Curiosidades

7 ingredientes nojentos que fazem parte das coisas que você come (e você não fazia ideia)

0

Existem ingredientes tão nojentos que fazem parte das coisas que você come e que você não fazia ideia. Sabe aquele doce, sanduíche ou mesmo alimento que você gosta de consumir? Saiba que ele pode ter ingredientes nojentos.

Você sabe quais são os ingredientes perigosos que estão escondidos na sua pasta de dentes? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já explicamos para você. Confira aqui.

Na carne, batata frita, nos sanduíches, nos pratos de comida vendidos, em muitos alimentos você encontra substâncias embutidas que são nojentas. Será que você já reconheceu alguma?

Confira a listinha que nossa redação produziu para você sobre alguns ingredientes nojentos que fazem parte das coisas que você come e não fazia nem ideia:

1 – Carne processada –  Nuggets

como-fazer-nuggets-de-frango-crocante-01

A carne de hambúrgers e nuggets são feitas pelos restos de carnes grudadas em ossos de animais. Sabe aqueles restinhos de carnes que não foram desossados para ser embalados e sobraram de alguma peça?

A indústria pega estes restos e os processa para que produtos como nuggets, salsicha e até hambúrger sejam fabricados.

2 – Propilenoglicol – Refrigerante

Refrigerantes-que-gostaríamos-que-ainda-existissem-1-850x479

Ele é utilizado como um solvente, umectante e conservante, para funcionar como um antibacteriano. O propilenoglicol também é utilizado na fabricação de preservativos, refrigerantes, molho para salada e cerveja.

Além dele, o refrigerante contém o Benzoato de sódio, uma substância responsável pelo formigamento na garganta quando você ingere a bebida.

3 – Sulfato de amônia

Como-o-Fermento-Funciona-Químico-e-Biológico

O sulfato de amônia é obtido por meio da queima de carvão ou em aberturas vulcânicas. Esse ingrediente tem presença forte em fast-foods e é usado na panificação como um complemento do fermento.

Ele também é utilizado como fertilizante para solos alcalinos e é adicionado em pesticidas.

4 – Dimetilpolissiloxano – Batata Frita

20140218194821__batata_frita

Se você gosta da batata frita do McDonald’s, saiba que você ingere um composto à base de petróleo como o dimetilpolissiloxano. Ele é um tipo de silicone que não é tóxico e faz com que aquela espuma no óleo não apareça, durante o processo de fritura das batatinhas.

Além disso, as batatas do McDonald’s possuem um antioxidante que preserva o alimento chamado butilhidroquinona (TBHQ).

5 – Kani-Kama – Resto de peixes

kanikama

O famoso kani-kama é feito com carne de peixe. O seu significado, em japonês, é caranguejo por conta da aromatização em extrato ou carne de caranguejo.

O principal ingrediente usado no kani-kama é a carne feita de surimi e a massa de carne de outros peixes bem brancos oriundos de mares mais gelados. Além disso, é adicionado ao kani-kama amido de trigo, clara de ovo, açúcar e corante alimentício vermelho para dar o tom de rosado no alimento.

6 – Gelatina – Ossos e peles de porcos e vacas

gelatinas

De acordo com o hypescience, “A gelatina em si é uma coleção de proteínas longas e fibrosas de origem animal chamadas colágeno, que se unem em estruturas helicoidais de três filamentos – semelhantes às hélices duplas de DNA. O colágeno na gelatina é extraído ao ferver os ossos e peles de animais processados ​​por sua carne (geralmente vacas e porcos). Mas cascos são feitos de uma proteína diferente, a queratina, que não pode produzir gelatina.
O processo industrial começa com a preparação das raspas dessa pele.”

Depois disso, eles moem, esterilizam e o resultado é um pó incolor pronto para o uso.

7 – Azodicarbonamida – Alimentos congelados

14212605698816

A Azodicarbonamida está presente em vários alimentos congelados que as pessoas consomem, como lasanhas, tortas etc. A substância química, em sua forma mais pura, é prejudicial e pode causar asma.

Mas agradeça à ANVISA pois atualmente elas possuem apenas 45 partes por milhão de azodicarbonamida, então o risco de desenvolvimento da doença é bem mais baixo.

O que você achou destes alimentos? Mande seu comentário para gente!

7 tipos de coisas que só os homens acham sexy

Matéria anterior

8 canibais que descreveram o gosto da carne humana

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.