• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 melhores dicas para cuidar da sua saúde mental

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      15/02/19 às 18h08

Felizmente, estamos vivendo um momento em que falar sobre saúde mental não é mais um tabu como já foi no passado. As pessoas estão se sentindo mais confortáveis em debater sobre o assunto e procurar ajuda. Até mesmo porque, hoje, as pessoas estão vendo como é importante ter e manter um equilíbrio emocional.

A saúde mental está diretamente ligada a maneira como você se sente e sua capacidade de lidar com os altos e baixos da vida. E estar em sintonia com você mesmo proporciona que você encontre o equilíbrio e desfrute de uma sensação de bem estar, onde você se sente capaz e confiante para enfrentar os seus desafios.

Não menos importante do que cuidar da saúde física, também é necessário estar atento ao seu emocional, e para isso, existem ações que podem te auxiliar para melhorar a sua saúde mental. Mudanças de comportamento e atividades cotidianas podem te ajudar a manter sua mente e corpo ativos e saudáveis. Vamos listar algumas maneiras práticas e simples para cuidar da sua saúde mental.

1 - Pratique exercícios e se alimente bem

Uma dica que vai te ajudar tanto fisicamente como mentalmente. Já foi comprovado que existe uma ligação entre o que comemos e como nos sentimos. E não é somente o efeito imediato causado pelo café ou açúcar, por exemplo. Uma alimentação saudável pode trazer benefícios duradouros para sua saúde mental. É importante se manter ativo, assim a prática de atividades físicas aliada a uma boa alimentação vai te ajudar a manter um corpo saudável. É bem mais fácil se sentir bem quando o seu corpo está bem. E não é necessário muito para isso, não precisa ser um atleta, basta fazer alguma atividade comum do dia a dia, caminhar, dançar, fazer jardinagem, não importa. Desde que seja algo que te coloque em movimento, já será suficiente.

2 - Cultive bons relacionamentos

Sempre estamos rodeados por pessoas, seja em casa, na escola ou no trabalho. As relações interpessoais têm grande efeito no nosso bem estar. Por isso é muito importante cultivar os relacionamentos, manter por perto pessoas que te façam bem, que te apoiem e que te agreguem coisas boas. Se caso for o contrário, é melhor se afastar de pessoas tóxicas, que ao invés de te ajudarem a sentir melhor, fazem é piorar qualquer situação. Se aproxime de gente que você goste e que goste de você, esses esforços para construir relacionamentos fortes podem trazer muitos benefícios.

3 - Relaxe

Na correria do dia a dia, estamos sempre preocupados com alguma coisa e não reservamos algum tempo para nós mesmos. É muito importante reservar um tempo para você, para rir, relaxar e refletir. Separe um momento só seu, para alguma atividade, hobbie ou para se dedicar a algum projeto pessoal. Ler um livro, assistir a um filme, levar o cachorro no parque, enfim, seja criativo e encontre algo que te proporcione momentos de paz e lazer.

4 - Converse sobre os seus sentimentos

Às vezes, nos sentimos em uma situação de impotência, fracasso e tristeza, e por esse motivo nos isolamos. Mas isso não é uma coisa boa, é preciso que você se abra e compartilhe o que está sentido e o que tem provocado isso. E não precisa ser necessariamente um psicólogo para te ouvir, apenas alguém em quem você confie, talvez um amigo, irmão ou companheiro possam ajudar muito. Falar sobre os seus sentimentos é uma das formas de manter uma boa saúde mental e uma forma de encarar o que tem te incomodado.

5 - Desafie-se

Se desafiar pode ser muito positivo para o seu bem estar, atingir um objetivo te proporciona uma sensação gratificante de dever cumprido e uma confirmação de que você é capaz. A aprendizagem melhora a sua capacidade mental, enquanto se esforça para alcançar o objetivo proposto, desenvolvendo novas habilidades e confiança. Se proponha a aprender algo novo, a tocar algum instrumento que você sempre quis, a cozinhar uma nova receita, a fazer algo que nunca fez antes, aceite um desafio e ao atingir essa meta você vai se sentir muito realizado.

6 - Se aceite como você é

Todos nós somos diferentes, e isso é uma coisa maravilhosa. A diversidade de pessoas e características que as tornam únicas. É muito mais saudável aceitar a sua individualidade do que se esforçar em uma tentativa inútil de se parecer ou ter a vida de outra pessoa. Cultivar uma boa autoestima é fundamental para se ter saúde mental. Sentir-se bem com você mesmo, aceitando as suas características e fazendo delas o seu ponto forte, vai te ajudar a ser uma pessoa muito mais confiante e segura.

7 - Procure ajuda

O fato é que não somos super-heróis como super poderes, todos nós temos as nossas fraquezas. É normal não estar bem o tempo todo. Quando as coisas estão ficando demais para você, e você não se sentir capaz de lidar com elas sozinho, não tem nada de errado em procurar ajuda. Afinal, todo mundo precisa de auxílio em determinados momentos da vida, e está tudo bem. Não existe uma vida perfeita, sem contratempos e obstáculos, mas também tem o seu lado positivo, as conquistas e realizações.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+