icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


9 imagens de raio-x que surpreenderam a medicina

POR Fatos Desconhecidos (Acervo) EM Ciência e Tecnologia 13/02/15 às 18h50

capa do post 9 imagens de raio-x que surpreenderam a medicina

Já mostramos aqui na Fatos Desconhecidos algumas verdades sobre o raio-x que quase ninguém conhecia. Mas hoje, embora o assunto seja o exame, trouxemos curiosidades ainda mais surpreendentes.

Já imaginou encontrar um Bob Esponja sorridente numa imagem radiográfica de um bebê? Ou então ver o estrago que um tiro pode provocar nos ossos de uma pessoas? Em 2005 um estudante de radiologia começou a enviar suas notas e imagens para a web como uma forma de manter o controle sobre elas.

Dez anos depois, milhões de pessoas de todo o mundo, incluindo médicos e especialistas da área, começaram a visitar o seu site para compartilhar outras imagens. Veja as mais surpreendentes:

1. Bob esponja calça quadrada

Dez anos atrás um radiologista na Arábia Saudita encontrou a imagem sorridente do Bob Esponja no esôfago de um bebê de 1 ano e quatro meses de idade. É possível ver o personagem tão claramente porque hastes metálicas dão formas para ele. O tamanho do objeto surpreendeu os médicos.

2. Mal congênito no braço

No antebraço geralmente existem dois ossos: raio e ulna. Mas nessa síndrome congênita rara que têm desafiado a medicina, em vez de desenvolver o raio e uma ulna, a ulna se forma duas vezes. O resultado é o que você vê na imagem.

3. Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é um prolema hormonal bastante comum. Ocasionalmente, ele pode levar a uma condição chamada acropachy tireóide, que pode produzir um inchaço enorme dos dedos e da mão, demonstrada no raio-x.

4. Uméro baleado

Você está olhando para o úmero, um osso do braço com estilhaços de bala e fratura em várias partes.

5. Laranja Mecânica

A imagem acima, que lembra o rosto de Alex Delarge, personagem do Filme Laranja Mecânica, é apenas a radiografia de uma pessoas que usava mascara na cílios. Na radiologia você muitas vezes pode ver coisas em imagens que lembram fatos do dia-a-dia.

6. Cuidado com o anzol

Basicamente essa pessoa estava pescando quando acidentalmente prendeu o anzol na própria orelha. Repare que o animal pescado também está preso junto ao anzol.

7. Drogas no estômago

A tomografia computadorizada pode identificar facilmente as drogas ilícitas introduzidas no organismo, como a cocaína e as anfetaminas, por exemplo. Isso acontece porque as drogas se tornam muito densas depois que são embaladas.

8. Querubismo

O querubismo é uma doença óssea rara, que está relacionado com uma condição relativamente comum chamada displasia fibrosa. Ela expande dramaticamente a mandíbula, criando uma aparência física que lembra um querubim.

9. Síndrome da sereia

O bebê da imagem de raio-x sofre de uma má formação conhecida como síndrome da sereia. É uma condição congênita rara, onde as pernas são fundidas uma com a outra.

10. Ruptura peniana

A imagem acima é uma fotografia clínica do órgão sexual masculino. Não é possível ver o órgão porque ele está completamente inchado, mas é possível localizar com precisão o local da ruptura peniana.

 


Próxima Matéria
avatar Fatos Desconhecidos (Acervo)
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest