvio, no ano de 79. Depois disso, a intensa chuva de cinzas apagou a cidade por completo. Até que, em 1700, a cidade romana foi escavada pela primeira vez, nos presenteando com milhares de achados incríveis. Muitos desses que vieram a mudar nossa compreensão sobre a cultura romana antiga e nos ajudaram a entender melhor o passado desse povo.

De lá para cá, foram muitas descobertas importantes, muitos artefatos, estátuas e outros objetos. E pelo visto, ainda há muito o que se descobrir lá. De fato, não há como negar a importância arqueológica da cidade de Pompeia. Até porque ela tem sido uma fonte de descobertas fundamentais sobre a compreensão do mundo romano. Só no ano passado, duas grandes descobertas foram feitas na cidade. Confira a seguir, 7 descobertas mais surpreendentes feitas em Pompeia.

1 - A Vila dos Mistérios

A Vila dos Mistérios é uma antiga vila romana que, provavelmente, foi o lar de uma família romana bem abastada. A casa tinha mais de 200 anos na época da erupção do vulcão. Mas conseguiu sobreviver ao tempo, em condições relativamente boas. O local foi descoberto em 1909, e embora tenha alguns elementos bastantes vulneráveis, grande parte das suas paredes e tetos apenas tem alguns danos. No entanto, o achado mais interessante naquela antiga casa foram os afrescos (espécies de pinturas em mural) praticamente intactos.  Hoje, eles são alguns dos exemplos mais conhecidos da pintura romana.

2 - Os restos de Cavalos

Em 2018, uma equipe de pesquisadores estava escavando alguns estábulos quando encontraram os corpos de, pelo menos, três cavalos que foram enterrados pela cinza da erupção. Embora seja uma ocorrência trágica, esse achado se mostrou muito útil para os historiadores. Possivelmente, eles seriam usados em uma tentativa de fuga da erupção vulcânica, o que não aconteceu. Mas mesmo que os restos mortais dos cavalos estejam muito danificados, no futuro, eles podem ajudar a esclarecer com precisão qual equipamento os romanos usavam para cavalgar naquela época.

3 - Uma lavanderia romana

Arqueólogos restauraram um antigo prédio romano encontrado na Pompeia e descobriram o que o edifício se tratava de uma espécie de lavanderia. A instalação hoje é aberta ao público, onde qualquer um pode visitar e ver de perto como era uma lavanderia romana. O lugar conta com grandes banheiras e uma prensa que, provavelmente, teria sido usada para passar as roupas. Além disso, o prédio também tinha várias bacias de pedra que foram usadas para tingimento.

4 - Santuário

Em 2018, também foi descoberto um santuário perfeitamente preservado. O local foi encontrado em uma região que, até então, não tinha sido escavada na cidade. Por incrível que pareça, a mesma cinza vulcânica que enterrou Pompeia protegeu o santuário da erosão da água, do ar e do sol. Graças às cinzas, as pinturas das paredes foram conservadas praticamente intactas. A pequena sala, que se acredita ter sido um santuário romano, está repleta de pinturas diversas. As quais mostram as principais representações religiosas da época. Em uma delas, é possível ver uma cena de caça em um fundo vermelho, onde aparece um homem com uma cabeça de cachorro. Os historiadores acreditam que pode ser uma interpretação romana do deus egípcio Anúbis.

5 - Banhos de Stabian

Os chamados banhos de Stabian são os mais antigos banheiros em Pompeia. Construídos por volta do ano 120 a.C, esses lugares de banhos contam com duas seções diferentes, uma ala feminina e outra masculina. Até hoje, os banhos de Stabian mantêm o seu gesso romano original, assim como as decorações e o teto, que sobreviveu ao desastre e a todos esses anos. Essa descoberta revelou um pouco mais sobre os hábitos cotidianos dos romanos.

6 - Museu erótico secreto

Em 1800, logo após começarem a escavar Pompeia, os escavadores encontraram afrescos e estátuas que, na opinião deles, eram indecentes e imorais. Então, o rei de Nápoles construiu um museu secreto, que só poderia ser visto por homens de extrema moral. Muitas obras de arte, consideradas eróticas encontradas na Pompeia, foram removidas de lá e levadas para serem escondidas neste museu secreto. Lá, estão alguns achados que, até hoje, são considerados questionáveis pelos mais conservadores. Entre eles, uma coleção inteira de pênis de pedra não circuncidados e um sátiro (ser metade bode e metade homem) acasalando com uma cabra fêmea.

7 - Um bordel

Os bordéis eram um comércio legal na Roma Antiga, e a prostituição não era vista como um tabu. Em uma dessas descobertas, em Pompeia, foi a localização de um desses bordéis, em estado preservado. O mais curioso foi as pinturas encontradas nesse bordel. Aparentemente, os afrescos em sua sala principal eram usados como uma espécie de menu, de quais serviços eram oferecidos naquele estabelecimento. As pinturas nas paredes mostram uma grande variedade de serviços e posições sexuais. Chamado de Lupanare, o bordel tinha dois andares, com 10 quarto e um banheiro. Aparentemente, o edifício foi construído apenas alguns anos antes do desastre.

E você, o que achou dessas descobertas? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+