• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 mais violentas revoltas que aconteceram em prisões

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      17/09/18 às 17h00

Rebeliões em penitenciárias acontecem no mundo inteiro. Elas são terrivelmente ruins, não importa em que canto do planeta aconteçam. Essas revoltas são consequências de muitos elementos. Embora algumas vezes tenha como intenção uma fuga em massa, na maioria das vezes as rebeliões são uma reação dos presidiários a realidade precária e desumana na qual estão inseridos. Porém, os motivos podem variar bastante. Uma coisa é certa, não importa qual o motivo da rebelião, na maioria das vezes elas são excessivamente violentas.

Em todos os casos, não importa o tamanho da revolta, ela será controlada e finalizada pelas autoridades responsáveis. Porém, muitas vezes elas deixam marcas e consequências impossíveis de ignorar. Algumas são tão grandes que se tornam históricas devido ao tamanho ou nível de violência. Pensando nisso, listamos para você as 7 mais violentas revoltas que aconteceram em prisões.

1 - Revolta em Alcatraz

A Penitenciária Federal da Ilha de Alcatraz é uma das que mais chama a atenção do mundo. O fato do presídio estar no meio do mar, torna-o inescapável. Porém essa noção foi desafiada em 1946, quando um preso atacou um guarda de repente. Ele, junto a outros 5 detentos, conseguiram roubar armas e desarmar outros guardas na prisão. O plano era o seguinte: primeiro, pegue alguns reféns e depois roube as lanchas da prisão, após isso corra mar a dentro. Mas a porta do pátio da prisão ficou entupida de gente que se aproveitou da situação e eles acabaram ficando presos. Incapazes de escapar, eles decidiram matar algumas testemunhas do tumultos e começaram a disparar tiros para todos os lados, culminando em uma luta contra os guardas, um verdadeiro caos.

2 - A Batalha de Qala-i-Jangi

Depois do trágico 11 de setembro, a Aliança do Norte do Afeganistão capturou 1.000 membros do grupo Taliban e da Al-Qaeda. Porém, alguns desse homens conseguiram contrabandear granadas para dentro da prisão. Lá eles encenaram um ataque suicida, que levou à morte de dois guardas. Mas existe outro caso pior do que esse. Dois integrantes da CIA iniciaram um interrogatório, quando de repente um talibã pegou uma AK-47 e atirou em um guarda. Assim começou uma guerra entre os prisioneiros e os combatentes da Aliança do Norte. Forças Especiais Americanas e Britânicas foram trazidas, mas os prisioneiros continuaram resistindo com sucesso. Soldados tentaram incendiar a prisão, mas falharam. Só depois de algumas mortes o conflito acabou.

3 - Rebelião de Ohio

Em 1993, em uma Unidade Correcional do Sul de Ohio, em Lucasville, uma rebelião foi montada devido a uma união muito improvável feita por três grupos. Três gangues de prisioneiros inusitadas se uniram: a Irmandade Ariana, os muçulmanos sunitas e os Discípulos dos Gângsteres Negros. A tensão surgiu quando as autoridades da prisão anunciaram que os presos deveriam ser vacinados contra a tuberculose. A vacinação uniu a raiva dos três grupos. O motim começou em 11 de abril e durou mais de uma semana até que as autoridades cortassem o recebimento de energia e água. No final, cinco presos foram condenados à morte por cometer assassinato durante o motim.

4 - O motim de Strangeways

Nos anos 1990, em Manchester, na Inglaterra, um longo distúrbio em uma prisão ocorreu com 1.647 prisioneiros. Os detentos de Strangeways reclamavam da condição miserável e da brutalidade na prisão. Até que mais de 300 presos chegaram à capela para o culto matutino de domingo e, enquanto o sermão estava acontecendo, um preso pegou o microfone e chamou os outros para uma revolta. Demorou 25 dias para que o caos diminuísse, mas, enquanto isso, o motim de Strangeways tinha incentivado outros tumultos em escalas menores por toda a Grã-Bretanha.

5 - Revolta de Attica

Em 1971, uma revolta aconteceu na Attica Correctional Facility, em Nova York. Era uma instalação superlotada. Dois presos foram injustamente acusados ??e mandados para suas punições, e essa informação se espalhou entre os outros detentos. No dia seguinte, uma rebelião eclodiu com cerca de mil prisioneiros destruindo o local e levando 42 equipes de funcionários como reféns. A revolta continuou por 4 dias até que a Guarda Nacional invadiu, matando 10 reféns e 29 presos.

6 - Rebelião de Atlanta

Em 1987, por volta de 1.500 prisioneiros cubanos da Penitenciária Federal dos EUA, em Atlanta, se revoltaram. O serviço de imigração havia entrado em um acordo com a penitenciária para levar os criminosos cubanos de volta a Cuba. Porém os presidiários que haviam deixado seus países de origem há alguns anos não gostaram da ideia de voltar para casa. Eles então iniciaram um motim, na tentativa de ocasionar uma fuga em massa. Muitos reféns foram feridos e mortos. No final, eles conseguiram um acordo garantindo-lhes uma audiência justa, antes de serem deportados. Porém, cerca de mil cubanos foram enviados de volta a seus países nos anos que se seguiram.

7 - Carandiru

A rebelião do Carandiru é a mais famosa do Brasil. Ela já foi tema de livros, filme e documentário. A Penitenciária de São Paulo, era apelidada de "o barril de pólvora" e já diziam que ela estava pronta para explodir a qualquer momento. Apesar de ser a maior prisão da América Latina na época, estava superlotada com mais de 7 mil prisioneiros, ao invés de 3 mil que era sua capacidade. Tudo começou com uma disputa de gangues de tráfico de drogas. Não demorou para um motim começar. Cerca de 300 militares foram chamados e imediatamente abriram fogo. 111 prisioneiros foram mortos e vários outros feridos. Até hoje se discute sobre os crimes cometidos contra os direitos humanos nessa rebelião.

E aí, você conhecia todas essas rebeliões? Comenta com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais.

Próxima Matéria
Via   WL  
Imagens AC PPC
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+