Entretenimento

A história da seleção brasileira

Primeiros jogos da seleção brasileira
0

Todo mundo já viu a camiseta, já conhece pelo menos cinco jogadores e já torceu loucamente pela famosa seleção brasileira. Ela é a única pentacampeã de futebol de todo o mundo e tem uma história de mais de 100 anos com momentos muito importantes. 

Origem da seleção brasileira

A seleção surgiu oficialmente em 1914, na mesma época em que a Confederação Brasileira de Futebol surgiu também. Antes de ter a seleção, houve uma fase em que jogadores foram pré-selecionados.

Assim, nessa época, era costume que jogadores de clubes brasileiros enfrentassem países vizinhos e foi assim que começou a seleção para saber quem estaria no time oficial. Isso começou em 1906 e terminou em 1914.

No dia 21 de julho de 1914, a Seleção Brasileira fez seu primeiro jogo oficial, que foi contra o Exeter City, da Inglaterra, e aconteceu no estádio do Fluminense. Logo de início, a seleção deu o nome, vencendo a partida de 2 a 0.

Só dois meses depois, conquistaram o primeiro título na disputa da Copa Rocca contra a Argentina, começando um legado de inimizade que dura até hoje. Mas, o primeiro título de relevância só foi ganho 5 anos mais tarde, no Campeonato Sul-Americano, quando o Brasil venceu o Uruguai.

Uniforme

Primeiros jogos da seleção brasileira

CBF

Mas a camisa amarela tão icônica de hoje nem sempre foi o uniforme do time. No início, a Seleção Brasileira jogava com uma camisa branca, para não ser parecida com nenhum outro time da época. Foi só em 1954, 40 anos depois da fundação, que a CBF organizou um concurso para escolher o novo uniforme. 

A ideia foi organizar um campeonato com a participação de todos para escolher as novas cores do time. Como todos já sabem, a camisa vencedora foi a amarelo-canário com shorts azuis, usada até hoje. Foi nessa época também que a Seleção ganhou o apelido usado até hoje de Seleção Canarinho. 

Copa do Mundo

Já a participação do Brasil na Copa do Mundo é o que chama atenção, sendo a única equipe a ser pentacampeã e a participar de todas as edições desde a fundação da competição. A Seleção Brasileira estreou junto com a Copa do Mundo, na edição que aconteceu no Uruguai em 1930. Mas, a Seleção não passou da primeira fase e acabou terminando na sexta colocação entre 16 equipes. 

Na Copa seguinte, a história não foi muito diferente. O Brasil foi eliminado na primeira fase, mas conseguiu o terceiro lugar em 1938. A partir de 1942, o torneio entrou em hiato por conta das tensões da segunda grande guerra, voltando a acontecer só em 1950, justamente no Brasil.

Apesar de ser anfitrião, o Brasil perdeu para o Uruguai em um jogo que terminou no 2 a 1. Considerando que era a primeira Copa desde a suspensão, que aconteceu em solos brasileiros e depois de várias derrotas, essa foi uma tragédia gigante, lembrada até hoje como Maracanazo, porque aconteceu no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Sessenta e quatro anos depois, o Brasil voltou a sediar a Copa do Mundo e a sorte da equipe brasileira não mudou. Na verdade, ela deu uma piorada. Na semifinal disputada contra a Alemanha, em Belo Horizonte, a Seleção levou o famoso 7 a 1, um momento de grande tristeza na história esportiva brasileira. Então, vamos falar de coisas boas!

O primeiro título da seleção brasileira

O primeiro título mundial da Seleção Brasileira aconteceu em 58, na Copa da Suécia. Venceram de 5 a 2 e iniciaram a chamada Era do Ouro. Logo na Copa seguinte, no Chile, o Brasil ganhou o bicampeonato. Em 1970, a Seleção ganhou o terceiro título e entrou em uma era de derrota.

Sendo assim, só em 94 que o quarto título veio, finalmente, na Copa dos Estados Unidos. Então, o Brasil fez história ao se tornar a primeira seleção a ter 4 títulos mundiais. Por último, em 2002, o Brasil conquistou o penta, marcando a história ainda mais e fazendo festa por todo o Brasil. 

Melhores jogadores

 (AP Photo/Frank Franklin II, File)

Na lista de melhores jogadores da história do futebol, os brasileiros dominam. Já tivemos nomes como Vavá, Zagallo, Didi, Djalma Santos, Nilton Santos, Jairzinho, Falcão, Sócrates e Romário.

A partir de 2000, tivemos Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Neymar. Também temos o Pelé, conhecido mundialmente como o melhor jogador de todos os tempos. Será que o Brasil é capaz de manter sua história de vitórias?

7 filmes que acabaram com casamentos na vida real

Artigo anterior

Meteoro de meia tonelada atinge os EUA

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido