Curiosidades

Afinal, quem é a ‘Garota de Ipanema’?

0

Você, provavelmente, já ouviu falar da ‘Garota de Ipanema’. Nas palavras de Vinícius de Moraes, ela é a “coisa mais linda, mais cheia de graça. É ela, menina, que vem e que passa. Num doce balanço a caminho do mar”. Contudo, uma das mais populares músicas brasileiras de todos os tempos foi inspirada em uma jovem: Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, mais conhecida como Helô Pinheiro, a ‘Garota de Ipanema’.

Há 58 anos, a composição de Tom Jobim, letrada por Vinícius de Moraes, ganhava vida. No entanto, além de ser uma das músicas mais conhecidas no mundo, ela também foi motivo de uma longa batalha judicial, com os herdeiros dos músicos.

“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça”

Depois que a música foi lançada em 1962, a “moça do corpo dourado, do sol de Ipanema”, conta que teve que apressar seu casamento, para colocar panos quentes na crise de ciúmes, que eclodia em seu namorado. Assim, segundo ela, ele disse que queria a todo custo esmurrar aquele, que disse que sua amada era “a coisa mais linda que já viu passar”.

Helô Pinheiro, a musa de Tom, confessa que o ciúme não era algo imaginário na cabeça de seu marido, já que o compositor a pediu “várias vezes” em casamento. Contudo, ela sempre recusou o pedido. “Ele estava apaixonado por mim, chegou a confundir minha cabeça. Mas no final terminamos como amigos, em uma relação de afeto e reconhecimento”, afirmou Helô. “Minha vida mudou quando revelaram que eu era sua inspiração, não acreditava, me emocionei e demorei para entender o que significava”.

No ano da composição, Tom e Vinícius passaram horas de seus dias dividindo doses de uísque no Bar do Veloso. Esse era um de seus redutos favoritos e podia ser encontrado na antiga Rua Montenegro. Hoje, a rua é batizada em homenagem ao poeta, Vinícius de Moraes.

Uma música que encheu o mundo inteirinho de graça

Em Ipanema, Vinícius e Tom se deslumbravam com aquela “que quando passa, o mundo inteirinho se enche de graça”. De fato, isso acontecia toda vez que a jovem ia até a praia. Hoje, Helô é avó, mas sempre mantém a graciosidade e elegância que conquistou a dupla há quase seis décadas. “Eu era muito tímida, nunca respondia a seus elogios, só entrava no bar para comprar cigarros para meus pais ou passava ali para aproveitar meus dias livres tomando sol”, lembra Helô.

Desde sua primeira apresentação, no dia 2 de agosto de 1962, a ‘Garota de Ipanema’ ganhou o público. Depois disso, o sucesso da música fez com ela se tornasse uma das músicas mais regravadas e, inclusive, fosse cantada por Frank Sinatra. Com o sucesso da canção, outras garotas se autodeclararam como musas inspiradoras. No entanto, Moraes logo relevou que, de fato, ele estava cantando sobre Helô.

Depois da revelação, Helô ficou conhecida no Brasil e em outros cantos do mundo. Por aqui, atuou em novelas, coordenou concursos de beleza e se tornou empresária. Contudo, em 2001, a musa foi processada pelos herdeiros de Vinícius e Tom, por usar “Garota de Ipanema” em sua loja de roupas. Assim, somente depois de dez anos, um acordo foi estabelecido entre as partes.

Cegonha branca volta a aparecer na Inglaterra após 400 anos

Matéria anterior

7 histórias de bastidores incríveis de filmes de ação

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos