Ciência e TecnologiaEntretenimento

7 invenções de 2015 que são melhores do que em “De Volta para o Futuro”

0

Foi um longo tempo de espera, mas finalmente chegou o dia tão esperado pelos fãs da trilogia De Volta para o Futuro, da década de 1980: 21 de outubro foi o dia em que Marty McFly chegou ao futuro, como foi visto no segundo filme, e mesmo quem nunca assistiu a trilogia ficou sabendo.

Infelizmente, para muitos de nós, a realidade de 2015 é muito inferior em termos de tecnologia do que é apresentado pelo filme – pelo menos em alguns aspectos. Quero dizer, não temos carros voadores ou hoverboards (ainda), e isto pode ser um bocado decepcionante. Antes que você fique triste, no entanto, lembre-se que nem tudo está perdido. Algumas de nossas invenções são ainda melhores que aquelas apresentadas no longa, como é o caso dos 7 itens que você confere abaixo.

7 – Vídeo-chamadas

5

Em De Volta para o Futuro II, Marty é demitido por seu chefe durante uma vídeo-chamada que lembra muito o Skype ou FaceTime. Claro, nós já dominamos este meio de comunicação há algum tempo, e ainda fomos além, desenvolvendo um software de tradução em tempo real, que permite que as pessoas mantenham conversas de vídeo ao vivo em diferentes idiomas.

6 – Aparelhos portáteis

Professor

Alguns dos aparelhos portáteis do filme não são lá essas coisas visualmente, mas têm muito em comum com os que realmente existem. Em um cana, Doc dirige o DeLorean com um par de óculos prata terrível que se conecta à algumas câmeras ao redor do carro que lhe fornecem informação em tempo real. Ele também usa um dispositivo de mão que se parece muito com um smartphone para obter informações.

Bom, nós já temos celulares super modernos e até mesmo óculos inteligentes como o Google Glass que, além de serem lindos, nos dão acesso a praticamente todo o conhecimento existente, bem como uns aos outros, a qualquer hora que quisermos. O próprio roteirista e coprodutor da trilogia, Bob Gale, contou ao The Hollywood Reporter que não imaginava que conseguiríamos ser capazes de reunir, em um mesmo aparelho, um computador, uma câmera, um gravador, uma calculadora, uma lanterna…

5 – Scanner de impressão digital

4

Em outra cena do filme, Biff paga um táxi apenas usando sua impressão digital. Não estamos nesse estágio ainda, mas o Apple Pay já deixa as pessoas pagarem contas simplesmente tocando seus iPhones ativados por impressão digital. A Suécia também está tentando se livrar do dinheiro em espécie por completo. Além disto, nós já usamos digitalização de impressão digital para muita coisa do dia a dia, como em aeroportos, portarias, boates e até mesmo fechaduras.

4 – Drones

3

Não temos drones que levam cachorros para passear como no filme (precisa disso?), mas temos uma boa quantidade de robôs voadores que são capazes de capturar imagens do alto, monitorar doenças, liberar armas e plantar árvores, algo muito mais avançado e fora da imaginação dos criadores da trilogia. Bob Gale afirmou que os drones foram apenas uma piada, e jamais imaginou que eles realmente existiriam.

3 – Telas de TV e o 3D

Tubarão

As telas que vemos em De Volta para o Futuro II eram bastante ambiciosas para a época. Mesmo assim, esta foi uma previsão que se concretizou, já que esta tecnologia realmente existe. Na verdade,  nós ainda a superamos, uma vez que conseguimos inventar até telas dobráveis e curvas. O incrível holograma 3D de “Tubarão 19” é outro momento em que a série acertou, embora mostre de uma forma diferente como a tecnologia 3D realmente é. Nem precisamos ir ao cinema para isto, já que existem televisões e até mesmo computadores que possuem esta função.

2 – Tênis que se amarram sozinhos

Tênis

Este certamente foi um dos pontos mais esperados, e a Nike realmente levou o projeto adiante. Ainda assim, eles são mais divertidos do que práticos, e não são lá muito úteis. O que o filme não previu foram exoesqueletos – trajes capazes de dar força sobre-humana e velocidade a seres humanos, além de poder restaurar a mobilidade em deficientes físicos, que já estão em desenvolvimento.

1 – Exploração espacial

2

“De Volta para o Futuro” não chegou a mencionar nenhum tipo de exploração espacial, e isso definitivamente foi uma das coisas mais legais de 2015 – fizemos o tipo de progresso que os autores da trilogia nem foram capazes de imaginar em 1989. Só para começar, levamos sondas a Marte e já estamos planejando enviar seres humanos para lá nas próximas duas décadas. Também fomos capazes de pousar uma sonda em uma cometa a 135 mil quilômetros por hora. Descobrimos planetas fora do nosso sistema solar, água em Marte e Plutão, e estamos mais próximos de encontrar alienígenas do que nunca.

Fonte: Science Alert

As 9 tradições pós-morte mais estranhas do mundo

Matéria anterior

Como você colocaria uma girafa na geladeira?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione o atalho da Fatos Desconhecidos na sua home
Install