Curiosidades

7 marcas de beleza e acessórios feitas e destinadas para mulheres negras

0

Os padrões de beleza mudam com o tempo e a inclusão vai ganhando cada vez mais espaço, conforme passam os dias. Observando o passado podemos ver que o que era visto como bonito no começo dos anos 2000, hoje não é mais. E provavelmente as pessoas que achamos bonitas hoje, serão vistas com outros olhos pelas gerações que estão por vir.

Felizmente, essa mudança mudou como o mercado vê os consumidores. Tanto que uma coisa que faltava no mercado e que de alguns anos para cá vem ganhando mais espaço é a representatividade para pessoas negras.

Os cachos, tranças, maquiagem para pele negra, roupas e acessórios com estampas que remetem ao continente africano ganharam espaço e trouxeram de volta o fator determinante de ser preto: a ancestralidade.

A mudança pode ser vista com uma preocupação da indústria com esses consumidores, que representam 54% da população brasileira, segundo o IBGE. E de acordo com a pesquisa “A Voz e a Vez – Diversidade no Mercado de Consumo e Empreendedorismo”, essa porcentagem movimenta 1,7 trilhão de reais por ano. Com isso é entendido a importância do consumidor se identificar com a marca, se ver representado nas publicidades e nos produtos que vai comprar. Mostramos aqui algumas marcas de cosméticos para cabelo, maquiagem e acessórios especialmente de negros para negros.

1 – Muene Cosméticos

Ela é a linha de maquiagem para mulheres negras e miscigenadas pioneira no Brasil. A marca foi criada há mais de 30 anos por Maria do Carmo Valéiro. A falecida empresária foi motivada pela falta de produtos que atendessem sua demanda. Então ela abandonou sua carreira como advogada para se dedicar aos cosméticos.

A marca tem clientes importantes como Zezé Motta. A loja física da Muene fica no Largo do Paissandu em São Paulo.

2 – DaMinhaCor

Essa marca  chegou ao mercado em janeiro de 2018. Os fundadores da marca, Maurício Delfino e Michele Eduardo, dizem que o único propósito da marca é “ajudar o acesso da população negra e de cabelos afro à produtos que foram pensados e concebidos por nós e para nós”.

A DaMinhaCor tem vários produtos somente para o público negro. Como por exemplo toucas de natação, capelo de formatura, toucas de cozinha, todos pensados e feitos para pessoas com cabelo e tranças afro. Além de uma linha de maquiagem.

3 – Divas Bllack

Essa marca foi criada em 2016 pela gaúcha Rosane Terraggo. Ela nasceu por conta dela, e outras mulheres não se sentirem representadas pelas paletas de maquiagem existentes. Também da necessidade de conseguir suprir essa ausência de produtos para pele negra.

A Divas Bllack tem uma coleção completa de maquiagem. Tendo pigmentos, paleta de sombras, pó translúcido, iluminador, bronzer, gloss e 6 tons de base.

4 – Kabelera

Essa marca que fabrica bonés e fitas para as pessoas com cabelos cacheados, crespos, com tranças ou dreads foi criada por Caio Pereira. Além disso, a Kabelera também produz camisetas personalizadas.

A ideia da marca é fazer com que as pessoas tenham “oportunidade de usar um acessório tão estiloso quanto os nossos cabelos, mas que nunca foi pensado para o nosso tipo de cabelo”.

5 – Makeda Cosméticos

A marca foi criada em 2012 por Sheila Makeda e sua sócia Shirley Leela. Ela é uma marca de produtos e técnicas para cabelos crespos e cacheados. Os cosméticos da marca são todos naturais. Além de ser a cara do Brasil porque tem óleos vegetais e essências especiais.

A Makeda Cosméticos tem vários produtos como shampoo, condicionador, ativador de cachos, umidificador, pomada modeladora e outras coisas.

6 – Negra Rosa

A marca foi criada por Rosangela Silva e tem uma diversidade de produtos tanto para cabelo como maquiagens. A Negra Rosa atende vários tons de pele negra contemplados por bases, corretivos, iluminadores, blushs e outros produtos.

Os produtos da marca trazem com eles “o olhar de uma mulher negra para outra mulher negra  um conceito todo especial para realçar a nossa beleza”.

7 – Soul Brio

Essa marca é pioneira em cosméticos para cabelos com tranças e dreads. As pessoas que tem esse tipo de cabelo sabem os cuidados especiais que são necessários para que os cabelos não fiquem danificados.

Por isso, a linha Soul Brio tem vários shampoos removedores de resíduos, hidratantes, óleo perfumante e umidificador. Os produtos podem ser comprados separadamente ou em kits.

7 maiores arrependimentos dos famosos

Matéria anterior

Cientistas desenvolvem pequenos cérebros para entender a evolução do órgão

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar