Curiosidades

Avião cai e atinge carro e moto em estrada na Malásia; 10 morrem

0

Mesmo o avião sendo considerado um dos meios de transporte mais seguros do mundo, é claro que isso não impede que acidentes aconteçam. Um exemplo disso foi esse avião fretado que caiu em uma via expressa enquanto tentava pousar no aeroporto na cidade de Elmina, nos arredores de Kuala Lumpur.

O acidente aconteceu nessa quinta-feira e a aeronave atingiu uma moto e um carro. Ao todo, 10 pessoas morreram, de acordo com as autoridades. A aeronave era um jato bimotor que levava seis passageiros e dois tripulantes. De acordo com a Autoridade de Aviação Civil da Malásia (CAAM) do Ministério dos Tranportres, ele saiu do Aeroporto Internacional de Langkawi em direção ao Aeroporto Sultan Abdul Aziz Shah.

Acidente

Com o acidente, as oito pessoas que estavam a bordo do avião morreram, além dos motoristas da moto e do carro atingidos. Isso foi confirmado por Anthony Loke, ministro dos Transporte, durante uma coletiva. “Ninguém sobreviveu ao acidente. As vítimas também ainda precisarão ser identificadas, atualizaremos assim que possível”, disse ele.

“O primeiro contato feito pela aeronave com a Torre de Controle de Tráfego Aéreo de Subang foi às 14h47 (horário local) e a autorização de pouso foi dada às 14h48. Às 14h51, a Torre de Controle observou fumaça proveniente do local do acidente, mas nenhum pedido de socorro foi feito pela aeronave”, segundo o comunicado.

O impacto foi registrado pelas câmeras de segurança de uma clínica odontológica perto do acidente. De acordo com um dentista que estava trabalhando lá no momento, eles “ainda estavam traumatizados com o som do avião passando e caindo”. “O som era tão alto que sacudiu todo o edifício. Foi como um foguete explodindo”, pontuou.

Investigações

Agora, está em andamento uma missão de busca e salvamento no lugar e uma investigação está sendo feita pelo Ministério dos Transportes da Malásia.

“A equipe forense está coletando os restos mortais e os levará ao Hospital Tengku Ampuan Rahimah em Klang para exame post-mortem e processo de identificação”, disse o chefe da polícia de Selangor.

“Não houve chamada de emergência, a aeronave recebeu autorização para pousar. Temos o manifesto do voo, mas não podemos divulgar nenhum detalhe neste momento”, disse Khan.

De acordo com a Autoridade de Aviação Civil da Malásia (CAAM), o voo era operado pela Jet Valet Sdn Bhd, empresa de frete de jatos particulares da Malásia. Mesmo não dando nenhum comentário sobre o acidente, a empresa disse que cooperará com as autoridades nas investigações.

Queda de avião

Tecmundo

Com relação aos acidentes aéreos, ainda existem alguns mistérios a serem desvendados, como por exemplo, o que acontece durante uma queda de um avião de passageiros. Esse mistério em específico está com os dias contados. Isso porque uma série do Discovery Channel chamada “Curiosity” demonstrou cada etapa da destruição de um Boeing 727.

Para isso, eles usaram dezenas de câmeras, tanto do lado de fora como de dentro para capturarem o momento em que o motor do avião parou de funcionar, de propósito, e tudo o que aconteceu depois disso.

A queda do avião foi feita no Deserto de Sonora, no México. Quando ela foi feita, vários equipamentos científicos foram usados, além de microfones e câmeras para que cada momento e som durante toda a queda fossem captados. E para que todos ficassem seguros, no avião estava somente o piloto que derrubou a aeronave e antes de ela cair ele se ejetou.

Dentro do avião estavam manequins usados para testes para demonstrar o que aconteceria com os corpos dos passageiros no momento da colisão. Tudo isso foi feito não apenas para matar a curiosidade das pessoas, mas para que registros fossem criados para pesquisadores e engenheiros usarem, tendo mais detalhes a respeito desses impactos grandes.

Tendo esses dados em mãos, eles podem projetar aviões mais seguros e tentar proteger as pessoas que estiverem a bordo da melhor maneira possível.

O episódio da série ainda não tem uma data de estreia, mas as imagens feitas por ele devem ser divulgadas ainda esse ano. De acordo com o Los Angeles Times, a FOX tinha tentado fazer essa experiência antes, mas o projeto não foi para frente por conta de reclamações de que tais testes seriam mais para o sensacionalismo do que para propósitos educacionais.

Fonte: CNN, Tecmundo

Imagens: Twittter, Tecmundo

Moeda mais rara do Brasil pode custar até 2,3 milhões de reais!

Artigo anterior

Aprenda truques para remover rótulos de embalagens sem deixar cola

Próximo artigo