Curiosidades

Ancestral direto dos humanos recebeu um nome novo. Saiba o motivo

0

Todo mundo sabe que os humanos modernos são uma mistura de diversos outros hominídeos, que viveram antes de nós: os nosso ancestrais. Segundo a história, os primeiros humanos modernos começaram a emergir na África e se espalharam por toda a Eurásia. Lá, eles se depararam com vários hominídeos mais antigos, tais como os neandertais e os denisovanos.

Os cientistas conhecem e sabem disso. Mas como a ciência é uma área de pesquisa que sempre está em movimento, novas descobertas e revisitação de antigas sempre são feitas. Como por exemplo, agora, os cientistas nomearam uma nova espécie que pode ter sido o ancestral direto dos humanos modernos.

A espécie recém proposta se chama Homo bodoensis. Ela viveu há mais de meio milhão de anos na África e pode ajudar os pesquisadores a desvendarem como as linhagens de humanos se movimentavam e interagiam ao redor do mundo.

Ancestral

Por mais que os Homo sapiens, humanos modernos, tenham sido a única linhagem humana sobrevivente, outras espécies de humanos já andaram pelo nosso planeta. Por exemplo, os cientistas descobriram que a ilha indonésia de Flores já foi uma vez o lar da espécie Homo floresiensis. Também se conhece essa espécie como “o hobbit” por conta do seu corpo em miniatura.

Entretanto, sempre é desafiador e aberto a debates decidir se um conjunto de fósseis humanos antigos pertence a uma espécie ou outra. Alguns pesquisadores, por exemplo, sugerem que as diferenças esqueléticas entre o humanos modernos e os neandertais querem dizer que eles eram espécies diferentes.

Enquanto outros, dizem que podem existir muitas evidências genéticas de que os humanos modernos e os neandertais, alguma vez cruzaram e tiveram descendentes férteis e viáveis. Por isso não se deve considerar os neandertais uma espécie única.

Nesse novo estudo, os pesquisadores analisaram fósseis humanos que datam de aproximadamente de 774.000 a 129.000 anos atrás. E estudos anteriores sugeriram que os humanos modernos surgiram durante esse período na África, enquanto os neandertais surgiram na Eurásia. Contudo, vários detalhes desse período da história ainda não são muito bem compreendidos.

Espécies

Geralmente, os fósseis humanos da era chibaniana da África e da Eurásia são atribuídos a uma de duas espécies: Homo heidelbergensis ou Homo rhodesiensis. Entretanto, essas duas espécies carregavam definições múltiplas e frequentemente contraditórias das características do esqueleto e outras características que as descreviam.

De acordo com evidências recentes de DNA, alguns fósseis na Europa apelidados de  H. heidelbergensis  eram, na verdade, dos primeiros neandertais. Por isso, apontam os cientistas, que H. heidelbergensis era um nome redundante nesses casos.

E agora, várias análises feitas de vários fósseis no leste asiático sugerem que eles não deveriam mais ser chamados de H. heidelbergensis. Até porque, vários traços faciais e outros vistos em fósseis humanos do leste asiático da Chibânia são diferentes daqueles vistos em fósseis europeus e africanos da mesma idade.

Além disso, às vezes, os fósseis chibanianos da África são chamados de H. heidelbergensis e H. rhodesiensis. E os pesquisadores viram que H. rhodesiensis era um rótulo mal definido e que nunca foi amplamente aceito na ciência.

Novo nome

Justamente por isso que agora os pesquisadores propuseram a existência de uma nova espécie: o H. bodoensis. O nome veio em homenagem a um crânio de 60 mil anos encontrado em Bodo D’ar, na Etiópia, em 1976. E o nome englobaria vários fósseis que foram antes identificados como H. heidelbergensis ou H. rhodesiensis.

“Dar um novo nome a uma espécie é sempre controverso. No entanto, se as pessoas começarem a usá-lo, ele sobreviverá e viverá”, concluiu a co-autora do estudo Mirjana Roksandic, paleoantropóloga da Universidade de Winnipeg, no Canadá

Fonte: https://www.sciencealert.com/new-human-species-could-be-the-direct-ancestor-of-modern-humans

Parasita bizarro disfarçado de língua é visto em um peixe no Texas

Matéria anterior

7 penteados que marcaram épocas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos