Curiosidades

7 doenças que todo pai deveria conhecer

0

As crianças são muito propensas a contrair algumas doenças por meio de bactérias e vírus. Isso acontece porque o sistema imunológico delas ainda não está completamente desenvolvido e, por conta disso, são mais susceptíveis aos vírus.

É por conta dessa fragilidade que os pais devem conhecer algumas doenças e saber identificá-las. Já que em alguns casos, essas infecções podem evoluir para quadros mais graves, que podem trazer muito sofrimento para os pequenos.

Confira agora algumas das principais doenças que afetam as crianças e que os pais deveriam saber identificar.

1 – Coqueluche

Essa é uma doença infecciosa altamente contagiosa. No início é difícil distinguir de um resfriado, no entanto, há alguns sintomas em específico que ajudam a diferenciar. Febre e calafrios, nariz escorrendo e apneia do sono. É importante diagnosticar o mais rápido possível, já que após 1/2 semanas, os sintomas pioram ainda mais. A criança pode até vomitar de tanto tossir. Existe uma vacina preventiva que impede que os bebês sejam contaminados.

2 – Amigdalite aguda

As amígdalas ficam localizadas no fundo da garganta e têm função de impedir uma infecção em nosso corpo. No entanto, elas mesmas podem ser infeccionadas, por meio de vírus ou bactérias. Os principais sintomas são a dor de garganta, dor ao engolir, febre, dor de cabeça e mau hálito. Quando não tratada, a infecção pode se espalhar pelo corpo e também pode causar outras doenças no trato respiratório. A amigdalite bacteriana é tratada apenas com antibióticos.

3 – Febre escarlatina

A febre escarlatina é uma infecção bacteriana, que causa pequenas erupções vermelhas na pele das crianças. É causada pela bactéria estreptococos pelo ar, ou por meio de itens domésticos. Os principais sintomas são febre acima de 38 graus, dor de garganta, dificuldade para engolir, manchas vermelhas na pele e língua esbranquiçada. É preciso tratar a infecção com antibióticos.

4 – Laringite

A laringite é uma doença que afeta as cordas vocais. Ocorre por conta de vírus ou uso excessivo das cordas. Alguns sintomas são a rouquidão, febre, calafrios e chiado no peito durante a noite. Inchaço na região também é frequente. Em crianças a doença pode ser realmente grave pois pode colocar a criança em risco de vida. Estamos falando da crupe, que é causada geralmente pelo vírus da parainfluenza. Outro sintoma gravíssimo é a dificuldade de respirar, nesse caso, deve-se buscar um médico imediatamente.

5 – Bronquite

A bronquite aguda pode ocorrer após um resfriado ou por conta de vírus, poeira, gases tóxicos ou bactéria. Os sintomas são muito similares com os da gripe. Coriza, tosse seca, dores musculares e até faltas de ar. O não tratamento da bronquite pode fazer com que a doença evolua para uma pneumonia.

6 – Alergia

A alergia pode se desenvolver em poucos minutos, no entanto, os sintomas costumam aparecer horas mais tarde. Os sintomas são semelhantes com os da gripe: tosse, coriza e congestão nasal. Quando existir a suspeita de a criança ser alérgica a algo, é importante consultar um médico para realizar os testes. Caso não tratada, a alergia pode se desenvolver para outras doenças, a asma é um exemplo delas.

7 – Otite

A otite é uma inflamação que ocorre no ouvido ou no tímpano. Geralmente é causada pela entrada de microrganismos na orelha, que causam o acúmulo de pus e muita dor de ouvido. Alguns sintomas em bebês são a falta de apetite, irritação e secreções saindo da orelha. É importante procurar um médico, já que o tratamento requer o uso de antibióticos.

Esses são alguns truques que podem aumentar a duração do seu perfume

Artigo anterior

7 serial killers que cometeram erros diante dos tribunais

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido