Entretenimento

A história da seleção brasileira

Primeiros jogos da seleção brasileira
0

Todo mundo já viu a camiseta, já conhece pelo menos cinco jogadores e já torceu loucamente pela famosa seleção brasileira. Ela é a única pentacampeã de futebol de todo o mundo e tem uma história de mais de 100 anos com momentos muito importantes. 

Origem da seleção brasileira

A seleção surgiu oficialmente em 1914, na mesma época em que a Confederação Brasileira de Futebol surgiu também. Antes de ter a seleção, houve uma fase em que jogadores foram pré-selecionados.

Assim, nessa época, era costume que jogadores de clubes brasileiros enfrentassem países vizinhos e foi assim que começou a seleção para saber quem estaria no time oficial. Isso começou em 1906 e terminou em 1914.

No dia 21 de julho de 1914, a Seleção Brasileira fez seu primeiro jogo oficial, que foi contra o Exeter City, da Inglaterra, e aconteceu no estádio do Fluminense. Logo de início, a seleção deu o nome, vencendo a partida de 2 a 0.

Só dois meses depois, conquistaram o primeiro título na disputa da Copa Rocca contra a Argentina, começando um legado de inimizade que dura até hoje. Mas, o primeiro título de relevância só foi ganho 5 anos mais tarde, no Campeonato Sul-Americano, quando o Brasil venceu o Uruguai.

Uniforme

Primeiros jogos da seleção brasileira

CBF

Mas a camisa amarela tão icônica de hoje nem sempre foi o uniforme do time. No início, a Seleção Brasileira jogava com uma camisa branca, para não ser parecida com nenhum outro time da época. Foi só em 1954, 40 anos depois da fundação, que a CBF organizou um concurso para escolher o novo uniforme. 

A ideia foi organizar um campeonato com a participação de todos para escolher as novas cores do time. Como todos já sabem, a camisa vencedora foi a amarelo-canário com shorts azuis, usada até hoje. Foi nessa época também que a Seleção ganhou o apelido usado até hoje de Seleção Canarinho. 

Copa do Mundo

Já a participação do Brasil na Copa do Mundo é o que chama atenção, sendo a única equipe a ser pentacampeã e a participar de todas as edições desde a fundação da competição. A Seleção Brasileira estreou junto com a Copa do Mundo, na edição que aconteceu no Uruguai em 1930. Mas, a Seleção não passou da primeira fase e acabou terminando na sexta colocação entre 16 equipes. 

Na Copa seguinte, a história não foi muito diferente. O Brasil foi eliminado na primeira fase, mas conseguiu o terceiro lugar em 1938. A partir de 1942, o torneio entrou em hiato por conta das tensões da segunda grande guerra, voltando a acontecer só em 1950, justamente no Brasil.

Apesar de ser anfitrião, o Brasil perdeu para o Uruguai em um jogo que terminou no 2 a 1. Considerando que era a primeira Copa desde a suspensão, que aconteceu em solos brasileiros e depois de várias derrotas, essa foi uma tragédia gigante, lembrada até hoje como Maracanazo, porque aconteceu no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Sessenta e quatro anos depois, o Brasil voltou a sediar a Copa do Mundo e a sorte da equipe brasileira não mudou. Na verdade, ela deu uma piorada. Na semifinal disputada contra a Alemanha, em Belo Horizonte, a Seleção levou o famoso 7 a 1, um momento de grande tristeza na história esportiva brasileira. Então, vamos falar de coisas boas!

O primeiro título da seleção brasileira

O primeiro título mundial da Seleção Brasileira aconteceu em 58, na Copa da Suécia. Venceram de 5 a 2 e iniciaram a chamada Era do Ouro. Logo na Copa seguinte, no Chile, o Brasil ganhou o bicampeonato. Em 1970, a Seleção ganhou o terceiro título e entrou em uma era de derrota.

Sendo assim, só em 94 que o quarto título veio, finalmente, na Copa dos Estados Unidos. Então, o Brasil fez história ao se tornar a primeira seleção a ter 4 títulos mundiais. Por último, em 2002, o Brasil conquistou o penta, marcando a história ainda mais e fazendo festa por todo o Brasil. 

Melhores jogadores

 (AP Photo/Frank Franklin II, File)

Na lista de melhores jogadores da história do futebol, os brasileiros dominam. Já tivemos nomes como Vavá, Zagallo, Didi, Djalma Santos, Nilton Santos, Jairzinho, Falcão, Sócrates e Romário.

A partir de 2000, tivemos Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Neymar. Também temos o Pelé, conhecido mundialmente como o melhor jogador de todos os tempos. Será que o Brasil é capaz de manter sua história de vitórias?

7 filmes que acabaram com casamentos na vida real

Matéria anterior

Meteoro de meia tonelada atinge os EUA

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications