• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 imagens que mostram a evolução dos foguetes da SpaceX

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      27/06/19 às 15h39

A SpaceX mudou o que todos nós pensávamos sobre viagens espaciais. Recentemente, o enorme foguete Falcon Heavy completou sua primeira missão comercial sem problemas aparentes, e o projeto está prestes a levar os astronautas norte americanos até a Estação Espacial Internacional (ISS). Fundada em 2002, a SpaceX é uma empresa de sistema aeroespaciais e de serviço de transporte espacial. Ela foi criada pelo empresário de tecnologia Elon Musk, sendo agora seu CEO e designer-chefe. A SpaceX tem 6 mil funcionários e está sediada em Hawthorne, Califórnia. A estrutura abarca uma fábrica e um ambiente para lançamentos no sul do Texas/EUA. De 2002 para cá, muitos experimentos, invenções espaciais, remodelagem e aterrissagens de testes rumo à Marte já aconteceram. Os processos evolutivos, a cada nova experimentação, são notáveis. Por isso, preparamos uma lista com 7 imagens que mostram a evolução dos foguetes da SpaceX.

A empresa começou no período em que Elon Musk deu os primeiros passos em sua grande ambição de realizar missões em Marte. Mais de 15 anos depois, a empresa está muito além da fase de startups espaciais. As evoluções são realmente significativas e um tanto quanto assustadoras.

1- Falcon 1

O Falcon 1 foi o primeiro foguete fabricado pela SpaceX, com pretensão de transportar 670 kg para a órbita baixa da Terra. Depois de três falhas de lançamento, entre 2006 e 2009, Falcon 1 enviou uma carga fictícia para o espaço em 29 de setembro de 2008. Seu último lançamento aconteceu em 14 de julho de 2009, e colocou RazakSAT, um satélite malaio de observação da Terra, em órbita.

2- Desenvolvendo o Falcon 9

Várias empresas demonstraram interesse em foguetes mais resistentes. Os responsáveis pela SpaceX tinham considerado o desenvolvimento de um foguete intermediário chamado Falcon 5. No entanto, em vez disso, já começaram a trabalhar no Falcon 9.

Este foguete pode enviar uma carga útil para a órbita baixa da Terra, pesando até 13.150 kg. A SpaceX anunciou pela primeira vez os planos para o Falcon 9 no ano de 2005. A empresa fomentou o primeiro voo da Falcon 9 em 7 de junho de 2010, pela Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida. Essa é uma das imagens que mostram a evolução dos foguetes da SpaceX.

3- Aterrissagem da Zona 1

O primeiro teste bem sucedido da SpaceX na aterrissagem da Zona 1, em 21 de dezembro de 2015, foi aclamado como um marco para a reutilização de foguetes. Entretanto, a empresa ainda tentou melhorar essa conquista. A SpaceX experimentou uma mistura de desembarques oceânicos bem sucedidos e fracassados, ??em 2014 e 2015.

4- Projeto Dragon

Os primeiros 18 meses do desenvolvimento do navio cargueiro Dragon foram mantidos em segredo. Então, em março de 2006, a empresa oficializou publicamente o projeto, quando apresentara uma proposta para o programa de demonstração do Serviço de Transporte Orbital Comercial (COTS) da NASA.

O objetivo final era desenvolver uma espaçonave privada para transportar carga à Estação Espacial Internacional. Essa é uma das imagens que mostram a evolução dos foguetes da SpaceX.

5- Veículo de desenvolvimento reutilizável: Falcon 9

A SpaceX anunciou um veículo de desenvolvimento reutilizável em 2012, que foi baseado na primeira etapa do Falcon 9. A empresa realizou cinco voos entre abril e agosto de 2014, com a altitude máxima excedendo 1 km. O último booster, lançado em 22 de agosto de 2014, explodiu por causa de um sensor bloqueado.

6- Voo inaugural do Falcon Heavy

O foguete Falcon Heavy, uma versão mais resistente da categoria Falcon, teve um voo de estreia bem sucedido em 6 de fevereiro de 2018, com lançamento do Pad 39A da NASA, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O foguete lançou com sucesso um carro Tesla no espaço.

Falcon Heavy tem 70 metros de altura e pode levantar quase 64 toneladas métricas de carga para a órbita baixa da Terra. Isso é o dobro do que seu concorrente mais próximo, o Delta IV Heavy da United Launch Alliance, pode colocar em órbita. Essa é uma das imagens que mostram a evolução dos foguetes da SpaceX.

7- Starship e Super Heavy

Starship e Super Heavy compõem um sistema futurista destinado à exploração de Marte. Nas configurações do seu Planeta Vermelho, o BFR terá 106 metros de altura (incluindo a espaçonave) e será capaz de trazer 150 toneladas para a órbita baixa da Terra. Cada foguete reutilizável transportará cerca de 100 pessoas.

Musk disse que planeja usar este foguete em frotas, levando centenas ou milhares de passageiros de uma só vez à Marte. Na década de 2020, ele também planeja interromper todas as linhas de Falcon, exceto para BFR, que realizaria todos os tipos de missões. Os destinos iriam de Marte até órbitas que lançariam satélites próximos da Terra.

Próxima Matéria
Via   space     techradar  
Imagens SpaceX urrf.us
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+