Curiosidades

7 fatos sobre saúde que você aprendeu na escola, mas que são falsos

0

Aproximadamente 12 anos da vida de alguém, ao menos para a maioria das pessoas, são passados na escola. Frequentar o colégio é importante, pois é onde a criança é preparada para o futuro. E é onde o ser humano recebe o conhecimento necessário para enfrentar os obstáculos que surgem no caminho. Mas também é onde aprendemos várias coisas que, em centenas de casos, não levaremos para a vida. Ou então que não aplicaremos em nosso cotidiano. Quando começamos a estudar, pensamos que as coisas que os professores nos ensinam são verdades absolutas e imutáveis. Mas não é bem assim.

Aprendemos algumas coisas sobre saúde em nossa passagem pela escola. Entre esses conteúdos o que diz que alimentos com baixo teor de gordura são sempre melhores do que os com mais gordura. Ou ainda que beber leite faz os ossos ficarem mais forte. E ainda que quando você está hidratado, a sua urina fica mais clara e aparentemente limpa. Nem sempre essas coisas são reais. E mostramos aqui algumas outras informações que aprendemos sobre saúde e que não são verdades.

1 – Reabastecer com eletrólitos

Quase todos nós já ouvimos que, depois de um treino, tomar bebidas de desempenho com eletrólitos, como Gatorade, faz bem para nós. Mas a verdade é que elas não fazem nada de especial para o seu corpo.

“Atletas que perdem mais massa corporal durante as maratonas, ultra maratonas e triatlos de Ironman são geralmente os mais bem-sucedidos. O que sugere que as perdas de fluidos não estão tão intimamente ligadas ao desempenho como afirmam os fabricantes de bebidas esportivas”, disse a jornalista Christie Aschwanden.

Segundo o que a jornalista explica, o cérebro é perfeitamente capaz de regular eletrólitos como o sal no corpo por conta própria.

2 – Xixi mais claro tem mais água bebida

Um ensinamento que sempre nos foi passado é o de que, conforme nós estamos mais hidratados, mais o nosso xixi ficará “limpo”. A verdade é que nosso corpo tem um centro de sede no cérebro que regula a quantidade de água que precisamos, e ele é super sintonizado. Então, a melhor forma de sempre estar hidratado é ouvir sua sede e beber quanto tiver vontade.

A cor da urina não é uma coisa com a qual nós precisamos nos preocupar. A cor amarela clara, ou parecida com palha, pode indicar que você está realmente bem hidratado, mas a tonalidade ser escura não necessariamente significa que há motivo para pânico.

“O xixi escuro pode significar que você está com pouco líquido. Mas também pode significar que seus rins estão mantendo sua osmolaridade plasmática sob controle conservando a água”, disse Aschwanden.

3 – Café da manhã é a refeição mais importante

“Muitos, se não a maioria, dos estudos demonstrando que os consumidores de café da manhã são mais saudáveis ​​e gerenciam melhor o peso do que os que não comem café da manhã foram patrocinados pela Kellogg ou outras empresas de café da manhã. Organizações cujos negócios dependem de pessoas que acreditam que o café da manhã significa cereal pronto”, escreveu a especialista Marion Nestle.

O que sempre ouvimos e aprendemos é que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Mas a verdade é que qualquer padrão alimentar pode dar uma vida saudável para os seus praticantes se incluir vegetais, frutas e equilibrar as calorias, além de não inserir muitos itens de fast food.

Uma recomendação real dos nutricionistas é que as pessoas comam alguma coisa nas primeiras duas ou três horas do dia, para evitar que fiquem de mal humor ou irritadas.

4 – Suco de fruta natural é uma escolha saudável

Em um estudo, feito com mais de 13.400 americanos, ficou provado que, para cada 354 mililitros adicionais de suco que se bebe por dia, aumenta-se potencialmente o risco de morte, algo por volta de 24% maior.
Os especialistas não ficaram surpresos. Já que o açúcar de bebidas açucaradas é processado de maneira igual ao do suco de frutas. O suco não satisfaz nossa barriga do mesmo jeito que um pedaço de fruta faz.

“É basicamente açúcar e água, e nenhuma proteína ou gordura para neutralizar esse metabolismo”, disse Jean Welsh, professor de Nutrição da Universidade Emory.

5 – Lanches são saudáveis

Os lanches entre as refeições podem ser um hábito saudável porque nos impedem de comer muito nas refeições principais. Mas segundo pesquisas, colocar os lanches na rotina diária não necessariamente são a melhor opção para a saúde em relação a comer três refeições por dia.

Além do que, vários salgadinhos que escolhemos para comer não são bons para a saúde. Podendo ser ricos em açúcar e estarem ligados ao ganho de peso.

“Quando você come alimentos saudáveis você se sente satisfeito mais cedo. Seu corpo se sente nutrido. Você realmente tem os nutrientes que precisa e com o tempo você pode ter menos desejos”, disse Ocean Robbins.

6 – Pirâmide alimentar como guia

Essa pirâmide alimentar, que vemos desde cedo na escola, sugere que existe uma estratégia ideal para a alimentação saudável. E que todas as pessoas podem seguir. Mas os pesquisadores têm descobertos com seus constantes estudos que o que funciona para uma pessoa, pode não ser o mais indicado para outro.

Os nossos corpos são diferentes e respondem diferentemente às gorduras e carboidratos ingeridos. E o que pode ser uma fonte estável de energia para uma pessoa pode subir os níveis de açúcar no sangue de outra. Mas o que todos os especialistas concordam é que as pessoas podem se beneficiar com uma alimentação menos processada.

7 – Iogurte é sempre uma escolha saudável

Quando pensamos em um snack que pode ser saudável, pensamos em iogurtes. Mas acontece que a maioria deles é pré-embalado com açúcar. Se você gosta de iogurtes, o melhor é evitar aqueles que são saborizados.

Escolha um simples e polvilhe nozes, sementes, frutas ou especiarias, como canela ou noz-moscada, no topo para que possa obter mais sabor.

Saiba as principais diferenças entre o anime original e a versão da Netflix de Evangelion

Matéria anterior

A trajetória inacreditável do corpo de Evita Perón

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar