Notícias

Al Rihla: conheça a bola da Copa do Mundo do Catar

0

A Adidas lançou nesta quarta-feira, 30 de março, a Al Rihla, bola oficial da Copa do Mundo do Catar, que será realizada dos dias 21 de novembro a 18 de dezembro deste ano. O nome, em árabe, significa “A Jornada”.

As cores e arte visual da bola Al Rihla foram inspirados na cultura, arquitetura e bandeira do Catar, assim como nos tradicionais barcos locais. O lançamento marca o começo da jornada da bola por dez cidades em todo o mundo, locais em que a Adidas lançará iniciativas destinadas a melhorar o acesso ao esporte nas comunidades.

Al Rihla é a 14ª bola consecutiva produzida para a competição pela empresa alemã, que promete maior velocidade e estabilidade que as antecessoras durante a trajetória no ar. A bola possui uma base branca, cobertura de poliuretano texturizada e 20 gomos. De acordo com a empresa, essas características proporcionam melhor precisão e estabilidade de voo.

Foto: Divulgação

Para confirmar essas características, a bola foi testada em túneis de vento similares aos usados pelas montadoras para reduzir a resistência ao vento de protótipos de veículos. Al Rihla será estreada em um campo especialmente criado para o evento de lançamento no Catar. Em seguida, a bola será doada para o Challenge Riyad, time campeão da primeira liga de futebol feminino da Arábia Saudita.

“O jogo está ficando mais rápido e, à medida que acelera, precisão e estabilidade em voo se tornam criticamente importantes. O novo design permite que a bola mantenha velocidade significativamente maior durante sua trajetória no ar”, disse em nota Franziska Loeffelmann, diretora de design de materiais e estampas de futebol da Adidas.

Ainda de acordo com a Adidas, 1% das vendas líquidas da Al Rihla será destinado ao Common Goal, projeto co-fundado por Juan Mata, jogador do Manchester United, que financia atividades solidárias ao redor de todo o mundo.

Copa do Mundo 2022: quais seleções estão classificadas?

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

A Copa do Mundo de 2022 vai aos poucos definindo todos os seus classificados para a disputa no Catar. Além do país-sede, que tem vaga garantida, seleções como Brasil, Alemanha, Argentina, França, Inglaterra e Espanha já foram classificadas por meio das Eliminatórias.

Os países já classificados se juntam ao Catar a partir de novembro, mês em que começa a competição mais aguardada do futebol mundial.

Vale destacar que o sorteio da Copa do Mundo será nesta sexta-feira (1), no Catar. Todos os classificados irão conhecer seus adversários neste dia.

Assim como os sul-americanos e europeus, os asiáticos também definiram quem participará, com a classificação de Coreia do Sul, Irã, Japão e Arábia Saudita para o Mundial.

Já na América do Sul, o Equador e o Uruguai se juntaram recentemente ao Brasil e à Argentina como seleções que irão disputar o Mundial.

Na América do Norte e na África, times como Canadá e Gana foram os primeiros a se classificarem. Além disso, a seleção de Portugal, de Cristiano Ronaldo, garantiu a vaga na noite de terça-feira, 29 de março.

Confira a lista de países classificados

Foto: Getty Images

  1. Alemanha
  2. Arábia Saudita
  3. Argentina
  4. Bélgica
  5. Brasil
  6. Canadá
  7. Catar (país-sede)
  8. Coreia do Sul
  9. Croácia
  10. Dinamarca
  11. Espanha
  12. Equador
  13. França
  14. Gana
  15. Holanda
  16. Inglaterra
  17. Irã
  18. Japão
  19. Marrocos
  20. Polônia
  21. Portugal
  22. Senegal
  23. Sérvia
  24. Suíça
  25. Tunísia
  26. Uruguai

Quando começa a Copa do Mundo 2022?

Foto: Getty Images

A Copa do Mundo do Catar começa em 21 de novembro e vai até 18 de dezembro. A data foi escolhida devido às altas temperaturas, que ultrapassam os 40°, durante o verão de junho e julho no país. Por causa disso, a Fifa optou por realizar a competição no fim do ano, durante o inverno.

A Copa de 2022 é a última com 32 seleções. A partir de 2026, a competição contará com 48 participantes.

Fonte: Globo Esporte, JC

O ressurgimento dos celulares chamados de “telefones burros”

Artigo anterior

O estranho motivo dos pássaros estarem migrando para as cidades

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido