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7 maiores mitos sobre o sono

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      12/03/19 às 18h13

Talvez uma das coisas que todos os seres humanos têm em comum é a necessidade de dormir. Independente de como fazemos isso, dormir está em nossa rotina diária. No entanto, apesar de ser comum a todos, há uma série de questões e dúvidas sobre o assunto. As horas necessárias para ter um bom sono, a posição, o colchão, o horário. Tudo isso é razão para levantar uma série de dúvidas.

Acontece que nem sempre essas dúvidas são respondidas da forma correta e acabam se tornando mitos. Você nem sabe, mas pode estar reproduzindo alguns desses mitos e pode até ter inserido alguns deles na sua rotina noturna. Confira agora algumas dessas lendas que envolvem o sono e se livre delas!

1 - É preciso dormir no mínimo 7 horas por noite

Acontece que as horas de sono necessárias são muito individuais, de acordo com as necessidades individuais. Grande parte das pessoas dorme entre 7 a 8 horas, mas algumas estão prontas para levantar depois de 5 horas apenas. Então se você acorda cedo e não consegue dormir mais, não precisa tentar se forçar a isso. Seu corpo já está recuperado.

2 - Álcool ajuda a dormir

Apesar de um dos primeiros efeitos do álcool ser a sonolência, o álcool não é bom para o sono em si. Mas a verdade é que o álcool dificulta que o corpo entre na fase REM, que é a fase mais profunda do sono. Além disso, o efeito diurético da substância vai fazer com que você acorde várias vezes para ir ao banheiro.

3 - Dormir cedo faz bem

Se você teve um dia longo, cansativo e planeja dormir cedo para se recuperar, saiba que isso não ajuda em nada. O horário em que você vai dormir não faz bem ou mal. O que importa é a qualidade do sono. Por isso, o correto é dormir quando os sinais de sonolência surgirem.

4 - Roupa de cama deve ser branca

Muitas pessoas acreditam que a roupa de cama branca melhora a qualidade do sono. Mas a verdade é completamente inversa. Apesar de a roupa de cama branca ser uma das mais vendidas em todas as lojas, elas podem ser maléficas para o sono. Isso porque elas refletem a luz e alertam o corpo a despertar, mesmo quando não está na hora.

5 - Dormir sozinho é melhor

É normal pensar que a disposição de espaço e o maior conforto melhoram muito a qualidade do sono. Mas a verdade é que dormir com alguém gera o sentimento de segurança e isso interfere diretamente na sensação de relaxamento, que é crucial para entrar na fase do sono profundo.

6 - Deixar de dormir não afeta a saúde

A privação de sono pode ser mais prejudicial do que você imagina. Pular uma noite de sono aumenta os níveis de estresse, o que também aumenta a inflamação na pele. Além disso, se a privação de sono persistir por um tempo significativo, isso pode afetar até mesmo sua memória. Já que é durante o sono que o cérebro se recupera e guarda as informações recebidas durante o dia.

7 - Dormir durante o dia repõe o sono perdido da noite

Se você está assistindo alguma série ou lendo um livro e não quer dormir, já que vai poder repor o sono durante o dia. Bom, talvez  isso não funcione como você planeja. Nosso corpo é ajustado para dormir durante a noite. Quando dormimos durante o dia, o sono é mais leve e de menor qualidade. Por isso quando acordar, a sensação de cansaço poderá ser até pior do que quando você se deitou.

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Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
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