Curiosidades

Qual é o maior avião do mundo?

0

Viajar de avião para muitos é um sonho e quem já viajou sabe o quão confortável e prática essa experiência pode ser. As distâncias parecem menores e o tempo que se leva para chegar ao destino final é muito mais rápido do que em qualquer outro meio de transporte.

Contudo, nem toda aeronave é igual, isso porque seus tamanhos podem variar. Na visão das companhias aéreas, quando mais espaço o avião tiver, mais lucro ela terá. Já na visão dos Estados, eles serem maiores pode significar a vitória em uma guerra e uma capacidade maior de carregar cargas importante. Justamente por isso que várias potências do mundo quiseram ter o maior avião do mundo.
E o curioso é que a resposta para “qual é o maior avião do mundo?” não é somente uma. Até porque, no decorrer da história, vários modelos foram surgindo e podem sim ser considerados os maiores, pelo menos em determinado aspecto. Por exemplo, pelo tamanho da sua envergadura, que é a medida de asa à asa, pelo seu comprimento, ou então pela sua capacidade de carga.
Além desses, outros aviões foram construídos mas não sobreviveram à passagem do tempo e nem chegaram a entrar em operação. Mostramos aqui alguns dos aviões que já foram considerados os maiores do mundo em determinados momentos.

Maiores aviões cargueiros

Estadão

Antonov An-225 Mriya

Esse avião tem uma envergadura de 88,4 metros e uma capacidade para uma carga de 300 toneladas. Durante um grande período, ele foi considerado o maior avião cargueiro do mundo. Ele foi desenvolvido nos anos 1980 pela União Soviética, e entrou em operação em 1988.

O objetivo inicial dessa aeronave era transportar naves-espaciais, mas acabou sendo usada para fazer o transporte de peças industriais e máquinas de grande porte, como por exemplo, turbinas eólicas, geradores, locomotivas, entre outros.

Ano passado, no conflito entre Rússia e Ucrânia, o único modelo desse avião foi destruído na base em Hostomel, na Ucrânia. Depois disso, o governo disse que tem planos de reconstruir o modelo e afirmou que “o sonho nunca morrerá”.

Scaled Composites Stratolaunch

Esse é atualmente o maior avião do mundo em tamanho, com seus 117 metros de envergadura. O modelo foi feito para carregar e lançar foguetes. Por isso que ele pode carregar uma carga de até 250 toneladas, sendo seu peso máximo para decolagem de 590 toneladas.

Contudo, depois que o fundador da companhia morreu, o futuro dessa aeronave é duvidoso. O que existem são discussões a respeito da compra de operação e de máquina.

Hughes H-4 Hercules

A envergadura desse avião é de 97,8 metros, o que o faria ser maior do que o Antonov An-225 Mriya, mas ele só voou uma vez. Esse modelo foi construído durante a Segunda Guerra Mundial pelos EUA, e era para ficar pronto durante a guerra e servir como um avião cargueiro. No entanto, ele só ficou pronto em 1947.

Depois que a guerra acabou, e com todas as restrições na construção do modelo, continuar sua operação não era viável.

Maiores aviões para passageiros

Estadão

Boeing 747

Na década de 1960, aconteceu um boom na indústria aérea norte-americana e europeia. Além disso, também crescia a demanda por viagens de longa distância. Por isso, a Pan Am queria lucrar com toda a situação. Então, eles pediram para a Boeing fazer um avião que fosse duas vezes e meia maior do que o maior modelo para pessoas existente na época. Com isso, o Boeing 747 foi criado.

Esse modelo causou uma verdadeira revolução na aviação internacional, sendo produzido entre 1968 e 2023. A envergadura dele varia entre 59,6 e 68,5 metros, e pode levar até 600 passageiros.

Airbus A380

Esse é o maior avião de passageiros da atualidade. Ele começou a ser desenvolvido em 1988, mas seu primeiro voo só aconteceu em 2005. Ele foi criado para competir com o Boeing 747, por isso que ele tem a capacidade para 853 pessoas. No entanto, essa capacidade é limitada para 525 pessoas por voo.

Além disso, ele é o único avião para pessoas que tem dois andares. Esse modelo foi produzido entre 2003 e 2021, tendo ao todo 254 aeronaves.

Fonte: Estadão

Imagens: Estadão

WhatsApp começa a liberar envio de fotos em alta resolução

Artigo anterior

Lei de Igualdade Salarial: o que muda com o novo projeto?

Próximo artigo