Curiosidades

Alguém tirou uma foto que você não poderia jamais tirar

0

Os icebergs são gigantescos pedaços de gelo que flutuam em águas geladas, sem direção definida. O mais interessante, aqui, é que a maior parte de um iceberg fica submersa. Ou seja, fica abaixo da superfície da água do mar. Portanto, de toda a massa total, que compõe um iceberg, somente 10% dele emerge à superfície.

Mas, afinal, o que há de tão interessante nisso? À primeira vista, nada, né? Bom, também pensamos assim. Mas mudamos de ideia quando nos deparamos com o trabalho do Tobias Friedrich.

Friedrich

Aparentemente, Friedrich é um cara comum como qualquer outro. Agora, o que ele faz é o que o distingue dos demais. Friedrich mergulha em águas extremamente frias para fotografar icebergs. “Quero mostrar às pessoas como é bonito lá embaixo”, justifica.

Hoje, Friedrich mora em Wiesbaden, na Alemanha. Quer dizer, tem uma casa ali. Mas ele mora mesmo é no fundo do oceano. Sua paixão por icebergs começou em 2012, enquanto mergulhava no fiorde de Tasiilaq, no sudeste da Groenlândia.

“Era agosto e os icebergs flutuavam ao longo da costa, assumindo o papel de emissários glaciais do Polo Norte. Acima da água, eles pareciam irregulares, mas embaixo, a surpresa. Eles pareciam bolas gigantes de golfe”.

Desde então, Friedrich resolveu assumir esse amor. Em sua última viagem, feita especialmente para admirar esses gigantes, Friedrich e outro mergulhador, a cada dia, durante duas semanas, desbravaram terras geladas com o snowmobil procurando por formações únicas.

E encontraram. Friedrich e o companheiro de mergulho abriram triângulos de gelo de 20 polegadas de espessura, um para entrar e dois para sair, perto da base de cada iceberg. Apesar de se proteger com camadas de roupa, o rosto ficou exposto e os lábios de Friedrich ficaram dormentes em cinco minutos.

A setenta pés de profundidade, Friedrich pôde aproveitar vistas deslumbrantes do iceberg. Ele fez centenas de fotografias. Uma delas foi essa acima, que lhe rendeu o 2º lugar na categoria de água gelada no 8º Concurso Fotográfico Submarino Ocean Art.

A imagem foi capturada com uma DSLR protegida por case subaquático. No registro, o companheiro de mergulho aparece sob o iceberg rodeado pelas luzes de vídeo e na contraluz da claridade externa.

Icebergs

Os icebergs são definidos pela ciência como uma grande massa de gelo que se desprende de uma geleira. Em função de seu peso e do movimento das marés, acabam se desprendendo e são lançados ao mar, onde ficam à deriva.

Esses gigantes de gelo emergem a uma altura superior a 5 metros do nível do mar. Além disso, é composto por gelo em estado extremamente puro, podendo ser comparado a água destilada.

Além disso, vale ressaltar também que o ar faz parte da composição dos icebergs. De acordo com a sua proporção, ou seja, o tamanho, a quantidade de ar pode variar entre 7 e 30%.

E por que flutuam? Isso porque o gelo é menos denso que a água e, além disso, as formações dos icebergs contêm bolhas de ar e não são formados de água salgada como o mar, mas sim de água doce da precipitação de neve (água doce tem densidade menor que água salgada e, portanto, flutua).

Por que você deveria assistir Aves de Rapina no cinema?

Artigo anterior

Arte incrível de Dragon Ball imagina fusão entre Freeza e Majin Boo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido