“Que seja eterno, enquanto dure”. A máxima popular, como todo clichê, é uma das coisas mais verdadeiras do mundo. O fato é que tudo acaba. Isso é consequência da lei mais básica do universo: tudo está em eterna mutação. Assim como quase todos os elementos do universo e do mundo, tudo aquilo que envolve o ser humano está em uma eterna transformação.
Aquilo que nós criamos, também tem prazo de validade. Muitos objetos, empreitadas, línguas e várias outras coisas tem começo, meio e fim. Essa é a prova de que tudo aquilo no mundo, chega ao fim. Acredite, o planeta Terra e seus habitantes já vivenciaram mais últimas vezes do que somos capazes de listar. Por isso, selecionamos algumas das 7 últimas coisas do mundo.
1 – Último jornal manuscrito
O último jornal manuscrito do mundo é indiano, e é realizado por três homens. O jornal produz três sessões: regional, nacional e de esportes. O jornal noturno tem quatro páginas ao todo. Todas as vezes que vai ser escrito, é deixado um espaço em branco na primeira página, caso haja notícias importantes de última hora. Ele é redigido na língua urdu e alcança mais de 20 mil pessoas.
2 – Última língua extinta do mundo
Aka Bo era uma língua nativa da Índia. Em 2010, uma anciã de mais de 80 anos morreu, e com ela, a língua. Em meio a outros 52 nativos, ela era a única da aldeia que ainda conhecia a linguagem. A língua foi realmente extinta, sendo que nenhum estudioso havia se debruçado para aprender e entender a linguagem.
3 – Última pepita gigante do mundo
Em meio às montanhas rochosas da Califórnia, nos EUA, um homem encontrou uma pepita de ouro gigante, a última do tipo encontrada no mundo. Ao que tudo indica, os exploradores que participaram da grande caçada do ouro no século 17, ignoraram a existência dessa. Essa pepita custa quase meio milhão de dólares, que é quase 2 milhões de reais.
4 – Último caso natural de varíola do mundo
Em 1979, a varíola foi extinta do mundo, graças à vacina. A doença, antes disso, chegou a matar milhões de pessoas pelo mundo através de vários séculos. Rahima Banu, de Bangladesh, foi a última vítima natural registrada no planeta, em 1975. Apesar disso, ela conseguiu ser salva da morte pela Organização Mundial da Saúde, que a tratou.
5 – Último navio a vapor
Navios a vapor são parte de um passado para a humanidade, uma vez que entraram em desuso com o avanço da tecnologia. Existe apenas um em funcionamento no mundo, oferecendo uma boa dose de nostalgia do passado não tão distante. PS Waverley, na Escócia, foi construído em 1947. A embarcação ainda oferece viagens regulares ao redor da costa da Inglaterra e da Escócia.
6 – Última execução do mundo por guilhotina
Em 1977, Hamida Djandoubi foi a última pessoa a passar pela guilhotina francesa. Ele foi condenado à morte por torturar e assassinar Elizabeth Bousquet. Ele recrutava mulheres para a prostituição, e quis se vingar ao receber um não da vítima. Depois do assassinato, ele tentou fazer o mesmo com outra garota um mês depois, que conseguiu fugir e denunciar o mesmo ato para a polícia.
7 – Último estado a abolir a escravidão dos EUA
Em 1865, o governo dos EUA aboliu a escravidão. O estado do Mississippi foi contra a maré até 1995. Quando o resto da nação ratificou a 13ª Emenda tornando ilegal a venda ou a compra de um escravo humano, o estado do Mississippi foi suspenso porque os cidadãos queriam que o governo os reembolsasse pelo dinheiro perdido pela libertação de seus escravos. Só em 1995, quando o estado oficialmente – e já simbolicamente – aboliu a escravidão.
E aí, o que você achou dessas últimas coisas? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que está chocado com a escravidão em Mississippi, aquele abraço.