Curiosidades

7 erros de engenharia que entraram para a história

0

A humanidade, mesmo com todos os seus gênios e surpreendentes realizações, ainda está longe de ser infalível. Tanto que, vários acidentes acontecem. Contudo, quando esses acidentes são no mundo da engenharia, os erros, por menores que eles sejam, podem ter consequências bem graves. Justamente por isso que para uma obra ou monumento é preciso um planejamento detalhado para garantir estabilidade e segurança.

Mesmo sabendo disso, no decorrer da história, alguns desastres foram vistos por conta de grandes falhas em projetos. Eles vão desde o uso de materiais baratos e de uma má qualidade, até a pressa para que a obra fosse concluída e por conta de negligência humana. Mostramos aqui alguns desses erros que entraram para a história.

1 – Chernobyl

Nos dias 25 e 26 de abril de 1986 aconteceu o maior desastre nuclear da história. O desastre foi em Pripyat, na antiga União Soviética, território que atualmente pertence à Ucrânia. E durante muito tempo a cidade ficou abandonada por conta dos altos níveis de radiação na área.

Segundo o World Nuclear Association, entre as possíveis causas do acidente estavam o design defeituoso de um reator e funcionários mal treinados. E em 2019, a região voltou a ficar em pauta por conta da minissérie “Chernobyl”, da HBO, e foi o ano com mais turistas no local.

2 – Titanic

O navio que teoricamente era “inafundável” afundou no dia 14 de abril de 1912. Nesse acidente foram vários os fatores que contribuíram para sua ocorrência. Como por exemplo, erros no design do navio.

Como as placas de ferro que seguravam as chapas de aço da proa e da traseira, que eram bem fracas. Esse erro fez com que o navio se partisse ao meio depois que bateu em um iceberg.

3 – Challenger

O ônibus espacial Challenger explodiu no ar 73 segundos depois do seu lançamento. O acidente aconteceu no dia 28 de janeiro de 1986 e acabou matando todos os sete tripulantes a bordo.

Dentre as causas desse desastre, se detectou uma falha em uma anilha que selava o propulsor da espaçonave. De acordo com o relatório oficial, esse dano na peça estaria relacionado com um design defeituoso que provocou o acidente.

4 – Torre de Pisa

Esse é um dos monumentos mais populares e conhecidos da Itália. Ela é inclinada porque foi construída sobre um solo instável de barro e areia. Ao longo dos anos várias intervenções foram feitas no monumento para que ele ficasse seguro.

5 – Aeroporto de Paris

Em 2004, o teto do Terminal 2E do Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle desmoronou. Essa tragédia na França aconteceu por conta de um erro de engenharia. O teto do aeroporto não tinha força suficiente para aguentar os pilares de metal pesados que estavam sobre ele.

6 – Ponte de Quebec

Essa ponte teve não apenas um, mas dois desastres. Ela desabou em 1907 e 1916. Os acidentes aconteceram porque, logo nos primeiros estágios do planejamento do projeto não se verificou de forma adequada os cálculos. Ou seja, a ponte não tinha condições de aguentar a capacidade máxima de carga.

7 – Brumadinho

No final de janeiro de 2019, o Brasil ficou em luto por conta do rompimento da barragem na cidade de Brumadinho, Minas Gerais. A tragédia deixou centenas de mortos e desaparecidos. E até os dias atuais ainda não se sabe a razão técnica que causou. Mas aconteceu uma troca de acusações entre as empresas “Vale” e “Tüv Süd” a respeito de quem seria a culpada pelo desastre.

A dona da barragem era a “Vale”, e a “Tüv Süd” foi uma empresa alemã contratada para fazer a inspeção da estrutura. As duas empresas travaram uma batalha para dizer de quem era a culpa. No entanto, de acordo com investigações do “El País”, existiam linhas de investigação que apontavam que as duas empresas sabiam dos riscos e teriam assumido as consequências da ruptura da represa.

Fonte: https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/erros-da-engenharia-que-entraram-para-a-hist%c3%b3ria/ss-AAQmsP1?li=BB1clQGu#image=31

Esse implante cerebral conseguiu traduzir os pensamentos de um homem paralisado em texto com 94% de precisão

Artigo anterior

7 filmes sobre desastres naturais

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido