Além de ser uma referência para os filmes de super-herói, a Marvel Studios influenciou toda uma indústria. Isso quer dizer que tudo o que ela faz é perfeito? Obviamente não. Na verdade, nesses onze anos e vinte e três filmes de existência, aconteceram alguns imprevistos que levaram o estúdio a mudar seus planos. No entanto, é a habilidade de lidar com a Lei de Murphy que caracteriza um trabalho como bom ou ruim. Assim, em meio a cancelamentos, regravações, recusas de atores e renegociações, algumas alterações acabam se fazendo necessárias. Por isso, certos casos exigiram que a Casa das Ideias fizesse substituições dos interpretes de seus personagens no MCU. Contudo, será que você sabe qual herói ou vilão teve seu ator original substituído ou não? Bom, seus talentos de percepção podem ser testados na lista abaixo.

1 - Bruce Banner (Hulk) | Edward Norton e Mark Ruffalo

Em 2008 vimos Ed Norton estrelar como Bruce Banner em O Incrível Hulk. Embora esse filme seja parte do MCU, não chegamos a encontrar Norton na pele verde novamente. Na verdade, quatro anos depois, em Vingadores, o alter ego do Gigante Esmeralda foi retratado por Mark Ruffalo. Em 2010, através de uma declaração oficial, a Marvel afirmou que o próprio estúdio optou pela substituição. Aparentemente, Norton não contava com o mesmo "espírito colaborativo" de Ruffalo. Contudo, em 2014, Norton sugeriu que foi escolha sua não retornar ao papel, dizendo que "queria mais diversidade" em seu trabalho. Bom, independente de quem tenha largado quem, estamos satisfeitos em ver Ruffalo no papel.

2 - James Rhodes (Máquina de Combate) | Terrence Howard e Don Cheadle

Já no final de Homem de Ferro, em 2008, Jhames Rhodes - ainda interpretado por Terrence Howard - olha para a versão inacabada de uma armadura na sala de trabalho de Tony Stark. Em seguida ele diz, "Numa próxima vez, querida". Infelizmente para o Rhodes de Howard essa vez nunca chegou. Posteriormente, o ator contou o que ocasionou sua substituição e não escondeu sua frustração. Segundo Howard, ele havia assinado um contrato para três filmes com a Marvel. No entanto, no segundo Homem de Ferro, o estúdio quis renegociar seu salário e lhe pagar um oitavo do prometido originalmente. No fim, quem se deu bem nessa história foi Don Cheadle, que levou apenas duas horas pra decidir se queria ou não o papel.

Publicidade
continue a leitura

3 - Howard Stark | Gerard Sanders, Dominic Cooper e John Slattery

Ao contrário dos casos anteriores, o pai de Tony Stark foi retratado não por dois, mas três atores diferentes. Na primeira vez que o vimos, Gerard Sanders o incorporou em uma foto mostrada em Homem de Ferro. Em seguida, dois anos depois, Homem de Ferro 2 nos mostrou John Slattery enquanto Tony tentava se curar do envenenamento por paládio. Posteriormente o personagem ganhou mais tempo na tela, em 2011, Capitão América: O Primeiro Vingador, apresentou Dominic Cooper como a versão mais jovem de Howard. Dos três atores, o único que não reapareceu como o pai de Tony foi Sanders. Mais tarde, Slattery voltou ao papel em Homem-Formiga, Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Ultimato. Enquanto isso, Cooper reviveu o personagem em Agente Carter e deve retornar para What If...?

4 - Fandral | Joshua Dallas e Zachary Levi

O fanfarrão Fandral é um dos Três Guerreiros de Asgard. Considerando que seu papel foi praticamente figurativo no Thor de 2010, muitos nem notaram que o personagem havia sido substituído na sequência de 2013. Todavia, o motivo por trás da substituição de Dallas foi a conquista de um papel de destaque na série Once Upon a Time. Na produção da ABC o astro viveu David Nolan/Príncipe Encantado e alcançou mais destaque do que conseguiria com Fandral. Embora os horários de gravação não permitissem que Dallas trabalhasse nos dois projetos, ele afirmou que viveu coisas boas como o espadachim asgardiano. Então, como suplente de Dallas, a Marvel trouxe Zachary Levi, o Shazam. Contudo, a destruição de Asgard por Hela acabou matando o personagem de Levi e até mesmo sua única e última fala foi cortada na edição.

Publicidade
continue a leitura

5 - Caveira Vermelha | Hugo Weaving e Ross Marquand

Uma das grandes surpresas de Vingadores: Guerra Infinita foi o retorno do Caveira Vermelha. Segundo o vilão, como castigo por tentar usar as Joias do Infinito, ele se tornou o guia da Joia da Alma. Todavia, o que a maquiagem pode ter ajudado a passar despercebido foi que, em vez de Hugo Weaving, intérprete original do personagem, Ross Marquand retratou o Caveira. Ao passo que em 2012, Weaving afirmou que não tinha interesse em reprisar o papel, é plausível que a Marvel nem tenha se dado ao trabalho de chamá-lo novamente. Contudo, no início de 2020, o ator contou que a Casa das Ideias chegou a contatá-lo. Porém, assim aconteceu com Terrence Howard, o estúdio queria pagar menos do que o negociado. Aparentemente a Marvel Studios tenta poupar o máximo de dinheiro possível para utilizar no CGI.

6 - Thanos | Damion Poitier e Josh Brolin

Após sua aparição em quatro filmes como Thanos, o desempenho vilanesco de Josh Brolin é um triunfo inquestionável. Segundo Kevin Feige, a escalação de Brolin para o papel está relacionada a sua compatibilidade com o personagem. "Ele poderia viver Thanos sem nenhum efeito. Ele tem esse tipo de rosto e esse tipo de influência", disse o CEO da Marvel Studios. Levando em conta a performance de Brolin como Titã Louco é até compreensível esquecer que ele não viveu o vilão em sua primeira aparição. Estamos falando de Vingadores, em 2012, Damion Poitier retratou o antagonista brevemente na cena pós-crédito.

Publicidade
continue a leitura

7 - Rocket Raccoon | Bradley Cooper e Sean Gunn

Guardiões da Galáxia foi um filme responsável por incluir no MCU personagens que fugiam do convencional. Sendo assim, podemos citar o famoso e ranzinza guaxinim, Rocket Raccon. A questão é que, apesar da maioria das pessoas associarem Rocket à Bradley Cooper, Sean Gunn também merece parte do crédito. Acontece que, embora na renderização, a voz de Cooper vá para o personagem, seus movimentos são de Gunn.

8 - Groot | Vin Diesel, Krystian Godlewski e Terry Notary

Ao contrário de Rocket, que é um falastrão, Groot tem um vocabulário mais limitado (pelo menos na nossa língua). Assim como Cooper, Vin Diesel é o ator frequentemente associado à árvore. Contudo, viemos reforçar que ele não é o único. Em 2014, o ator polonês, Krystian Godlewski, serviu como referência em movimento de Groot. Vestindo um traje de captura de movimentos e um grande chapéu com a forma da cabeça de Groot, ele foi fundamental nas filmagens. Posteriormente, em Vingadores: Guerra Infinita, Terry Notay assumiu essa responsabilidade.

Publicado em: 31/01/20 18h42